Esdras 1

 

O povo de Deus pode retornar a Jerusalém 

 

O que acontece neste capítulo mostra uma verdadeira obra de Deus. Não se trata de uma obra humana com reuniões e discussões preparatórias. O coração de todos é governado por Ele.

Setenta anos depois de o povo ter sido levado pelos babilônios, Deus começa a cumprir Sua palavra por meio de Jeremias
. Esta palavra implica que, após setenta anos, o êxodo terminará e o povo terá permissão para retornar à terra de Deus. O início do retorno ocorre por meio de uma obra do SENHOR no espírito de Ciro (verso 1).

Deus também age com base na oração de Seus servos que são introduzidos a Seus planos através do estudo cuidadoso de Sua Palavra . Ele traz de volta um remanescente para que o templo possa ser reconstruído em seu lugar e para que o verdadeiro Rei, o Senhor Jesus, possa ser apresentado a eles. Portanto, esta ação de Deus corresponde às promessas feitas pela boca de Jeremias e à oração de seu servo Daniel.


Quaisquer que sejam as circunstâncias externas, Deus tem o coração de todas as pessoas em suas mãos, inclusive o dos reis . Ciro, foi anunciado duzentos anos antes como instrumento pelo profeta Isaías . Assim que ele assumiu o poder, a profecia de Isaías se cumpriu. Deus não perde tempo. Ele usa Ciro, o rei da Pérsia, para lhes dar a oportunidade de voltar a Judá. Isso também significa que Ele não dá à Babilônia, que levou Seu povo para longe, a honra de permitir que Seu povo retorne.


Aqui Deus usa os poderes mundiais para cumprir Seu plano (verso 2). Ciro o chama de "o Deus do céu" porque Deus removeu Seu trono da terra e entregou Seu povo nas mãos das nações. Ciro não ordena que ninguém retorne a Jerusalém. Os nomes não são mencionados, todos têm a oportunidade (verso 3). Dessa forma, somente homens tementes a Deus responderão ao chamado. O coração desses homens está voltado para a glória de Deus e para o lugar do seu nome.


Esse príncipe pagão, Ciro, proclama que o caminho para Jerusalém está aberto. Ele não impede os homens de irem, mas até os incentiva a fazer isso. Ele ordena que todas as nações façam o mesmo (versículo 4), enquanto ele devolve o que Nabucodonosor roubou do templo.


Não há nada de legal nesse movimento. Ele deve ser o resultado da graça operando no coração. Se fosse uma questão legal, todo o frescor e vigor seriam perdidos. Não é sábio tentar forçar as pessoas a assumirem uma posição à qual a graça não as levou. Instar as pessoas a abandonarem os sistemas humanos e colocar isso como um exercício de dever em sua consciência não é uma coisa boa. Essa abordagem faz com que muitas pessoas assumam exteriormente uma posição de separação, mas não sejam realmente atraídas a Cristo.


Não é muito atraente para a carne ir a Jerusalém. A cidade está um caos. No entanto, Jerusalém é o lugar do "Nome" para a fé. Para aqueles que creem hoje, o local de adoração não é um lugar geográfico - "nem neste monte nem em Jerusalém" - mas um lugar espiritual. É o lugar do qual o Senhor Jesus diz: "Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" . Encontramos esse lugar onde quer que Ele seja reconhecido como o único Cabeça e o único Senhor e onde os Seus estejam reunidos ao Seu redor com essa consciência. Isso corresponde ao lugar que Ele escolheu no Antigo Testamento para fazer Seu nome habitar ali: o templo em Jerusalém.


Aquele que irá


"Os chefes dos pais" (versículo 5) representam os crentes que estão dispostos a assumir a responsabilidade. No caso de um avivamento, também é necessário que haja homens que assumam a liderança. Eles orientam no caminho da fé, e outros podem seguir o caminho que eles pavimentam. Na igreja local, são eles que mostram aos crentes o caminho para tornar verdade que o Senhor Jesus está no centro. Eles ensinam a respeito disso e demonstram isso em sua vida. É bom procurar a companhia deles e subir com eles.


Há também "os sacerdotes e os levitas". Esses são aqueles que têm em mente o serviço para Deus. Eles não podiam servir na Babilônia porque não havia templo lá. O templo ficava em Jerusalém e foi destruído, e eles foram levados cativos. Agora foi dada a ordem para reconstruir o templo. Isto permitirá que eles realizem seus serviços novamente. 

É necessário que ambos os elementos estejam presentes em todo reavivamento. Hoje, o serviço sacerdotal é privilégio de todo filho de Deus e não está limitado a uma classe especial, como era em Israel. O mesmo se aplica ao ministério levítico. Todo crente tem uma tarefa, uma função na igreja.

Todo crente é um sacerdote. Não há diferença nisso. Cada crente também é um levita. Nisso há uma diferença, porque cada crente tem uma tarefa diferente. Nisto, um não é mais do que o outro, mas cada crente é complementar ao outro.


O fato de que os cabeças das famílias, os sacerdotes e os levitas vão a Jerusalém para construir a casa do Senhor não é um ato arbitrário. Assim como o Senhor levantou o espírito de Ciro para chamar para um retorno a Jerusalém, para a reconstrução do templo , também o retorno dos três grupos é o resultado de seu trabalho. Um reavivamento é obra de Deus, não o resultado das deliberações e acordos dos homens.


Embora pessoas de outras tribos também estejam envolvidas, trata-se principalmente de pessoas das duas tribos de Judá e Benjamim. Cristo é apresentado a eles em Sua primeira vinda à Terra, e o resultado é que Ele é rejeitado por eles. O fato de se tratar principalmente das duas tribos também mostra que não se trata de uma restauração nacional. A restauração das dez tribos só ocorrerá quando Cristo aparecer pela segunda vez .


Não há espírito de condenação, inimizade ou ciúme entre os que vão e os que ficam . Os que ficam dão todo tipo de coisas aos que vão. Embora as circunstâncias sejam bem diferentes, o que acontece aqui nos lembra o êxodo do povo da escravidão no Egito. Os egípcios também deram todo tipo de coisas aos que partiram .


Os utensílios da casa do Senhor


Ciro trata os utensílios da casa do SENHOR com respeito, em contraste com o último rei da Babilônia, Belsazar . Esses utensílios foram roubados durante as várias deportações ; ; . A primeira deportação ocorre no início do reinado de Jeoaquim. A segunda ocorre durante o reinado de Jeoaquim e a terceira no décimo primeiro ano de Zedequias. Os setenta anos da deportação devem ser contados a partir da primeira deportação.


Na aplicação espiritual, os utensílios representam pessoas para o serviço. Podemos nos ver como vasos de prata e ouro que revelam o valor que temos para Deus . É necessário separar os utensílios que pertencem ao Senhor daqueles que pertencem aos templos idólatras da Babilônia. O que é de Deus deve ser purificado do que não é dEle.


Os utensílios são dados a "Sesbazar, príncipe de Judá" . Sesbazar é o nome babilônico de Zorobabel. Ele é descendente de Davi e é seu herdeiro. Seu nome também está na genealogia do Senhor Jesus . Ele não se vangloria de sua linhagem, mas se torna um modelo cuja fé pode ser imitada. O tempo das grandes coisas acabou. O fato de os utensílios estarem sob a supervisão de Sesbazar nos apresenta o fato de estarmos à disposição do Senhor Jesus.


Vários utensílios e seu número são mencionados . Entre eles estão 29 facas. Nisto vemos que Deus não considera nada pequeno demais . Aquele que conta as estrelas e deu a todas elas um nome também toma nota das facas que são trazidas de volta do cativeiro e conhece seu número.


São facas que fazem parte dos utensílios do templo e que foram levadas para a Babilônia por Nabucodonosor . Essas facas são usadas pelos sacerdotes para cortar os animais sacrificados em pedaços. Durante o cativeiro na Babilônia, não há mais serviço de sacrifício. Após o retorno, no entanto, ele poderá ser realizado novamente depois que o altar for erguido. Então, as facas também serão necessárias.


Podemos fazer uma aplicação para aqueles que estavam cheios de confusão no cristianismo em sua busca pelo "altar", a Mesa do Senhor, e o encontraram. As facas têm seu lugar aqui. As facas são usadas para remover a pele do animal sacrificado e dividi-lo em pedaços que são colocados no altar para que seja um suave cheiro para o Senhor.


Podemos dizer que usamos essas facas quando nos ocupamos com os sentimentos íntimos do Senhor Jesus e contamos a Deus o que descobrimos sobre esses sentimentos. O uso das facas nos apresenta uma penetração mais profunda nos sentimentos do Senhor Jesus. Não nos limitamos a uma contemplação superficial de sua pessoa e de sua obra.


Uma faca também é usada para dividir ou separar corretamente a palavra da verdade . Devemos fazer justiça a toda a Palavra de Deus, o que significa dar a cada parte dela seu próprio significado e alcance.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário