Esdras 6

Introdução

 

Neste capítulo, temos provas de que Deus nunca deixa um povo obediente e confiante a seus próprios cuidados. A investigação e o comando de Dario deixam claro para a fé que Deus está operando nos bastidores. Vemos também que Ele usa o poder do inimigo para fazer avançar Seus propósitos. É um exemplo de onde "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" ; .


A investigação e orientação de Dario


Quando Dario recebeu a carta, ele ordenou que fosse feita uma investigação . Em seguida é encontrado um pergaminho que traz à luz a verdade do que aconteceu ; . Dario é um grande admirador de Ciro, o fundador do império. Isto explica sua vontade de agir desta forma, ignorando o que Artaxerxes ordenou. Este último, a propósito, também mudou uma lei que não deveria ser mudada .


O que os judeus retornados alegaram é examinado e considerado correto . São dados até mesmo detalhes sobre a finalidade da casa, as dimensões do fundamento e os materiais. O objetivo da casa é oferecer sacrifícios. A "altura" do fundamento fala do caráter elevado e celestial ali conhecido - muito acima do nível do mundo e dos pensamentos dos homens. A "largura" fala do fato de que cada parte da verdade deve ter seu lugar ali.


Os materiais são "grandes pedras" e "madeira nova" . Eles falam de crentes sendo tanto pedras vivas quanto uma nova criação . "Da fazenda do rei, dos tributos dalém do rio, se pague prontamente a despesa", o que significa que o homem nada pode contribuir para a edificação de Deus. Colocar os utensílios de volta na casa de Deus mostra que não basta conhecer a verdade da "casa", mas que nós mesmos também devemos ser vasos de glória. Devemos tomar nosso lugar na casa de Deus, a igreja, e nos colocarmos à Sua disposição para fazer o que Ele nos tornou capazes de fazer.


O que está escrito no pergaminho encontrado é claro. Dario ordena aos homens que lhe escreveram que parem de incomodar os judeus e não os atrapalhem de forma alguma . Em vez de impedir as obras, Dario ordena aos adversários de ajudar os judeus a construir, fornecendo-lhes a fazenda necessária . Isto diz respeito ao reembolso dos custos e à provisão de sacrifícios . Aqui vemos que "a comida vem do comedor" e "a doçura do forte" .


Tudo o que é necessário para nosso serviço sacrificial nos é fornecido por Deus "dia a dia", ou seja, todos os dias. Ele o tem pronto para nós em sua Palavra. Em Sua Palavra, a preciosidade de Cristo para Deus é revelada a nós em cada página para que possamos examinar e desfrutar. Para aqueles que estão interessados, imensuráveis recursos de adoração estão prontos.


Dario valoriza a intercessão deste grupo desprezado . Ele sabe que este povo é um povo que ora e que Deus pode ser invocado através da oração de seu povo. Quando alguém pede intercessão ou faz intercessão, isso significa que tal pessoa conhece o valor da oração . O primeiro propósito da casa de Deus é que ela seja uma casa de oração "por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência" ; .


Dario conclui sua carta com algumas disposições punitivas para aqueles que violam sua ordem a respeito da construção da casa de Deus. Ele mesmo estabelece uma penalidade. Ele decreta que quem se opuser à casa de Deus será pendurado num madeiro de sua própria casa, depois da qual sua casa será transformada em um lugar de excremento . Ele deseja que Deus faça seu julgamento sobre todos os que prejudicam a casa em que ele faz habitar seu nome . Isto mostra que Dario está consciente de que Jerusalém é a cidade do Deus "que faz habitar ali seu nome" .


Quando os oponentes receberam a mensagem de Dario, eles "fizeram apressuradamente, conforme o que decretara o rei Dario" . Este é o fim da resistência. Sob a influência da profecia de Ageu e Zacarias, a casa é concluída . Somente Ageu é chamado de profeta, embora Zacarias tenha o mesmo direito de ser chamado de profeta. Neste caso, no entanto, é principalmente uma palavra para a consciência do povo. Isso é o que o povo precisa, e isso vem de Ageu.


O trabalho foi interrompido até o segundo ano de Dario . No sexto ano a obra está concluída . Quando a pedra fundamental é colocada não se pode dizer com certeza, pois não sabemos quanto tempo passou entre Ciro e Dario, mas estima-se que seja de cerca de 15 anos.


Dedicação da Casa de Deus


Depois de noventa anos sem serviço no templo, uma dedicação do templo acontece novamente . Nesta dedicação não há fogo do céu como nos dias de Salomão . O número de sacrifícios também é muito pequeno em comparação com a quantidade que Salomão trouxe ; . A casa não tem a primeira glória, os sacrifícios são menores e eles mesmos são um pobre remanescente sob o domínio das nações. Mas Deus é o mesmo para eles, e Ele é a fonte de alegria para a fé. Ele deseja que Seu povo venha até Ele com os sacrifícios que eles têm.


Uma "oferta pelo pecado por todo Israel" é trazida. Não é que todo Israel esteja presente, mas na fé o todo é visto. Assim é com tornar a igreja visível como o único corpo. Se não o fizermos desta forma, seremos uma seita. O sacrifício não tem a grandeza do sacrifício de Salomão, mas fala do mesmo Cristo.


No contexto dos sacrifícios, os sacerdotes e levitas recebem seu lugar para o serviço de Deus em Jerusalém . Hoje todos os crentes são sacerdotes e levitas. Todo crente tem o privilégio de sacrificar a Deus, ou seja, de adorar a Deus. Isto é o que Deus deseja.


Tudo o que o remanescente faz, eles fazem em obediência "conforme o escrito do livro de Moisés", ou seja, em obediência às Escrituras. Esse é o único caminho para a bênção. Eles agem inteiramente dentro do espírito da Escritura. Por exemplo, as Escrituras não prevêem que doze cabritos sejam usados como oferta pelo pecado para todo Israel nesta ocasião especial. No entanto, isto está inteiramente de acordo com os pensamentos de Deus. O Espírito traz o remanescente retornado à compreensão de que uma oferta pelo pecado é para todo o povo e que a oferta pelo pecado é a base sobre a qual Deus pode perdoar o povo inteiro. A oferta pelo pecado fala de Cristo e de sua obra expiatória na cruz.


Páscoa e Festa dos Pães asmos


Após a dedicação da casa, celebra-se a Páscoa . O povo celebra a memória de sua redenção do Egito. Eles reconhecem que o fundamento sobre o qual eles assentam é o sangue do Cordeiro. O sangue do Cordeiro também é o fundamento para nós. Eles celebram a Páscoa, apesar de seu pequeno número. Eles a celebram sabendo que estiveram no cativeiro.


Toda sua história de desvio e restauração por graça dá a esta Páscoa algo que eles nunca conheceram. Os sacerdotes e levitas "se tinham purificado como se fossem um só homem" . É enfatizado novamente: "e todos estavam limpos". Aqui, sob a graça de Deus, encontramos mais fidelidade do que nos melhores dias de reis . Não há egoísmo. O cordeiro da Páscoa é morto "para todos os filhos do cativeiro" e também por seus irmãos, os sacerdotes. Finalmente, lemos que eles também o abatem para si mesmos. Este é o verdadeiro espírito de unidade. Nisto, tem-se um olho para o todo e também para o indivíduo.


Este espírito de unidade também se expressa no comer do cordeiro da Páscoa por todos aqueles que se juntaram a eles e se separaram por ele da contaminação das nações pagãs. São homens que buscam "o Senhor Deus de Israel". Eles compreendem que o Senhor é um Deus santo, um Deus que não pode ter nenhuma conexão com a impureza e não pode permitir isso entre seu povo. Para trazê-lo para o presente, eles se afastam da injustiça e querem invocar o Senhor com outros que são puros em seus corações .


Para nós, celebrar a Páscoa é como celebrar a Ceia do Senhor. Isto deve sempre ser feito em auto-exame . Ninguém que esteja impuro pode comer dele.


Após a Páscoa, celebra-se a Festa dos Pães asmos ; . Depois de nossa redenção segue uma vida que deve ser separada do mal e santificada a Deus . A festa tem duração de sete dias. Para nós, isto significa que toda nossa vida deve estar sob o símbolo do Cristo morto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário