Esdras 3

Reconstrução do altar


O remanescente retornado começa a reconstruir o altar. Eles não agem segundo uma ordem que o Senhor lhes teria dado, mas na fé, sentindo o que é mais importante para Ele. Vemos um sentimento semelhante em Noé, que oferece um sacrifício imediatamente após sua chegada à terra limpa, e em Davi, cujo coração vai para a Arca do Concerto assim que ele sobe ao trono.


O momento em que a reconstrução do altar começa é o início do sétimo mês . Este é o mês da Festa das Trombetas ; ; . No ciclo das festas do Senhor em Lev 23, esta festa é uma figura da restauração de Israel nos últimos dias. Neste mês, o povo se reúne como um só homem em Jerusalém. Quando o altar ou "a mesa do Senhor" se torna novamente o foco do povo de Deus, a unidade é experimentada através dele . A unidade que se expressa aqui não se realiza através de um acordo mútuo, mas através da obra do Espírito de Deus.


Neste trabalho de reconstrução do altar, o sacerdote Jesua e o rei Zorobabel trabalham juntos . Em sua união, vemos o Senhor Jesus como o verdadeiro sacerdote rei . Estas qualidades sacerdotais e reais são importantes para nós, como crentes, para podermos construir o altar . A reconstrução do altar nos fala de um renovado apreço por Cristo, expresso de maneira especial na celebração da Ceia do Senhor na Mesa do Senhor.


Primeiro, então, os que retornaram constroem o altar, não o templo ou o muro ao redor de Jerusalém. O altar é o elo entre eles e Deus. Cristo é nosso altar. Em qualquer restauração verdadeira realizada pelo Espírito sempre se tratará da glorificação de Cristo e de Sua obra. No altar, o povo se reúne com Deus em torno do sacrifício. É "o altar do Deus de Israel", não o altar do povo, nem o altar dos poucos retornados.


O altar pertence à terra de Deus. Em Babel, o povo não tinha altar. Abraão tinha um altar em Canaã, não no Egito. O altar é para "oferecer holocaustos sobre ele". Uma oferta queimada é o sacrifício oferecido em sua totalidade a Deus . O holocausto fala de Cristo e de Sua obra na cruz, que é inteiramente para a glorificação de Deus. Quando falamos com Deus sobre isto, estamos oferecendo uma oferta queimada em sentido espiritual. O coração está então cheio de adoração.


Ao trazer as ofertas queimadas, eles são guiados pelo que está "escrito na Lei de Moisés" . Não há sondagens para reunir idéias ou sugestões para o curso de ação mais apropriado em circunstâncias tão diferentes das do passado. Hábitos e tradições foram perdidos, deixados para trás em Babel. Não resta nada para eles a não ser a Palavra. Em seu estado, a Palavra adquire todo o poder.


O mesmo é válido para nós. Só é possível retornar ao culto bíblico se o fizermos como a Palavra de Deus indica. Seguindo este princípio, muitos no início do século XIX deixaram todos os tipos de igrejas estatais para se reunirem de acordo com a vontade do Senhor. Tudo foi examinado conforme os ensinamentos dos apóstolos . A fé de quem quer fazer a vontade de Deus, é mostrada na observância da Palavra, embora nem tudo esteja ordenado.


O altar é erguido "em seu lugar" . O fundamento ainda está lá, eles procuram por ele. Eles erguem neste lugar e não em um lugar de sua escolha, como é freqüentemente o caso no cristianismo de hoje. Esse fundamento fica na eira de Ornã . Para nós, o fundamento está em Cristo e em Sua obra .


Como agem por amor a Deus, não se deixam desencorajar pelos povos das terras ao seu redor. Seu temor das nações os leva a Deus. O altar é erguido por medo das nações ao seu redor. Desta forma, eles fazem de Deus seu refúgio. Cercada por inimigos, Jerusalém, uma cidade sem muros, é protegida pelo altar de seu Deus, construído pela fé do povo de Deus. Sem demora eles oferecem holocaustos (não ofertas pelo pecado), "as ofertas queimadas da manhã e da noite". Ao fazer isso, agem de acordo com os preceitos da Lei de Moisés . O poder da oferta queimada é a melhor proteção que o povo poderia desejar.


Enaltecer Cristo em nossos corações e sempre apresentá-lo a Deus no "caráter de oferta queimada" é a melhor defesa contra o inimigo. Quando oferecemos uma oferta queimada, isso significa que estamos conscientes e dizemos a Deus que Deus foi glorificado através de Cristo e que fomos feitos agradáveis a Deus em Cristo. A consciência da oferta queimada também desapareceu em Babel.


A celebração da Festa dos Tabernáculos também é feita "como está prescrito" , ou seja, de acordo com a Palavra de Deus . Há um entusiasmo divino nos sacrifícios e celebrações, que agora são novamente feitos de acordo com a vontade de Deus. Não há legalismo. Há um desejo sagrado de percorrer os antigos caminhos. Os sacrifícios são oferecidos "de dia em dia, por ordem, conforme o rito, cada coisa no seu dia" .


O sacrifício no altar não se limita a esta única vez no início do sétimo mês. Isto agora é feito regularmente, também durante as outras festas do Senhor . Os sacrifícios são trazidos no início de cada novo mês e nos horários designados que o Senhor santificou para Si mesmo, ou seja, nas festas anuais.


Além de todos os sacrifícios feitos pelo povo como um todo, há também a oferta de todos aqueles que a têm em seus corações. A oferta do povo como um todo não significa que o sacrifício individual desapareça. Deus vê tanto o todo quanto o indivíduo nesse todo. Este também é o caso quando a igreja se reúne. A igreja como um todo oferece sacrifícios espirituais a Deus, ao mesmo tempo em que cada crente tem em seu coração adoração pessoal por Deus e Cristo.


Cuidados com a fundamento do templo.


O precedente acontece antes da construção da casa de Deus . Isto indica que sempre deve haver apreciação do próprio Cristo e alegria por Sua obra, antes que alguém obtenha atenção e discernimento sobre a verdade da igreja, como a casa de Deus. O altar e o templo, sem dúvida, pertencem um ao outro. No holocausto é apresentado que o povo reconhece que foi aceito por Deus como seu povo. Mas o que precisamos também é que a verdade da igreja esteja estabelecida nos corações. É importante que todos aprendam a tomar seu lugar na casa de Deus com discernimento.


Deus quer trazer a consciência da importância de Sua casa no coração de Seu povo. No caso dos retornados, este trabalho é expresso na forma de doações monetárias para poder pagar trabalhadores adequados e comprar os materiais necessários .


Se transferirmos isso para nosso tempo, podemos pensar no apoio de todo tipo de trabalho feito para o Senhor. Podemos pensar na pregação do evangelho. Também podemos pensar em ensinar na igreja, nutrindo bebês na fé e disciplinando os crentes para a devoção a Cristo em um lugar de separação do mundo e das comunidades na cristandade onde o pecado é tolerado. 


É lançada o fundamento do templo.


No segundo ano após seu retorno à terra, a construção do templo é iniciada . No entanto, não diz "depois de sua vinda à terra", mas "depois de sua vinda à casa de Deus". Isto mostra duas coisas. Primeiro, mostra que o verdadeiro propósito de seu retorno à terra é a casa de Deus em Jerusalém. Em segundo lugar, vemos que embora não haja nada além de um caos a ser visto desta casa, pela fé ela está lá - ou: ainda está lá.


A verdade da casa de Deus foi perdida no que diz respeito a sua apreciação pelos homens. Isto não significa, entretanto, que a igreja como casa e como corpo deixaria de existir. Seja o que for que o homem possa esquecer, diante de Deus e da fé existe a casa de Deus na terra. Quando pessoas fiéis retornam das tradições humanas para Cristo e da autoridade humana, somente para a Palavra de Deus, esta verdade toma forma novamente aos seus olhos.


Levitas de vinte anos ou mais são designados para reconstruir o templo . No deserto há 8580 levitas disponíveis para o trabalho; neste caso há apenas 74 . Apenas alguns levitas retornaram da Babilônia. Os outros sentiram-se em casa em Babel e lá permaneceram. A conveniência tirou-lhes o desejo de adorar em Jerusalém e os tornou inativos.


Ainda hoje, relativamente poucos crentes levam a sério seus deveres levíticos. Muitos crentes se sentam na igreja ou congregação todos os domingos apenas para ouvir, sem se perguntarem se também podem ter uma contribuição. Muitas vezes isso não é possível por causa da estrutura da igreja. Mas mesmo onde isto é provavelmente possível, muitos se sentam em uma reunião apenas para consumir. Eles não suportam o pensamento, de que também eles devem contribuir na adoração! Esta atitude às vezes leva, na prática, a que muito tenha que ser feito por poucos.


Diferentes pessoas são designadas para supervisionar o trabalho. Ao fazê-lo, agem em unidade ; . São colaboradores uns dos outros. Esta supervisão é necessária para que não haja renovação através de deliberação humana. Não é construída nenhuma casa nova. Sempre houve apenas uma casa de Deus. É sempre o mesmo templo, mas com uma glória diferente. Isto também é verdade para a igreja.


A colocação dos alicerces é o início da construção do templo e também a garantia de sua conclusão. Quando os construtores terminam, os sacerdotes são colocados "em suas roupas", ou seja, figurativamente, no valor do que Cristo realizou. Não há espera até que a casa esteja pronta. Quando começamos a preparar um lugar para o serviço a Deus, o Espírito nos leva a pensar em Cristo, do qual Davi é uma figura, em conexão com esse serviço.


Há também uma "canção de mudança" comum . O canto alternado mostra que há uma interação nas reuniões dos crentes. O que um pronuncia é respondido e complementado pelo outro. Alegria e gratidão são expressas na presença do Senhor e são agradáveis a Ele. Para aqueles que não conhecem nada além do cativeiro, é uma grande alegria entrar em contato com o que é de Deus.


Quando Deus dá a Sua igreja um tempo de reforma e reavivamento, é porque há um retorno ao que dizem as Escrituras. Então, no ensino e na adoração, há uma ruptura com o que os homens conceberam. O resultado só pode ser alegria entre os crentes. Então, no poder do Espírito, seus corações transbordam em louvor e ação de graças àquele que lhes abriu os olhos e rompeu suas correntes.


No hino de louvor é cantado que o Senhor é "bom" e que "Sua bondade perdura para sempre sobre Israel". Este louvor será ouvido repetidas vezes durante o reino milenar . Então tudo estará de acordo com a vontade de Deus, porque então o Senhor Jesus reinará. Já podemos experimentar isto agora, quando Cristo reina em nossos corações como Senhor.


A reação de todo o povo à canção alternativa na qual o Senhor é louvado é "um regozijo alto". A ocasião é que "a fundação foi lançada para a casa do Senhor". Este lançamento da fundação é de grande importância para o povo. Agora ele pode realmente ser construído. Para a fé, Cristo é o fundamento. Quando virmos isso, nos alegraremos com Ele e iremos trabalhar com alegria para dar nossa contribuição para a edificação da casa de Deus.


Sentimentos mistos


Aqueles que hoje pensam no início da igreja de Deus podem compreender o pranto dos anciãos . Este é o caso daqueles que estão mais profundamente introduzidos à verdade das Escrituras sobre a igreja. Eles vêem quão longe se está da vida ideal da igreja, que muitos crentes continuam a viver no antigo modo, que foi transmitido pelos pais. Com os jovens, há uma manifestação diferente. Eles experimentam pela primeira vez, que mesmo em uma época de fraqueza e decadência, algo da igreja, à medida que a casa de Deus se torna visível.


A juventude é um tempo de entusiasmo e exuberância de espírito, enquanto a velhice é um tempo de reflexão. Ambos são necessários. O perigo para os jovens é ser despreocupado com o futuro, planejar com muito entusiasmo, enquanto os mais velhos correm o risco de se apegar demais ao passado. É importante que eles se entendam uns aos outros. Os jovens fazem bem em pedir o conselho dos mais velhos em uma nova obra. Às vezes é difícil para os crentes mais velhos reconhecer uma obra particular que Deus confiou aos jovens e na qual eles não podem estar envolvidos por muito tempo. Às vezes eles também esquecem sua própria juventude. Os mais velhos que se alegram com o que Deus está fazendo nos jovens poderão dar sua contribuição indispensável.


Deus se alegra com a alegria de seu povo e compreende as lágrimas dos idosos. Há espaço para ambas as expressões de sentimento. Eles se fundem em um grande som . Isto expressa como é realmente a situação. Ambos os sentimentos expressam a realidade que está dentro deles. Isso é o que o Espírito aprova. Isto é harmonia, não discórdia. Deve ter causado uma impressão avassaladora. Uma nação inteira, uma parte da qual expressa em voz alta sua tristeza e a outra em voz alta sua alegria, e tudo isso ao mesmo tempo e com uma participação igual de ambos os lados.


O número de pessoas que podem se lembrar da glória da primeira casa ou da anterior, que é o templo de Salomão, é pequeno. O choro deles deve ter sido irresistível e ruidoso se ele pode se misturar com o regozijo de muitos. Não devemos considerá-los como ingratos e melancólicos, como se estragassem a alegria dos outros neste grande evento. Ele nos mostra o lado oposto, que não pode faltar. Por mais abençoado que seja um reavivamento, nossa alegria é atenuada pela lembrança da graça e do poder revelados sob a energia apostólica, como a vemos no início dos Atos dos Apóstolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário