Esdras 7

Introdução

 

A segunda parte do livro começa aqui. Na primeira parte, trata-se da reconstrução do altar e do templo. A segunda parte trata da missão e do trabalho de Esdras pessoalmente. Depois do ministério de Josué e Zorobabel para a construção, o ministério de Esdras é agora necessário. Sua preocupação é "glorificar" a casa do Senhor . Isto exige que a Palavra de Deus seja colocada sobre o coração e a consciência do povo. Isto é o que Esdras vai fazer.


Aqui estamos uns 60 anos após a dedicação do templo em Esdras 6 e uns 80 anos após o chamado de Ciro em Esdras 1. Estamos no meio de uma geração nova. Um novo despertar está começando aqui. Deus desperta o espírito de vários israelitas que até agora permaneceram na Babilônia e enche seus corações com o desejo de ir a Jerusalém. Esdras é seu líder como descendente direto da linhagem de Finéias, a quem foi prometido um sacerdócio eterno. Esdras é a prova disso .


A história de Esdras é composta de duas partes. A primeira parte descreve sua viagem de Babel ( Esdras 7 e 8). A segunda parte trata de seu trabalho em Jerusalém (Esdras 9 e 10). As condições nas quais ele viaja e trabalha são normais. Ele não é acompanhado de sinais milagrosos. Não vemos nenhum desdobramento de poder. Suas fontes são as mesmas que nós ainda temos: a Palavra de Deus e a presença de Deus.


Esdras vai a Jerusalém


O capítulo começa com "passadas essas coisas" . Estes são os eventos ligados à conclusão e dedicação do templo no capítulo anterior. Assim, o livro de Esdras não termina com Esdras 6. Dario, que é o sujeito de Esdras 5 e 6, é sucedido por seu filho Assuero. Este é o Assuero do Livro de Ester. Assuero foi novamente sucedido por seu filho Artaxerxes. Também o encontramos em Neemias 2, cerca de 13 anos depois.


Deus, em sua bondade, continua a zelar por seu povo, apesar de sua infidelidade e fracasso. Ele o faz mesmo sendo apenas um pequeno remanescente que escapou da ruína por sua graça, mas que esquece essa graça e também se torna infiel novamente. Ele coloca no coração de Esdras pensar no remanescente em Jerusalém. O povo não precisa de poder porque ele foi dado a outros por Deus. Precisa do conhecimento de sua vontade e de seus mandamentos, de seus pensamentos em sua palavra .


A genealogia de Esdras, com sua extensão de 16 antepassados, é única no Antigo Testamento. Vários nomes são conhecidos da história de Israel. "Zadoque" é elogiado por sua fidelidade, "Finéias" por sua diligência, "Aarão" é uma figura sombra de Cristo, a fonte do verdadeiro serviço.


Este Esdras - Esdras significa "ajuda" - de cuja genealogia parece que ele é um sacerdote, sobe da Babilônia . Ele não é apenas um sacerdote - ele é por nascimento - mas também " hábil na Lei de Moisés". Isto não vem de nascimento, mas de um estudo cuidadoso das Escrituras. Ele tem conhecimento da Lei de Moisés, da qual o povo se afastou. A Lei deve agora ser trazida de volta à luz. Seu estudo das escrituras lhe deu o desejo de servir ao povo de Deus desta maneira.


Esdras pediu ao rei permissão para ir a Jerusalém. Ao fazer isso, ele reconheceu a autoridade do rei como dada a ele por Deus. O fato de Deus ter colocado ali esta autoridade, também é demonstrado pelo cálculo do tempo. É calculado de acordo com os governantes gentios sobre o povo de Deus. Eles sobem "no sétimo ano de Artaxerxes, o rei" . Ele confirma que Israel está vivendo nos "tempos dos gentios" , que vieram quando Deus deu o domínio mundial a Nabucodonosor .


O rei permitiu que Esdras fosse a Israel. Deus o pôs em seu coração, porque o desejo de Esdras estava de acordo com Seus desejos. É correto nos confiarmos às mãos de Deus. Temos a tendência de saltar por cima dos obstáculos colocados em nossos caminhos pelos homens. Devemos aprender a esperar que Deus remova esses obstáculos. O rei não só lhe dá permissão para ir, mas também "todo o seu desejo" - veja a carta que o rei deu a Esdras .


Esdras não sobe da Babilônia sozinho. Outros membros do povo de Deus se juntam a ele. Eles são "dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos netineus" . Este grupo anseia pela terra, pela cidade e pela casa de Deus. Talvez todos eles tenham obtido este desejo através dos ensinamentos de Esdras a partir das escrituras. Eles terão tomado consciência através do Espírito de Deus, de que na Babilônia não podem ser, o que são aos olhos de Deus: Seu povo, que Ele escolheu para servi-lo, na terra e no lugar que Ele escolheu.


A viagem a Jerusalém leva quatro meses . A chegada segura de Esdras a Jerusalém deve-se à "boa mão de seu Deus sobre ele" . É somente a isto que ele atribui cada passo que lhe foi permitido dar. Isto é mencionado várias vezes ; .


Depois vemos uma bela e instrutiva seqüência para o estudo da Palavra de Deus . O estudo da Bíblia não é uma atividade intelectual, baseada na mente, mas um estudo pessoal para a própria vida e para o ensino da igreja:

  1. Começa no coração. Esdras, especialmente, "tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR". Colocar seu coração nisso significa que ele conhece o exercício espiritual, como um Timóteo . 
  2. Em segundo lugar, ele também se propôs a "cumprir" a lei. O que aprendemos com a Palavra de Deus, devemos primeiro colocar em prática nós mesmos. 
  3. Só então será possível que o terceiro venha: "para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos". Um bom mestre sempre precisará ser capaz de apontar seu próprio exemplo, como Paulo faz várias vezes ; ; .

O ministério de Esdras é um ministério que os retornados precisam agora mesmo. Ele não é um pesquisador intelectual da Escritura. Ele é alguém que ensina o que tocou seu próprio coração e determinou seus próprios caminhos. Por exemplo, podemos falar sobre a vinda do Senhor sem que nossas próprias vidas sejam moldadas por ele. Ou podemos falar sobre a unidade do corpo de Cristo enquanto somos sectários na prática.


A carta de Artaxerxes


O rei dá a Esdras uma carta para levar com ele . Isto abrirá as portas necessárias para que Esdras faça seu ministério em Israel. Como introdução à carta, lemos o testemunho do Espírito Santo sobre Esdras. O Espírito Santo testifica que Esdras conhece a Palavra de Deus a fundo. A Palavra de Deus é indicada aqui de duas maneiras. São "as palavras dos mandamentos do Senhor" e são "seus estatutos para Israel". O primeiro enfatiza de quem vem as palavras e que elas são mandamentos, o que exige obediência. O segundo declara seu propósito e a quem se destinam. Eles são estatutos ou regras de vida dadas para o bem de Israel.


Segundo o testemunho do Espírito Santo, o Rei dá um testemunho semelhante no início de sua carta . Isto mostra o tipo de testemunho que Esdras deu no meio do mundo gentio ; . É assim que o rei o conhece. Artaxerxes parece ter algum conhecimento de Deus. Ele O chama de "o Deus do céu" , "seu Deus", ou seja, o Deus de Esdras , "o Deus de Israel" e "o Deus de Jerusalém" .


O mesmo tipo de favor é dado a Esdras como no passado através de Ciro ao povo de Deus na Babilônia . Desta forma, o Espírito de Deus traz novamente a libertação de vários membros de Seu povo. Mais uma vez, qualquer pessoa pode ir voluntariamente a Jerusalém. Aqueles que desejam fazê-lo podem se sentir apoiados por uma ordem do rei para que ninguém se atreva a impedir aqueles que desejam ir. A oportunidade de ir é oferecida, enquanto também há proteção para qualquer pessoa que vá.


Artaxerxes então se volta para Esdras. Ele envia Esdras e seus sete conselheiros a Jerusalém "para fazeres inquirição em Judá e em Jerusalém, conforme a Lei do teu Deus, que está na tua mão" . Esdras não vai a Judá e Jerusalém para ver se as coisas estão de acordo com suas idéias, mas se o povo está vivendo de acordo com a palavra de Deus. Ele tem a palavra "em sua mão", ele tem esta palavra à sua disposição e pode levá-la ao povo como uma norma. Como é importante também para nós examinar tudo na igreja de Deus com a Palavra de Deus que está disponível para nós. Ter a Palavra somente como nossa posse é diferente de aplicá-la a todas as situações de nossa própria vida e da vida da igreja.


O rei e seus conselheiros também dão prata e ouro livremente a Esdras . Eles o dão a Esdras, mas é destinado ao "Deus de Israel, cujo lugar de habitação está em Jerusalém". Além disso, Esdras deve levar toda a prata e ouro que encontrar em toda a área da Babilônia, juntamente com as dádivas voluntárias do povo e dos sacerdotes . Tudo deve ser "para a casa de seu Deus que está em Jerusalém". É notável a freqüência com que a palavra "voluntário" ocorre nestes versos. Qualquer pensamento de coerção está completamente ausente aqui .


Artaxerxes diz a Esdras o que fazer com o dinheiro. Por este dinheiro ele deve comprar vários tipos de oferendas e apresentá-las "no altar da casa de vosso Deus, que está em Jerusalém" ; .     .


Além do uso prescrito do dinheiro para sacrifícios, Esdras é livre para fazer o que quiser com o resto do dinheiro . Isto não significa que ele possa agir fora da vontade de Deus, pois o rei acrescenta que deve ser "de acordo com a vontade de seu Deus". Mesmo para nós, nem sempre é prescrito como devemos servir a Deus. As regras gerais são dadas, enquanto que muitas vezes há liberdade individual para levar nossos agradecimentos e realizar nosso serviço após exercício espiritual e exame com base na Palavra de Deus.


Diz-se a Esdras que se assegure de que o que lhe é dado para o serviço da casa de Deus realmente chegue lá . Isso nos torna conscientes de que o que nos foi dado tem o objetivo de servir a Deus em Sua casa. Toda nossa vida, com tudo o que possuímos, lhe pertence. Tudo está à Sua disposição, e a serviço de Sua casa.


É bom que sejamos lembrados disso em nosso tempo de individualismo, onde cada um faz o que é certo aos seus próprios olhos. A importância da casa de Deus, a igreja de Deus, deve ser vista por nós de novo. Quando a casa de Deus se torna importante para nós novamente, podemos recorrer aos suprimentos ilimitados da "casa do tesouro do Rei". Isto nos fala de Cristo, "em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" . Nele encontramos tudo o que precisamos para nosso serviço na casa de Deus, a igreja do Deus vivo.


Artaxerxes ordena na carta a todos os tesoureiros que façam "apressuradamente" tudo o que Esdras lhes pedir . Ele deixa claro para os tesoureiros que tipo de homem é Esdras, apresentando-o como "Esdras, o sacerdote, o escriba na lei do Deus do céu". Artaxerxes também dá os meios e quantidades que podem ser fornecidos a Esdras a pedido .


Artaxerxes explica porque tudo o que ele decretou deve ser feito . Há um Deus do céu que tem uma casa na terra. Tudo o que o Deus do céu ordena em relação a sua casa deve ser feito pontualmente. É digno de nota que Artaxerxes chama a casa de Deus de "casa do Deus do céu". Com isto ele reconhece a majestade de Deus que habita na terra. Ao considerá-lo e honrá-lo, ele assegura que não haja "ira sobre o reino do rei e seus filhos". Se fizermos o que Deus quer, Deus não só conterá Sua ira, mas também nos abençoará.


Além disso, o rei proíbe a todos, que "não possa impor nem direito, nem antigo tributo, nem renda" aos que estão envolvidos no serviço da casa de Deus . Isto significa que ele os faz protegidos de seu trono. Tudo o que os servos recebem da casa de Deus para sua subsistência, o dízimo que recebem do povo de Deus, é isento de impostos. Tudo isso é para eles.


Finalmente, o rei instrui Esdras a nomear "regedores e juízes" . Eles "que julguem a todo o povo ... todos os que sabem as leis de teu Deus". Isto significa que todo o povo de Deus é suposto conhecer as leis de Deus. O mesmo vale para o povo de Deus hoje, pois eles também devem conhecer a Palavra de Deus. A Palavra de Deus deve ser dada a conhecer àqueles que não a conhecem.


Embora se espere que o povo conheça a Palavra de Deus, pode haver situações em que a Palavra de Deus seja violada. Então deve ser feita justiça e deve ser explicado por que algo é contrário à Palavra de Deus. Na verdade, é tarefa de todo crente falar corretamente quando vê algo acontecendo que é contrário ao que Deus disse .


Além da lei de Deus, há também a lei do rei . O povo deve obediência não somente a Deus, mas também às autoridades designadas por Deus sobre eles na Terra. Isto também se aplica a nós: "Toda alma esteja sujeita às autoridades governantes, pois não há autoridade a não ser de Deus, mas os que existem são designados por Deus" . As autoridades também são obrigadas a punir qualquer pessoa que não cumpra a lei. Artaxerxes indica isto a Esdras e Paulo indica à nós .


A reação de Esdras


O que o rei escreveu na carta enche o coração de Esdras de adoração . Ele está impressionado que Deus se mostra como o Deus fiel, tanto no passado - Ele é "o Deus de nossos pais" - como no presente em relação a sua casa. Deus tem trabalhado no coração de Artaxerxes para contribuir para a "glorificação", o respeito, o esplendor, a honra da "casa do Senhor, ... que está em Jerusalém". Na ação de graças, ouvimos um homem que não está totalmente satisfeito que a casa do Senhor tenha sido reconstruída e sua aparência esteja em ordem. É por Ele, a quem esta casa pertence e por que Ele mandou construir esta casa.


Podemos aplicar isto à igreja, a casa de Deus, hoje. Estamos satisfeitos com o fato de nos reunirmos como uma igreja? Talvez admitamos que nem sempre é como deveria ser. Mas o que diz uma forma exterior se os corações não estão perto do Senhor? Todo ministério da Palavra deve visar "glorificar" ou fazer gloriosa a casa de Deus, enfeitá-la, aumentar o ministério nela. A luta espiritual e as dificuldades que têm surgido têm levado ao aumento do conhecimento de Deus e que adorna Sua casa e apóia o ministério nela.


Esdras está consciente de que tudo vem de Deus. Deus trabalhou no coração do rei , e Ele mostrou a ele, Esdras, "bondade ... aos olhos do rei, e de seus conselheiros, e de todos os príncipes poderosos do rei" . É impossível influenciar tantos corações através de um lobby político. Não, Deus trabalha poderosamente por Seu povo, usando quem Ele quer.


Depois destes encorajamentos, Esdras toma coragem. Ele vê "a mão do Senhor, seu Deus" sobre ele. Isto o leva à ação. Ele reúne os líderes para ele. O que esses homens dizem e fazem será decisivo para as famílias das quais são chefes. Se eles forem junto, suas famílias também irão junto. Aprenderemos mais sobre isto no próximo capítulo onde são mencionados pelo nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário