Gênesis 1

O princípio

         

O Criador do céu e da terra


Deus criou tudo ; ; . Quando os homens fazem algo, eles precisam de material para isso. Deus não. Ele não precisa de nada além de si mesmo. Ele não faz parte de sua criação. Ele criou por meio de sua própria onipotência . Por meio da criação, sabemos que Deus existe: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas." ; .


Deus é um Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Não foi o Pai quem realizou a obra da criação, mas o Filho ; ; . Nenhum homem estava presente quando o céu e a terra foram criados . Nada existia ainda. Portanto, o que lemos neste capítulo só pode ser compreendido pela fé: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” .


Então, vemos como Deus continua a trabalhar. Seu espírito "pairava" sobre as águas. E pensamos na nova vida que então surge. Como eu disse antes, o Senhor Jesus, Deus Filho, é o Criador. “Há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele" . E Ele faz tudo no poder do Espírito Santo.


O primeiro dia


Uma voz poderosa soa no meio da escuridão. Deus fala. Suas primeiras palavras são: “Haja luz!” O resultado está imediatamente aí: “E houve luz!” . Quando Deus fala, seu poder é revelado.


Deus olha para o seu trabalho e vê que é bom. Esta comunicação nos mostra a relação íntima de Deus com sua obra. Ele não verifica se há alguma deficiência. Ele é perfeito e tudo o que Ele faz é perfeito. Seu trabalho não é apenas bom em si mesmo, mas também serve a uma boa causa.


Deus dá nome a tudo. Com isso, Ele determina o caráter, o tipo. Isso nos permite reconhecer coisas. O homem age sabiamente, quando chama as coisas, como Deus as chama . O primeiro dia é delimitado pela tarde e pela manhã. Por meio disso, sabemos que os dias da criação são dias normais de 24 horas, como ainda os conhecemos hoje.


Se lermos Gênesis 1 com a mente aberta, só podemos concluir que Deus criou os céus e a terra em seis dias literais . Lemos sobre dia e noite e disso: "e era tarde e era manhã". A palavra hebraica para dia (yom), como uma palavra separada, é em todos os casos “dia” no sentido usual da palavra (, em oposição a “noite”). Saber a verdade revela todas as mentiras, faz com que sejam notadas. Qualquer teoria da origem que se desvie do relato bíblico em Gênesis 1 deve ser referida ao reino das fábulas.


O versículo 3 é aplicado por Paulo à obra que Deus opera no coração obscurecido de um pecador . Com isso, aprendemos que algo que aconteceu literal e historicamente também pode ter uma aplicação espiritual. Visto desta forma, nos dias da criação descobrimos o processo que ocorre em alguém quando chega à conversão.


Isso começa no pecador que está em trevas . O Espírito começa a trabalhar, a “pairar” no coração de tal pessoa. Então chega o momento em que o pecador descobre que está nas trevas e precisa de luz. Então Deus permite que sua luz brilhe em sua alma. Por meio disso, toda maldade se manifesta. Uma nova vida surge então por meio do arrependimento e da conversão.


O segundo dia


A falta de forma que prevalece ali se torna visível através da luz que foi criada. Deus traz ordem às massas desordenadas de água do versículo 2 por meio de uma separação. Pela segunda vez, ele dá sua ordem: “Haja!” Ao seu comando, a atmosfera surge: “E assim foi.” Isso significa que há água abaixo e acima da expansão. É notável que não diz: "E Deus viu que era bom." Nos outros dias é sempre assim. No final de todos os dias da criação, incluindo este segundo dia, está escrito: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" .


Este segundo dia também tem seu significado no desenvolvimento de uma pessoa que se converte. Em sua conversão, essa pessoa recebe uma nova natureza. Daquele momento em diante, ele tem uma natureza nova e antiga. O convertido perde sua velha natureza somente quando o Senhor vem, ou quando ele morre.


Por meio do ensino da Bíblia, especialmente da Epístola aos Romanos, o convertido aprende a viver de acordo com sua nova natureza. Lá ele também aprende o que Deus fez com sua velha natureza. Com isso, ele aprende que há uma separação entre as duas naturezas. Na prática da fé, esse processo de aprendizado pode criar muitos conflitos . No entanto, não é o objetivo de Deus na vida do crente que ele deva lutar continuamente e atormentar-se com a velha natureza.


O terceiro dia


Novamente, Deus faz uma separação. Ele deixa a porção seca emergir das águas. Novamente Ele dá nomes às suas obras: Ele chama de "terra" a porção seca e as águas "mares". Assim, Ele também limita os mares ; .


Mas o terceiro dia não termina aí. Deus fala duas vezes naquele dia. Ele quer que frutos apareçam na terra. Os homens deviam ser capazes de usufruir deles. No próprio fruto, Ele coloca sementes, das quais emergem novos frutos. O fruto deve se multiplicar. Deus é um Deus de abundância, de multiplicação.


O terceiro dia no desenvolvimento espiritual do crente é marcado pela produção de frutos. O crente aceitou o ensino de Deus sobre a velha e a nova natureza. O conflito acabou. Ele está em terra firme, no seco. O terceiro dia na Bíblia fala da ressurreição do Senhor Jesus. Quem percebe que o Senhor Jesus não apenas morreu e foi sepultado por seus pecados, mas também ressuscitou no terceiro dia , tem paz com Deus .


Surge paz na alma. O convertido sabe que está seguro no Senhor Jesus, e aceito por Deus. A nova vida começa a dar frutos . O fruto dá glória a Deus .


O quarto dia


Podemos relacionar este dia ao primeiro dia. No primeiro dia a luz foi criada, agora Deus faz os corpos celestes ou portadores de luz. O sol não só fornece luz, mas também calor. Os corpos celestes estão sujeitos a Deus e são conhecidos por seus nomes . Eles nunca devem ser adorados .


Aqui, também, fala-se de uma separação que Deus faz. De um lado, as luzes são dadas como um sinal da grandeza de Deus. Por outro lado, são utilizados para determinar o tempo em dias e anos e para os períodos regularmente recorrentes na natureza. Eles também determinavam os ciclos das festas em Israel.


No desenvolvimento espiritual do convertido, o quarto dia é o estágio de levar a luz ao mundo. O sol é o Senhor Jesus . Ele é a luz do mundo . O crente é “luz no Senhor” e agora é a “luz do mundo” . A lua brilha durante a noite. Ela recebe sua luz do sol.


É o mesmo com o crente. É noite no mundo. Lá ele tem permissão para irradiar a luz do sol, do Senhor Jesus. As estrelas também brilham à noite. Os filhos de Deus aparecem como portadores de luz no mundo “no meio duma geração corrompida e perversa” .


Os homens veem a diferença entre dia e noite em nós? E eles podem perceber algo em nós da grandeza de Deus e como Ele dirige as coisas neste mundo?


O quinto dia


Podemos relacionar este dia ao segundo dia. Por ordem de Deus, a vida surge nas águas e no ar. Peixes e animais voadores são criados. Ele faz isso em uma grande variedade, tanto em tamanho quanto em tipo. A primeira forma de vida animada surge. Os primeiros quatro dias fornecem as pré-condições para a vida; no quinto e no sexto dia a própria vida surge.


Uma segunda ordem de Deus é que a vida se multiplique. Os peixes e aves devem ter muitos descendentes. Os animais aquáticos devem encher as águas, os pássaros deveriam se reproduzir na terra.


No quinto dia, chegamos a outro aspecto do desenvolvimento espiritual do crente. As águas representam provas na vida de fé. As águas do segundo dia causaram lutas internas e dúvidas, às vezes até desespero. Isso chega ao fim assim que a fé olha para o Senhor Jesus. As águas do quinto dia causam luta exterior . Pode haver descanso interior, enquanto as provações vêm de fora . O inimigo fará de tudo para abalar a fé.


O resultado que Deus deseja alcançar com isso é uma vida de fé que está “repleta” da atividade da fé. Estas atividades de fé resultam em novos atos de fé - na própria pessoa ou em outros que a vêem e são por ela encorajados .


O sexto dia - Os animais


Assim como o terceiro dia, o sexto dia trata sobre a terra. No último dia das obras de Deus, os animais terrestres e finalmente os homens são criados. Com a criação dos animais, todos os preparativos para a introdução do homem estão concluídos. Deus trabalha para isso em sua obra de criação. Cria um espaço em que as pessoas, homens e mulheres, podem se sentir perfeitamente “em casa”. Ele faz tudo isso por eles.


O sexto dia - O homem


Também no sexto dia, Deus fala duas vezes. A criação do homem é apresentada e explicada de maneira especial. Na introdução especial, ouvimos as palavras: “Façamos o homem”. Isso quer dizer que houve deliberação dentro da Divindade. A palavra "façamos" indica que Deus é um Deus triúno.


A explicação especial é que Deus cria o homem “à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Na posição que o homem ocupa como cabeça da criação, nós o vemos como a imagem de Deus. Nesta posição, ele é o representante de Deus. O homem também foi criado à semelhança de Deus. Isso se expressa nas ações do homem: ele tem uma visão da criação. Por causa dessa alta posição do homem, somos chamados a honrar todos os homens ; , embora o homem tenha decaído pelo pecado e às vezes seja comparado a um animal irracional ; .


Deus cria o homem “homem e mulher”. Existe, por assim dizer, uma variante masculina e feminina dos homens. Deus criou um ser humano que é, em certo sentido, uma unidade de dois. O homem moderno faz esforços desesperados para apagar a diferença, mas isso é simplesmente tolice.


“E Deus os abençoou” dizendo ao homem para encher a terra e subjugá-la. Há muito mais nesta bênção do que o poder de ser fértil e se multiplicar. Isso também é dito sobre os animais marinhos e aves . Também inclui poder sobre a terra e todos os animais.


O sexto dia - O alimento


No final da ação de Deus no sexto dia, o homem é informado de qual será seu alimento e o alimento dos animais. O alimento para o homem são todas as ervas que produzem sementes e os frutos das árvores. Isso significa que o homem se alimenta de alimentos que têm em si o poder da vida. Isso é para o corpo. O alimento da alma é a palavra de Deus , que também se compara com a semente, mas depois com a semente incorruptível . Os animais e pássaros recebem "todas as ervas verdes para se alimentar".


Originalmente, os homens não comiam carne de animais. Os animais também não comiam uns aos outros. Não há matança violenta de animais. Isso só acontecerá após a queda e o dilúvio . Que originalmente não havia animais carnívoros e dilaceradores também pode ser visto pelo fato de que quando o reino de Deus começar e o pecado não puder mais fazer sua obra devastadora, a matança no reino animal cessará .


O sexto dia - Tudo era muito bom


Em cada dia da criação, Deus podia dizer a partir do resultado: “Era bom.” O sexto dia é um dia único. Quando Deus vê o resultado de todas as suas obras neste dia, Ele pode ter uma conclusão de toda a obra da criação registrada: “E, eis que era muito bom.” Isso significa que tudo é perfeito quando cada criatura serve ao propósito para que Deus o criou.


Em todas as ações de Deus neste capítulo, vemos uma imagem de Seu plano para o mundo em que vivemos agora. Uma vez, em breve, Ele dará a Cristo (“o último Adão”, ) junto com a igreja (da qual Eva é uma imagem, ) o governo sobre todas as coisas no céu e na terra , assim como Ele deu a terra a Adão e Eva para governá-la. Cristo será então o centro de todo o universo. Tudo será colocado sob seus pés e irá honrá-lo .


No desenvolvimento espiritual de um crente, também, este é o objetivo pelo qual Deus trabalha. Ele quer que a imagem de Cristo tome forma em cada crente , e que ele represente Cristo no que faz e no que deixa de fazer . Quando a vida do crente gira em torno de Cristo apenas, o estágio de “pai” é alcançado no crescimento espiritual .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário