Esdras 8

Introdução

 

Todo trabalho que realmente vem de Deus deve ser experimentado. Para o homem de fé que é instruído nos pensamentos de Deus, as dificuldades nunca são invencíveis. Tal homem de fé é Esdras, como mostra este capítulo.


Embora a obra de Deus na qual Esdras e seu povo estão envolvidos seja diferente da de Zorobabel e dos outros, não são introduzidos novos princípios. Eles seguem os mesmos princípios que aqueles que vieram para a terra antes. Eles se apegam ao que aprenderam com a Palavra de Deus. Nenhum novo centro ou local de culto é escolhido. Por isso, Esdras vai para Jerusalém.


Eles logo verão que aqueles que foram antes deles falharam no que lhes foi confiado. O fracasso requer um serviço adequado, requer exortação e correção à retidão. Princípios errados e uma posição errada não são base para a restauração, mas devem ser abandonados.


A lista dos companheiros de viagem de Esdras


O verso 1 segue imediatamente o último verso do capítulo anterior. Há uma séria preocupação pela casa de Deus entre os chefes numa época em que eles, que antes tinham sido libertados por Deus da Babilônia, se tornaram infiéis. No que consiste esta infidelidade, veremos em Esdras 9.


A genealogia mostra quão preciosos para Deus são os nomes daqueles que agora respondem ao seu chamado e vêm a Jerusalém. Ele sempre credita a seu povo o que Ele mesmo opera em seus corações em graça. Ele nunca esquece o que aconteceu na fé e na submissão à Sua Palavra.


Alguns descendentes de Adonicão, os últimos ou mais jovens, são especialmente mencionados . No primeiro retorno, uma parte, ou seja, a geração mais velha, já veio com eles . Agora os descendentes mais jovens voltam com Esdras. O apreço de Deus por seu retorno é demonstrado na menção de seus nomes. Deus deseja que gerações inteiras tomem seu lugar na terra.


Chamada para os Levitas


Esdras e seu grupo ficam "três dias" junto ao rio . "Três dias" nos lembra a morte e a ressurreição do Senhor Jesus. O Senhor Jesus esteve três dias na morte e ressuscitou do túmulo no terceiro dia ; ; ; ; . O significado espiritual desses três dias é que qualquer retorno aos princípios das Escrituras só pode ocorrer na consciência da morte e ressurreição do Senhor Jesus. Através de Sua morte e ressurreição, outro mundo se abre para o crente, o mundo do Pai. Ali o crente está na fé, e ali as realidades espirituais são vivenciadas.


No rio, Esdras percebe que não há Levitas . A ausência de levitas é uma triste característica da situação de decadência. Os Levitas não responderam ao chamado para retornar. Eles não vêem como um privilégio, poder servir na presença de Deus novamente, mas sentem-se em casa na Babilônia, o lugar onde o juízo de Deus os levou.


Onde estão hoje os servos do povo de Deus? Sentimos o mesmo quando começamos a pensar nas coisas terrenas, em vez de "nas coisas que são de cima", "onde Cristo está assentado à destra de Deus" . Tornamo-nos então indiferentes a nossos privilégios espirituais e podemos até ser "os inimigos da cruz de Cristo" . Nenhum filho de Deus que compreende seu chamado celestial pode contentar-se em morar "em Babel".


Esdras não se contenta que os Levitas fiquem para trás e intervêm. Ele envia nove chefes e dois "[homens] sábios", para persuadir os levitas a subirem com ele a Jerusalém. Os chefes são importantes por causa de sua posição e os dois homens por causa de sua visão. É um privilégio que haja pessoas assim em um momento de decadência. Os nove chefes têm um senso de responsabilidade e os dois com discernimento complementam isso. Se forem encontradas deficiências na congregação, é importante que aqueles que as percebem ou se conscientizam sobre elas ajudem uns aos outros a compensá-las.


Esdras ordena aos onze homens que vão ao Ido . O Ido tem uma posição de autoridade em Casifá. Esdras instrui os homens sobre como devem falar com o Ido e aqueles que estão com ele. Devem pedir-lhes que lhes tragam "servos para a casa de Deus". Esdras não está preocupado com seus próprios interesses, mas com os interesses de Deus. Ele conhece as necessidades da casa de Deus e é a isso que ele se dedica. Ele se assemelha Àquele que foi consumido no zelo pela casa de Deus ; . É doloroso para Esdras ver que ninguém se apresentou que pudesse fazer o ministério em conexão com o santuário.


Através da bênção e proteção de Deus, através da "boa mão de Deus sobre nós" , suas ações são bem sucedidas. "Um homem sábio", Serebias, com "seus filhos e seus irmãos", 18 homens no total, são trazidos. A palavra "trazidos" dá a impressão de que era necessário algum incentivo para que estes Levitas se juntassem a Esdras. Serebias é "o filho de Israel". O fato de ele ser assim chamado mostra algo do apreço de Deus por sua vinda, embora ele tivesse que ser despertado, por assim dizer, e sua filiação a Esdras é de última hora. Embora tardio, sua chegada ainda é "real" (Israel significa "príncipe de Deus").


Além disso, dois descendentes de Merari com irmãos e filhos, 20 homens ao todo, são trazidos a Esdras. Isto significa que um total de apenas 38 Levitas vão com Esdras. O resto permanece com sua existência agradavelmente estruturada em Babel. Os privilégios do serviço de Deus não exercem mais nenhuma força sobre seus corações e consciências.


Onde estão os dons que o Senhor deu à igreja hoje? Quem ainda está exercendo seu dom? Muitos crentes se sentem confortáveis em um sistema onde tudo é regulado e onde podem ir e vir sem compromisso quando lhes agrada. É justo encorajar os crentes a fazer o trabalho que lhes foi dado, como Paulo diz aos Colossenses para encorajar Arquipo: "E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras" .


Os Netineus (ou: servos do templo) são mais numerosos (versículo 20). Eles também são "citados pelo nome". Isto sublinha a aprovação de Deus sobre sua vontade. Os servos do templo não estão em primeiro plano como os levitas. Eles trabalham mais em segundo plano. No entanto, seu serviço é essencial porque eles garantem que os Levitas possam fazer seu trabalho. Portanto, ainda hoje há muitas tarefas que passam despercebidas, mas que são importantes para que outros façam seu trabalho corretamente. Também aqui, isto mostra o apreço de Deus. Os servos do templo são, antes de tudo, presentes "que Davi e os príncipes tinham dado para servir os levitas". Em segundo lugar, "todos eles são ... dados pelo nome". Eles podem ser desconhecidos do povo, mas Deus os conhece pessoalmente pelo nome.


Jejum e oração


Quando tudo parece pronto para se ir para a casa de Deus em Jerusalém, Esdras apregoa um jejum . Por mais que tenham conseguido até agora, isso não faz com que Esdras seja independente de Deus. Ele também quer garantir a proteção de Deus para o resto da viagem. Esdras sabe que o caminho está cheio de perigos. O grupo está completo, mas agora todos eles ainda precisam ter um bom relacionamento com Deus. Portanto, buscam Sua presença no jejum e na oração.


Um trabalho para Ele requer exercício espiritual; não é uma questão que possa ser iniciada facilmente. A humildade é o ponto de partida adequado e a atitude correta. Em humildade permitimos que Deus busque nossos corações e consciências e examine nossas motivações. Não devemos pedir poder, mas nos humilhar, essa é a questão. Também aqui, não há nenhuma arca do concerto saindo diante deles, nenhum coluna de nuvem os guiando. No entanto, eles sabem que Aquele que costumava conduzir seu povo através do deserto não mudou. É importante que todos eles tenham o mesmo objetivo e que não haja pessoas que tenham se unido ao grupo para outros fins. Também deve ficar claro que eles só podem confiar-se à boa mão de Deus antes da viagem.


Esdras tem vergonha de se desviar na prática do que confessou . Em vez de confiar em uma tropa de soldados para protegê-los, ele confia que Deus irá protegê-los, o que é muito melhor. Assim, eles conseguem passar por todos os seus inimigos. Quão pouco o espírito de Esdras pode ser encontrado hoje em dia. Para muito do que se chama uma obra para Deus, busca-se o apoio dos homens. Isto é feito através de cartas pedindo dinheiro, ou perguntando, ou pedindo a homens com nome para influenciar. Todos estes são métodos que o mundo utiliza para o sucesso.


É uma alegria para Deus responder à confiança de Seu povo com a promessa e a prova de Sua ajuda. Ele vem em auxílio daqueles que, em meio a provações e perigos, dão testemunho do que Ele é com eles. Às vezes dizemos as coisas com fé sincera. Esta fé não é em vão, mas a realidade é provada. Por isso, é preciso buscar a presença de Deus. Isto é o que Esdras e seus companheiros de viagem fazem.


Eles renunciam à comida a fim de concentrar toda sua atenção em Deus em vista da jornada que se aproxima ; . Concretamente, eles perguntam "a nosso Deus". Ele é o Deus que eles conhecem através de seu relacionamento pessoal com Ele. Eles pediram "isso", para Ele que os proteja durante a viagem, sem ajuda humana, e Ele os atendeu. É importante pedir ao Senhor por coisas concretas. Ele quer nos dar coisas que tornarão nossa confiança maior nEle. Ele se permitiu ser questionado. Lemos isto aqui e mais seis vezes no Antigo Testamento ; ; ; ; .


Cuidados com a prata, o ouro e os utensílios


Esdras separa doze homens dos maiorais dos sacerdotes para cuidar da prata e do ouro e de certos utensílios . Eles são separados para um trabalho especial. A separação de vários sacerdotes nada tem a ver com a separação de um grupo de pessoas em um clero.


Lemos uma peculiaridade no final do versículo 27, onde se fala de "dois objetos de lustroso e fino bronze, tão precioso como ouro". Aqui vemos o bronze com a característica do ouro. O bronze é uma figura da justiça de Deus que pode resistir ao julgamento. O ouro é uma figura da glória de Deus. Ambos são vistos no Senhor Jesus na cruz.


Esdras diz aos sacerdotes: "Sois santos ao Senhor" . "Santo" significa "separado para um propósito específico". Os utensílios a eles confiados também são santos. Esta santificação (isto é, colocar algo de lado para um propósito especial) é "para o Senhor Deus de seus pais". Tudo é consagrado a Ele. Os homens e os meios devem ser santificados e puros para que possam estar em união com Deus para serem usados por Ele .


Aqui vemos que este remanescente, assim como o remanescente que voltou antes, traz prata e ouro. Podemos aplicar isto no sentido de que de tempos em tempos Deus renova Sua obra de reavivamento e a acrescenta à anterior. Cada vez, então, algo é acrescentado ao que já é conhecido. Considere, por exemplo, as cartas de correção aos Coríntios e aos Gálatas, nas quais são escritas coisas que se somam ao que já era conhecido dos santos.


O que lhes é confiado para levar com eles , eles devem entregar em igual número e peso quando chegam a Jerusalém. Isto não é uma questão de desconfiança, mas de responsabilidade . A tarefa nos últimos dias é: "Guardai as coisas belas que vos foram confiadas" ; .


Tudo o que for confiado aos sacerdotes será pesado . É preciso trazê-lo para Jerusalém, tendo como destino final "a casa de nosso Deus". Também o que nos foi confiado foi cuidadosamente pesado, e devemos preservar e proteger isso na igreja, a casa de Deus neste tempo. Somos administradores do que nos foi confiado como bem espiritual. Devemos nos apegar a toda a verdade e não perder nada dela. Esdras não perde nada do que levou consigo no caminho, assim como tudo o que entrou na arca com Noé saiu são e salvo.


Em Jerusalém


Então, chegou a hora da partida. Não há um relato detalhado da viagem de cerca de quatro meses. Nesta viagem, Esdras e seus companheiros de viagem estavam muitas vezes em perigo. Não sabemos nada sobre isso. Esdras não descreve nenhum ato heróico e nenhum temor. Ele honra a Deus e resume a viagem como um grupo que está sendo protegido sob "a boa mão do nosso Deus" contra "os inimigos e dos que nos armavam ciladas no caminho" . Ele partiu com uma oração. Ele chegou em paz e gratidão, pois Deus os salvou e os trouxe em segurança para Jerusalém.


Deus é para nós o que esperamos que Ele seja. Com demasiada freqüência o limitamos porque só pensamos muito pouco nEle. Ele pode "...fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Ef 3: 20). Este é o recurso ilimitado disponível à fé.


Quando chegam a Jerusalém, eles vêm primeiro descansar e refletir por três dias. Mais uma vez, fala-se de três dias ; . Para nós, isto significa que tudo é reconsiderado à luz da morte e ressurreição de Cristo. Também é mencionado "o quarto dia" . No quarto dia, o acerto de contas ocorre diante de quatro homens. Quatro é o número da terra, do caminho na terra. De tudo o que nos foi confiado e como o temos tratado na Terra, teremos que prestar contas perante o tribunal de Cristo ; .


Tudo será examinado de acordo com o número e peso . Os servos fiéis de Deus serão muito cuidadosos para que nenhuma parte da verdade preciosa se perca ou perca peso. Na Cristandade, cada vez mais partes da verdade não são mais proclamadas, e cada vez mais partes da verdade perdem peso, ou seja, importância. Algumas partes são desacreditadas porque, diz-se, não são mais relevantes para o nosso tempo. Outras partes são despojadas de seu poder por lhes ser dado um significado diferente. Muitas vezes ainda existe a forma e as palavras, mas o verdadeiro peso espiritual não está mais nos corações.


Depois de todos os tesouros terem sido entregues, o povo oferece holocaustos ao Senhor . O remanescente recém-retornado torna-se um povo de adoradores. Com os sacrifícios, eles também expressam sua gratidão a Deus por sua proteção durante a viagem.


Como com a dedicação da casa de Deus , o fraco remanescente vê "todo Israel" ali representado. Também vemos esta idéia no recorrente número 12, ou uma multiplicidade deles. Isto significa que quando as ofertas queimadas são trazidas, todos aqueles que ficaram para trás na Babilônia são incluídos. Uma lembrança constante de todo o povo de Deus nos impede de pensar e agir de forma sectária.


Somente depois de se apresentarem a Deus com base em suas ofertas é que vão aos oficiais do rei . Deus tem sempre os primeiros direitos e deve primeiro obter o que Lhe é devido. Depois é a vez dos outros. As ordens do rei são dadas aos sátrapas e governadores do rei. Os oficiais do rei agem de acordo com as ordens do rei e "apoiaram o povo e a casa de Deus". Esdras cumpriu assim a intenção da jornada. O que ele faz nos próximos dois capítulos não é um objetivo de sua jornada, mas uma conseqüência de seu objetivo principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário