Gênesis







Introdução


O livro de Gênesis foi escrito por Moisés no deserto do Sinai por volta de 1450 anos antes do nascimento de Cristo.

Em hebraico, o livro é chamado de "Bereshith". Isso significa “no começo” após as primeiras duas palavras deste livro. O nome grego é "Gênesis", que significa "nascimento" ou "surgimento" ou "tornar-se".

É corretamente o livro do início. É como uma fonte da qual brotam muitas correntes diferentes que fluem pelo mundo. Nele encontramos a origem do céu e da terra, o estabelecimento do casamento e da família, o primeiro pecado e, como resultado, a morte. Encontramos também o primeiro sacrifício, o julgamento, o surgimento dos povos e do povo de Israel. Pela primeira vez, vemos o concerto da circuncisão e o sacerdócio celestial. Procuraremos em vão pela origem de Deus. Deus não tem começo. Ele é o Deus eterno que “estava no princípio” .

Todas as verdades reveladas nos livros seguintes da Bíblia já foram mencionadas neste livro. Uma verdade pode ser comunicada de forma direta, mas também pode ser apresentada em figuras. Alguns exemplos da primeira forma: criação; o homem e sua queda no pecado; o poder de satanás. Alguns exemplos da segunda forma: redenção (depois da queda, Deus vestiu os homens com peles de animal, o que indica a morte vicária do Senhor Jesus); a ressurreição (na história de Abraão e Isaque); o reinado de um Senhor rejeitado no trono do mundo (na história de José).

A maneira como Deus se dá a conhecer pessoalmente aos homens neste livro é adequada e bela. Ele vem a Adão na viração do dia ; Ele apresenta a Noé seu plano para o Dilúvio ; Ele visita Abraão e fala com ele . Ele não usa profetas ou sacerdotes aqui, mas vem com a familiaridade de um homem que trata com seu amigo. Neste livro, experimentamos a proximidade viva e tangível de Deus com suas criaturas.

O livro de Gênesis pode ser dividido em sete partes, de acordo com os sete patriarcas nele encontrados (outras divisões também são possíveis):


  1. Gênesis 1-4: Adão 
  2. Gênesis 5:18 - 24: Enoque 
  3. Gênesis 6-11: Noé 
  4. Gênesis 12-23: Abraão 
  5. Gênesis 24-26: Isaque 
  6. Gênesis 27-36: Jacó
  7. Gênesis 37-50: José
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário