Esdras 2

  Cadastro dos moradores que retornaram


A primeira coisa que devemos notar é que os retornados decidem que Israel será um Israel verdadeiramente sem mistura e que isso deve ser provado. A existência de uma lista que foi preservada pelo cuidado de Deus mostra o valor que Deus dá às origens. Aqui, a obra do Espírito de Deus é evidente nas pessoas cujos nomes estão registrados. Elas são conhecidas por Deus. Ele torna os nomes conhecidos a fim de encorajar todos aqueles que desejam seguir fielmente seu caminho em tempos de decadência e apostasia .


O que também chama a atenção no censo é o fato de ser um remanescente. Não pode haver uma restauração completa de Israel. De acordo com o testemunho dos profetas, isso só acontecerá se não apenas as duas tribos, mas também as dez tribos retornarem à terra. Tudo o que acontece durante "os tempos dos gentios" , ou seja, durante o tempo em que vivemos, não é portanto um cumprimento de profecia.


Eles "tornaram a Jerusalém e a Judá, cada um para a sua casa" (versículo 1; versículo 70). Ciro convocou o retorno a Jerusalém . Agora vemos que os retornados também vivem em suas próprias cidades. Jerusalém é o grande centro do povo. O próprio povo vive em suas cidades.


Podemos aplicar Jerusalém à igreja como um todo. As cidades podem ser vistas como uma figura das igrejas locais, nas quais os princípios gerais que se aplicam a toda a igreja devem ser realizados. Todos nós fomos colocados em igrejas locais para receber ali, com nossos irmãos santos, aquilo que corresponde aos pensamentos de Deus.


Todo crente deve saber onde fica seu próprio local de residência. Ele deve verificar com a Palavra de Deus se o lugar onde está corresponde ao que Deus diz sobre a igreja. Ele não deve estar lá porque seus pais estão lá, por exemplo, ou porque há certas pessoas de quem ele gosta. A bênção que é encontrada lá também não deve ser um parâmetro. Deus abençoa até mesmo os lugares que se desviaram de sua palavra no que diz respeito a ser uma igreja. Trata-se de manter o que está de acordo com os pensamentos de Deus na igreja local .


O retorno dos exilados é muito diferente da saída do povo de Deus da escravidão no Egito. O povo inteiro sai do Egito. Lá, Deus age como o Deus redentor. Ele também chama para fora da Babilônia. Mas aqui vemos que nem todo o povo deixa a Babilônia. Somente aqueles que se sentem atraídos por Jerusalém retornam à terra de Israel. Esse chamado está ligado à responsabilidade.


As seguintes características são observadas neste avivamento:

1. Volta-se para o centro original de Deus, aqui Jerusalém.

2. Não há presunção sobre o que se possui, pois tudo o que se possui se perdeu por falha anterior. Aqui podemos pensar na coluna de nuvem e na arca do concerto.

3. Um espírito de dedicação é revelado .

4. Há obediência à palavra de Deus .

5. É tomada uma posição de separação do mundo, resultando em,    

6. Oposição do mundo.


Nos versos 3-20 os exilados são mencionados pelo nome de seus pais. Nos versos 21-35 os exilados são mencionados pelo nome das cidades em que moravam, para morar lá e repovoar essas cidades.


Esta lista de nomes é um exemplo de lista do Livro da Eternidade. Também encontramos tal lista em outras partes da Palavra de Deus. As duas listas de heróis de Davi são do mesmo caráter ; . Paulo também menciona uma lista de nomes ; . Tais listas de nomes são listas de honra que são abertas diante do tribunal de Cristo. Deus mostra como Ele toma nota cuidadosamente de cada pessoa e família que vive para Ele e de cada trabalho que é feito para Ele. De todos aqueles que permaneceram em Babel, não temos tal lista.


Um nome de lugar que se destaca na lista é Anatote . Esse lugar nos faz lembrar da compra do campo de Anatote por Jeremias há muito tempo. O campo foi comprado em antecipação à restauração que era tão esperada e agora chega. A escritura de venda selada está agora provando seu valor.


O leitor atento certamente notará mais do que essa referência, para a qual foi chamada a atenção agora.


Diferentes grupos regressam do exílio


Vários grupos são mencionados nesta seção. Essas diferentes classes representam diferentes ministérios que são necessários para que a casa de Deus funcione de acordo com a ordem divina. Todos devem ser exercitados para reconhecer para que foram chamados a fazer e não fazer outra coisa para a qual não são adequados. Cada crente tem seu próprio dom. Ninguém tem todos os dons. Os crentes precisam uns dos outros. Essa é a vontade de Deus. Isso está contido na pergunta do apóstolo Paulo aos coríntios: "São todos apóstolos, todos profetas, todos mestres?" .

 

Dos sacerdotes, apenas algumas famílias das vinte e quatro famílias sacerdotais retornam à terra . Para nós, essa referência significa que o sacerdócio geral dos crentes do Novo Testamento também é praticado por apenas alguns em conexão com a pátria celestial.


Há também apenas alguns levitas . Podemos comparar isso com o exercício dos dons na igreja. Todo crente tem um dom. Infelizmente, muitos crentes não estão cientes disso. Os dons quase nunca são praticados. Isso também se deve ao fato de que, em muitos casos no cristianismo, muito é feito por pessoas que foram designadas para esse propósito por meio de canais humanos. Elas também são pagas para isso. Há um grande perigo de que a responsabilidade de exercer o próprio dom seja comprada como resultado.


Há muito mais cantores do que Levitas. É bom cantar e louvar ao Senhor. O espírito de louvor sustenta a alma e facilita a caminhada em caminhos irregulares. Todos nós somos cantores, assim como todos nós somos levitas. Cantar é mais fácil do que servir. Isso é perceptível nas reuniões. As reuniões em que o Senhor é louvado costumam ser mais concorridas do que aquelas em que o Senhor fala por meio de Sua palavra, por meio de Seus dons. Não é apenas uma questão de serviço, é também uma questão de nosso interesse.


A origem dos "filhos dos servos de Salomão" é provavelmente encontrada em 1 Reis 9 . Embora a ligação dos "Netineus" - ou seja, os servos do templo - e dos "filhos dos servos de Salomão" com Israel seja muito tênue, existe uma. Eles também têm a bênção disso, que eles apreciam e que os levou a retornar à terra.


Quem não pôde provar sua origem?


Os setenta anos na Babilônia desvaneceram no coração de alguns israelitas a idéia de sua herança e privilégios sacerdotais. Se não apreciarmos ambos, perdemos o direito a eles na prática. Deus sabe quem são Seus. Ele conhece os Seus. Mas devemos provar "nossa genealogia" renunciando à injustiça e lutando pela justiça, fé, amor, paz com aqueles que invocam o Senhor a partir de um coração puro .


Na terra do cativeiro, não se deu muita atenção aos direitos e poderes. É disto que algumas pessoas estão agora se arrependendo. Aqueles que não têm provas de sua linhagem não podem exercer seu ministério. Não lhes é dito que não são sacerdotes, mas eles têm que esperar até que seja provado, ou seja, até que Deus possa esclarecer isso.


Para nós, isto significa que uma certa confissão por si só não é suficiente. Em uma época em que "Babel" reina e a libertação dela está ocorrendo, é importante que a Palavra de Deus nos mostre o caminho para receber os crentes como sacerdotes no "altar", ou seja, na mesa do Senhor. Qualquer perigo de misturar-se com o mundo e um cristianismo moldado pelo mundo deve ser reconhecido e não deve ocorrer.


Nos primeiros dias da igreja, ninguém ousava juntar-se à igreja quem não pertencesse a ela . O Espírito ainda podia trabalhar poderosamente naquela época. Não foi necessário comprovar a filiação à igreja neste bom estado. Mas esse tempo já se foi há muito tempo.


O que foi omitido em Babel agora deve ser preservado. Eles querem permanecer como uma nação pura, tendo sentido o que significa lidar com os povos. Eles experimentaram a maldade e o poder daqueles a quem costumavam pedir ajuda.


"O santíssimo" que podia ser comido eram a oferta de cereais , a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa . O fato de não haver um sacerdote com Urim (que significa "candeeiro") e Tumim (que significa "perfeição") é uma fraqueza. Também não há presunção de um poder que eles não possuem. Há fidelidade para esperar até que este sacerdote venha.


Para nós, este sacerdote, o Senhor Jesus, já agiu. No futuro, quando o povo de Deus for totalmente incapaz de reivindicar qualquer direito à bênção, Ele estará lá também. Agora não há sacerdotes, exceto aqueles que são reconhecidos como tais por Cristo . Toda incerteza é resolvida indo a Cristo com ela.


Mostramos nossa "genealogia" entre os crentes por nossa caminhada, por nossa conduta, pelo espírito que manifestamos e por servirmos em amor. Demétrio tem tal testemunho, Diotrefes não . Quando irmãos e irmãs vêem qualidades espirituais em nós, nós provamos nossa genealogia. Os jovens mostram sua genealogia quando gostam de estar com os santos, mostram interesse nas reuniões e no que ouvem ali, quando lêem o que os edifica espiritualmente e não têm vergonha de confessar Cristo.


Número total dos repatriados


Os 42360 regressados são apenas uma mão-cheia e não têm poder. Eles também não têm sinais externos da presença de Deus. Há apenas fé, mas isso é o suficiente.


O que é mencionado nos versículos 66, 67 mostra que Deus está atento a tudo o que está ligado ao Seu povo, mesmo que apenas temporariamente.


Ofertas voluntárias


Qualquer que seja o estado da casa, eles vêm para a "casa do Senhor", porque aos olhos de Deus ela ainda existe. Quando os cabeças dos pais vêem o caos, eles dão voluntariamente seus dons para a casa de Deus, despertados pelo Espírito de Deus para este propósito. A edificação da casa de Deus não acontece sem sacrifício de nossa parte. Nossa contribuição espiritual é que Deus e Sua casa têm um grande lugar em nossos corações.


A contribuição é feita "conforme o seu poder" . O que eles dão é pouco comparado com o que Davi e os cabeças dos pais deram . Mas Deus vê o coração. As "vestes sacerdotes" falam dos motivos invisíveis com os quais o serviço sacerdotal é feito. Nossos motivos para exercer o serviço sacerdotal também são influenciados por nossas relações com os outros. Os cabeças dos pais também pensam nisto.


As cidades são habitadas


Todos eles vão para as cidades de onde vieram originalmente, onde seus ancestrais habitaram. Fala-se aqui de "suas cidades", ou seja, as cidades das duas tribos, e de "suas cidades", ou seja, as cidades das duas tribos. Eles moram lá, embora as cidades tenham parecido mortas e arruinadas, e terá havido muito trabalho a ser feito. Morar significa vir descansar. Se vivermos juntos como igrejas locais de acordo com nossa bênção dada por Deus, também viveremos em descanso, paz e harmonia, apesar do declínio da cristandade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário