João 12



                                         

O Senhor novamente em Betânia

Depois de Sua estada na cidade de Efraim , o Senhor retorna a Betânia. Ainda faltam seis dias para a Páscoa. A frase "uma festa dos judeus" está faltando aqui. Isso enfatiza o significado dessa festa para o Senhor. Nessa festa, Ele se entregará à morte como o verdadeiro cordeiro da Páscoa.

No caminho para Jerusalém, Ele chega a Betânia, onde é convidado por Marta, Maria e Lázaro. O fato de Lázaro estar presente dessa vez deve ter dado a essa visita um esplendor especial. Esse esplendor especial se torna ainda maior pelo que Maria fará ao Senhor Jesus logo em seguida. É especialmente mencionado que Lázaro é um dos presentes. O motivo para ele estar lá: ele havia morrido, mas Cristo o ressuscitou dos mortos. Aquele que dá vida e aquele que é ressuscitado estão juntos. Assim, os crentes podem se reunir como pessoas vivificadas com Aquele que lhes deu vida.

Marta prepara uma refeição para o Senhor e o serve. O serviço de Marta é enfatizado aqui em reconhecimento. Ela faz isso sem censurar o Senhor e sua irmã . Lázaro é um dos que estão reclinados à mesa. Nunca lemos uma palavra que Lázaro teria dito. Ele é um belo exemplo de um verdadeiro adorador. Ele desfruta de todo o coração a comunhão com seu Senhor sem palavras. Ele terá visto o Senhor de uma maneira totalmente nova, cheio de gratidão e admiração.

Maria unge o Senhor

Depois de ouvirmos sobre Lázaro e Marta, que têm seu próprio lugar nessa história, agora voltamos nossa atenção para Maria. O que ela faz, mesmo sem palavras, é algo muito especial. Ela não havia recebido uma revelação profética especial. Ela age de acordo com os sentimentos espirituais de seu coração, que encontrou tudo no Cristo de Deus. Ela tem um coração que sente o perigo da morte pairando sobre Sua cabeça. Outros podem pensar em Seus milagres e achar que Ele poderia se salvar, como fez, por exemplo, quando tentaram jogá-Lo da beira da montanha em Nazaré . Maria, por outro lado, pensa em Sua morte e sepultamento. Em vista disso, ela o ungiu, o seu Senhor.

Ela usa uma libra de bálsamo de unção feito de nardo puro, que é muito precioso. Assim como Davi antes dela, ela não quer oferecer um sacrifício que não lhe custe nada . Somente o melhor é bom o suficiente para seu mestre. Ela se inclina e unge os pés dele com o unguento. Seus pés falam do fato de que Ele, o Filho de Deus, veio à Terra, enviado pelo Pai para torná-Lo conhecido. Ela enxuga os pés dele com seus cabelos. Seus longos cabelos são a sua honra . Ela coloca sua honra, por assim dizer, sobre os pés do Senhor e os enxuga com ela. Isso unge seus cabelos com o mesmo bálsamo e espalha a mesma fragrância maravilhosa.

Por meio de sua devoção, da qual o cabelo comprido também fala como um véu , as pessoas ao seu redor desfrutam da adorável fragrância do Senhor Jesus. Toda a casa é preenchida com o perfume do unguento , de modo que todos os presentes possam desfrutar dele. Quando um crente honra a Cristo com seu louvor na reunião, os outros também o apreciam. 

A reação de Judas

Mas nem todos os presentes estão felizes com o que Maria fez. Há aqueles que não apreciam o que Maria fez pelo Senhor. Sabemos, pelos outros Evangelhos, que os discípulos criticaram o fato. Aqui é Judas quem critica. João o chama de "o que havia de traí-lo". Isso torna o contraste com o que Maria fez o mais claro possível.

O motivo da crítica de Judas é a quantia que Maria gastou em seu unguento. Ele sabia como calcular a quantia. Se considerarmos que um denário era o salário de um trabalhador por dia , o unguento de Maria custou o salário de um ano inteiro. Podemos converter esse valor em termos atuais. Em 1º de janeiro de 2008, o salário mínimo bruto por dia e para uma pessoa com 23 anos ou mais era de 61,62 euros, deixando um valor líquido de pouco mais de 50 euros. Para simplificar, calcularemos com 50 euros, o que significa que o unguento de Maria valia 15.000 euros. Que desperdício quando se considera quantas pessoas pobres poderiam ter sido ajudadas com ele. Pelo menos é assim que Judas vê a situação.

Mas a verdadeira razão é que ele teria se enriquecido com o dinheiro. Ele não tinha nada para os pobres. Ele só pensava em si mesmo. Além dos motivos malignos de Judas, há também muitos cristãos que argumentam como Judas. Eles dizem que o tempo de adoração é um tempo perdido porque a necessidade no mundo é muito grande. Eles acham que compartilhar o evangelho ou ajudar as pessoas necessitadas é muito mais importante do que a adoração.

Sem dúvida, essas são coisas importantes que precisam ser feitas. Mas quando dizemos que essas coisas são mais importantes do que adorar o Filho e o Pai, estamos dizendo que as pessoas são mais importantes do que Deus. Nesse mesmo Evangelho que João escreveu, o Senhor Jesus deixa claro o que o Pai está procurando: Ele está procurando adoradores . Maria é uma dessas pessoas. O fato de Ele estar procurando por ela mostra que - para dizer de forma um tanto desrespeitosa - elas não podem ser encontradas em todas as esquinas, pois são bastante raras .

É notável que o Senhor tenha confiado o cuidado das finanças dos discípulos a Judas. Ele não teria feito melhor se tivesse confiado isso a Mateus? Como cobrador de impostos, Mateus havia aprendido a lidar com dinheiro. Embora um serviço para o Senhor muitas vezes esteja ligado ao que fazemos ou fizemos em nossa vida profissional, essa não é a maneira usual pela qual o Senhor dá designações aos Seus. O fato de Ele ter deixado Judas encarregado das finanças não significa que tenha feito isso porque Judas era um ladrão. No entanto, Ele colocou Judas à prova, assim como colocou Adão e Eva à prova e como frequentemente nos coloca à prova.

Quando Ele coloca alguém à prova, não o faz porque quer saber como a pessoa reagirá, mas para fazê-la provar sua dependência do Senhor. Se a pessoa fizer isso, ela cumprirá sua tarefa para a glória de Deus. Se o homem não fizer isso, ele falhará em seu próprio detrimento e para sua própria vergonha.

Reação do Senhor

O Senhor repreende Judas. Ele não faz isso expondo a hipocrisia de Judas, mas expressando Seu apreço pelo ato de Maria em contraste com o comportamento hipócrita de Judas. Ele justifica o ato dela, um ato que não poderia ser evitado. O que ela fez, Ele pôde operar em Sua graça no coração dela, porque ela se sentou a Seus pés para ouvir Sua palavra .

Quando alguém adota essa atitude em relação a Ele, o Senhor pode mostrar o que está em Sua mente, de modo que sentimentos espirituais por Ele são formados. Quem é influenciado dessa forma sabe o que Lhe é devido sem que Ele tenha explicitamente revelado Sua vontade.

Por tê-Lo ouvido, Maria entendeu que seu amado Senhor morreria e seria sepultado. Ele havia dito isso muitas vezes, mas os discípulos não entendiam. Mas ela entendeu. Por isso não a encontramos em Seu túmulo, como as outras mulheres que queriam ungi-lo. Elas chegaram tarde demais porque Ele já havia ressuscitado. O que as mulheres queriam fazer por amor, embora por ignorância, Maria já havia feito aqui.

Como era raro pessoas sentirem algo do que estava sendo esperado pelo Senhor e o que estava em Sua mente. Como ainda são raros os crentes que, por meio do contato íntimo com Sua Palavra, entendem o que Ele realizou por meio de Sua morte, sepultamento, ressurreição e glorificação, e que O honram por isso consagrando suas vidas a Ele.

Em seguida, ele prossegue, salientando que eles sempre terão os pobres com eles, mas nem sempre O terão com eles. Sempre haverá pessoas pobres e, portanto, oportunidades para ajudá-las. Ele logo se separaria deles, e então eles não poderiam mais fazer por Ele o que ainda era possível agora. Maria entendeu isso e o colocou em prática. Ela definiu suas prioridades corretamente. Ela economizou e usou seu dinheiro para comprar unguento para o Senhor. Ela não usou o unguento para o enterro de seu irmão, mas o guardou para o enterro do Senhor. Ele sempre e em toda parte merece o primeiro lugar. O que é feito nEle é mais importante do que o que é feito para Ele.

O plano para matar Lázaro

A chegada do Senhor a Betânia não passou despercebida. Os judeus estavam procurando por Ele , e agora O encontraram. Aliás, eles não estão apenas curiosos sobre Ele, de quem tanto ouviram falar e de quem muitos também viram muita coisa, mas também estão curiosos para ver Lázaro. O que esse Jesus fez com ele é, sem dúvida, absolutamente espetacular. Eles se maravilham com isso como se fosse um animal raro em um zoológico. Esse é o mesmo tipo de curiosidade que Herodes tinha pelo Senhor . Repetidamente, descobrimos que os judeus estão ansiosos para ver sinais sem um desejo genuíno de realmente conhecer Cristo.

Os líderes religiosos veem Lázaro como um grande perigo. Sua ressurreição é uma enorme propaganda para Cristo. Por isso, Lázaro também deve ser morto. Assim como Jesus, alguém que aponta tão claramente para Ele e Seu poder deve ser removido do caminho, do caminho deles. Toda testemunha viva é um espinho no lado do inimigo. Lázaro é uma testemunha poderosa de Jesus apenas por sua aparência viva. Sem palavras, ele leva muitos a crer Nele. Simplesmente pelo fato de vê-lo vivo, os judeus acreditam naquele que fez isso acontecer.

Como essa fé se baseia em um sinal - o sinal da ressurreição de Lázaro -, devemos temer que essa fé nada mais seja do que fé em alguém que realiza sinais. Podemos aprender com isso que, se nossa vida testificar que temos uma nova vida, esse testemunho apontará outros para Ele. Assim, não precisamos ficar dizendo algo.

A entrada em Jerusalém

No dia seguinte, as multidões receberam a notícia de que o Senhor estava a caminho de Jerusalém. Ele já estava em Betânia. Isso significa que Ele entrará na cidade em breve. A notícia de Sua chegada causa uma reação espontânea entre o povo. Eles ficaram tão impressionados com tudo o que ouviram e com o que muitos viram Dele que saíram para encontrá-Lo.

Essa honra que é demonstrada ao Senhor aqui é provocada pelo Espírito de Deus. Deus quer que Seu Filho seja honrado publicamente antes que Ele se retire da vista do público com Seus discípulos. Para fazer isso, Deus usa o sentimento geral da multidão, que vê Nele o Messias prometido.

Sabemos agora que a multidão como um todo não se converteu, mas que só se impressionou com Ele de forma externa. Eles o viram fornecer pão e cura. Seus líderes religiosos nunca fizeram nada disso por eles, mas apenas se enriqueceram às custas deles. Os gritos espontâneos de hosana, no entanto, nada mais são do que uma emoção superficial. Vemos isso quando ouvimos a multidão gritando "Crucifica-o" alguns dias depois. Isso mostra como a preferência das pessoas é variável.

No entanto, Deus trabalha por meio de seu Espírito na multidão para dar a seu Filho esse poderoso testemunho público. Eles quebram ramos de palmeira, que são um símbolo de vitória. Em seguida, saem para encontrá-Lo, usando as palavras do Salmo 118 . A palavra "Hosana" é hebraica e significa "salve". Embora essa palavra fosse originalmente um pedido de ajuda, parece ter se tornado cada vez mais uma expressão de louvor (como W. E. Vine escreve em seu An Expository Dictionary of New Testament Words). Esse é o sentido em que a multidão a usa aqui.

Eles confessam, com as palavras do salmo, que o Senhor Jesus vem em nome do Senhor. No entanto, esse louvor não canta a glória de Cristo da maneira sublime como ela nos é apresentada neste Evangelho. Ele é visto nesse Evangelho como o Filho que o Pai enviou e que vem em nome do Pai. Mas encontramos um bom indício disso nessa citação que a multidão coloca em suas bocas. Eles acrescentam ao seu louvor que Ele é o Rei de Israel.

Por meio dos dois juntos, eles reconhecem plenamente Sua dignidade como Messias. Também é bom lembrar que a confissão da multidão - embora infelizmente não venha de uma convicção interior de consciência - é um retrato do que o remanescente arrependido dirá quando o Senhor retornar no futuro para de fato reinar como Messias em nome do SENHOR .

Não ouvimos uma palavra de reconhecimento ou repreensão do Senhor. Vemos que Ele se assenta em um jumentinho e, assim, cumpre o que está escrito sobre Ele. Assim, sabemos que Ele aceita o testemunho da boca da multidão como o testemunho realizado por Deus.

Aqui está escrito que Ele encontrou um jumentinho. Em outros evangelhos, lemos que Ele enviou Seus discípulos para buscar o jumentinho e menciona o local exato onde o animal deveria ser encontrado. Novamente, o fato de Ele ter encontrado o animal se encaixa nesse evangelho. Como Deus, o Filho, Ele faz tudo sozinho.

Com essa ação, o Senhor cumpre a profecia de Zacarias 9 . Ele está sempre ocupado cumprindo a vontade de Seu Pai. Ele sabe o que está escrito sobre Ele e sabe o que deve ser cumprido em um determinado momento. Ele se alinha com isso .

Embora Seus discípulos, que realmente acreditam Nele, vejam essas coisas, eles não entenderam completamente o significado do que está acontecendo. Talvez eles tenham se alegrado com a multidão porque pensaram que, afinal, Ele estabeleceria o reino . Como eles estavam enganados nesse ponto. Eles só entenderiam o significado desse evento depois de Sua glorificação. Então o Espírito Santo viria e os guiaria a toda a verdade .

A multidão e os fariseus

Enquanto a grande multidão O aplaude, há outra multidão que estava com Ele quando ressuscitou Lázaro. Essa multidão testemunha esse grande evento. Eles estão particularmente impressionados com esse sinal. Tal coisa é realmente incrível, e eles puderam ver com seus próprios olhos.

Essa também é uma grande graça que, infelizmente, a maioria deles não reconheceu. O que o Senhor fez com Lázaro, Ele quer fazer com cada pessoa em um sentido espiritual. Esperemos e oremos para que esse milagre de ser vivificado ainda possa ocorrer na vida de muitas pessoas.

A multidão que estava presente na ressurreição de Lázaro sai para encontrar a outra multidão que já havia se juntado ao Senhor. Deve ter sido uma procissão impressionante, tudo para a honra de Cristo e por causa do sinal que Ele havia realizado. O acréscimo de que foi por causa do sinal deixa claro que se trata apenas de uma expressão espontânea de sentimento e não de uma conversão interior.

Vemos o tipo de expressão emocional que frequentemente vemos em reuniões de massa. Não há quase nenhum espaço para a fé vivida pessoalmente. Os sentimentos são despertados pela grande multidão. Assim, não há um encontro pessoal com o Senhor Jesus.

Os fariseus viam as coisas de forma bem diferente. Eles olham com relutância e inveja para as grandes multidões que o Senhor atraiu. Perderam o contrôle. Eles precisam reconhecer que o "mundo inteiro" O seguiu. Judeus de todo o mundo vieram a Jerusalém . O versículo 20 também menciona os não-judeus. Os líderes sentem que não têm mais as massas sob controle. Isso mostra como o homem hostil a Deus é impotente quando Deus usa os sentimentos das massas por um momento para fazê-las aplaudir seu Filho.

Alguns gregos querem ver Jesus

Pessoas das nações vizinhas também vieram à festa para adorar. Não se trata de judeus, mas de gentios, possivelmente prosélitos, ou seja, gentios que se converteram à fé judaica. Talvez eles tenham sido abordados apenas por isso, como também podemos presumir do eunuco da Etiópia ; . Eles ouviram falar de Jesus no meio da multidão e gostariam de vê-Lo. Essa é uma obra do Espírito de Deus em seus corações.

Talvez eles tenham medo de ir diretamente a Ele e, por isso, recorreram primeiro a Filipe. Parece que Filipe não sabe o que fazer com esse pedido, porque ele primeiro discute o assunto com André. Filipe e André estão com o Senhor desde o princípio . Então eles vão juntos ao Senhor e dizem para Ele que há alguns gregos que gostariam de vê-Lo.

A resposta do Senhor

A pedido dos gregos, que os dois discípulos transmitiram ao Senhor, Ele novamente deu uma instrução especial sobre Si mesmo, sobre Sua obra e os resultados dela. Para entender corretamente essa instrução, devemos ter em mente que os gregos representam todos os não-judeus. Por isso, o Senhor Jesus não fala de si mesmo como o Filho de Deus que ressuscita os mortos ou dá vida, nem de si mesmo como o Filho de Davi, o Messias prometido, mas como o Filho do Homem que é glorificado. Quando Ele for glorificado como o Filho do Homem, será uma bênção para todos os povos e não apenas para os judeus. Então, não apenas alguns gregos o verão, mas o mundo inteiro .

Antes que isso aconteça, porém, Ele precisa morrer para ser ressuscitado e glorificado, primeiro no céu e depois publicamente na Terra. Os gregos desejam ver Jesus, o que significa que eles O veem como nada mais do que um homem na Terra e desejam vê-Lo como tal. Mas não é possível realmente ver Jesus como um homem em Sua humildade na Terra se não tivermos entendido primeiro que Ele é o homem glorificado no céu. E isso só é possível se tivermos visto que Ele foi até a morte.

Com isso em mente, o Senhor fala de Si mesmo como o grão de trigo que deve cair na terra e morrer. Esse é o pré-requisito para podermos participar de Sua glorificação. Ele introduz esse pré-requisito novamente com o duplo "Na verdade" e o explícito "eu vos digo". Também é extremamente importante que Ele morra como o grão de trigo, porque se não morrer, não poderá haver fruto. É exatamente porque Ele vai até a morte que haverá frutos abundantes, assim como uma espiga de trigo com muitos grãos de trigo cresce a partir de um grão de trigo que cai na terra e morre.

O fato de sua morte ser a única maneira de esse fruto surgir deixa clara a condição humana. Nenhum fruto pode ser esperado do homem porque ele vive em pecado. Somente a morte é a resposta para a necessidade do pecado, e somente sua morte é a saída para o pecador e faz dele "muito fruto" por causa da obra de Cristo. Esse fruto é a descendência espiritual, o resultado de sua obra ; .

Aqueles que são o fruto de sua ressurreição o seguirão em sua vida na Terra. Isso significa que um discípulo do Senhor Jesus participará de Seus sofrimentos. Esses não são os sofrimentos na cruz por causa dos pecados, mas os sofrimentos que são infligidos a alguém pelos homens porque ele segue a Cristo. Não é diferente para o servo e para o mestre. O que o Senhor Jesus disse sobre Si mesmo se aplica a todos que querem pertencer a Ele.

Todos os que querem pertencer a Ele precisam morrer. Essa morte acontece quando a pessoa condena a si mesma. Ela desiste de seus próprios desejos e percebe que a morte de Cristo pôs fim à sua própria vida. Qualquer pessoa que odeia sua vida neste mundo demonstra isso ao deixar de viver para si mesma. Essa pessoa guarda sua vida para o momento em que ela será plenamente desfrutada na glória eterna.

Essa é uma das poucas vezes em que João descreve a vida eterna como algo que está no futuro e não como parte do presente do crente. Uma vida perdida, uma vida que é odiada, é uma vida em que alguém serve a Cristo e O segue. Quem O segue automaticamente vai para onde Ele está, por assim dizer, ou seja, para a casa do Pai. Uma honra especial aguarda esse crente lá. O Pai honrará aquele que serve ao Filho. Isso não é ótimo?

Glorificação do nome do Pai

Depois dessa instrução por ocasião da pergunta dos gregos, o Senhor fala sobre o que O espera. Não é Seu objetivo imediato ir até Seu Pai. Ele tem plena consciência das coisas que lhe acontecerão de antemão: os sofrimentos que enfrentará. Quando pensa nisso, Sua alma fica abalada. Ele não pensa no sofrimento que será infligido a Ele pelos homens, mas no que sofrerá de Deus por causa do pecado.

Ele deveria, portanto, pedir ao Pai que o salvasse dessa hora? Não, porque Ele tem a honra e a glorificação do Pai diante de Seus olhos e sabe que o amor do Pai O guia. Afinal de contas, Ele se tornou o Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo , porque o pecado desonrou muito Seu Pai. Seu amor pelo Pai O leva a essa hora de necessidade imensurável para que Deus possa ser glorificado em meio a um mundo pecaminoso ao tirar o pecado e para que os pecadores possam ser salvos com base na justiça.

O Filho se volta para o Pai e pede para Ele glorificar Seu nome como Pai. Ele veio à Terra, antes de tudo, com esse propósito. A resposta vem imediatamente. A voz do Pai ressoa do céu. O Pai glorificou Seu próprio nome na ressurreição de Lázaro (e também em toda a vida de Seu Filho), e Ele glorificará Seu glorioso nome de Pai novamente na ressurreição de Seu Filho amado e também por meio da obra de Seu Filho na cruz.

A voz do Pai não pode ser ouvida pela incredulidade. Quando os incrédulos ouvem algo do Pai, a incredulidade especula sobre o som. A multidão pensa ter ouvido um trovão. Homens que não têm um relacionamento com Deus sentem a fala do Pai como um trovão. Outros vão mais longe e pensam que um anjo falou com Ele. Em todo caso, eles ouviram uma voz e até concluíram que essa voz foi dirigida a Ele, mas sem ter entendido ou compreendido nenhuma das palavras. Mas eles também estão longe da verdade.

O Senhor explica que a voz não era para Ele, mas para eles. Foi um testemunho adicional para a multidão de Seu relacionamento com o Pai, se ao menos eles tivessem ouvidos para ouvir corretamente.

Quando eu for levantado da terra

O Senhor fala de um novo agora. O agora usado no capítulo 5 refere-se à Sua descida ao mundo. O agora que o Senhor diz aqui se refere à sua cruz. Quando o Pai falou sobre a glorificação de Seu nome em conexão com a ressurreição de Seu Filho, isso significa julgamento para o mundo e para o príncipe do mundo. A ressurreição de Cristo é a prova de que o Pai não tem mais nenhum relacionamento com o mundo e deve entregar o mundo ao julgamento por ser incorrigivelmente mau.

Esse novo agora também tem consequências para o diabo. Ele será expulso ; ; . Embora ainda leve algum tempo até que esse julgamento seja realizado, ele é certo devido à ressurreição do Senhor Jesus. Para o crente, isso significa que, por meio de seu relacionamento com Cristo na ressurreição, ele não pertence mais ao domínio do diabo.

Cristo, ao ser pendurado na cruz, torna-se o centro de atração para todos os Seus. Ali na cruz, Ele atrai os Seus do atual mundo mau para Si . Com a referência à exaltação da terra, com a qual o Senhor deixa claro como morrerá, Ele anuncia Sua morte na cruz. Somente por meio da morte na cruz alguém será levantado da terra. É também assim que a escritura será cumprida, que Ele morreria em um madeiro ; . Assim, o Senhor exclui a possibilidade de ser morto por apedrejamento, o método habitual de execução entre os judeus.

A multidão sabe que Ele se chamou Filho do Homem. Eles conhecem esse título de Daniel 7 e agora Ele fala sobre Sua exaltação. Talvez eles tenham entendido que Ele falou sobre a cruz . Também é possível que estivessem pensando que Ele iria para o céu porque já havia falado sobre isso uma vez antes . De qualquer forma, eles sabiam pela lei que o Cristo, uma vez na Terra, sempre permaneceria em Seu trono na Terra ; ; . Nenhuma exaltação à cruz ou ao céu se encaixa nisso. Ele poderia então ser o Filho do Homem? E se não era, então quem era Ele?

Os argumentos deles continuam indo na direção errada porque eles não sabem - e não queriam saber - sobre um Filho do Homem sofredor. Isso porque se esquecem do Salmo 8, onde está escrito que Ele teve de ser humilhado entre os anjos por um curto período de tempo por causa do sofrimento da morte.

Último chamado para crer na luz

O Senhor não responde às perguntas curiosas deles, mas ressalta que só lhes resta pouco tempo para escapar das trevas. Agora Ele ainda está com eles como a luz. Se ao menos eles se refugiassem Nele e andassem na luz! Assim, a escuridão da noite não se apoderaria deles, deixando-os completamente sem direção. Com Sua pessoa, eles têm a luz com eles.

Ele os chama a crer Nele. Então, eles se tornarão filhos da luz, homens que são caracterizados pela luz porque vieram da luz ; ; . Eles então entenderão tudo o que Ele disse e também espalharão luz para os outros ; . Após esse convite, o Senhor se afasta deles; eles não podem mais encontrá-Lo.

A incredulidade do povo

Aqui se diz com palavras claras que todos os sinais do Senhor não os levaram a crer nele . Isso não é surpreendente, pois foi predito. Eles O rejeitam apesar dos muitos sinais que Ele realizou diante deles; isso é um cumprimento da palavra do profeta Isaías . Isaías pregou e falou em seus dias sobre o poder do SENHOR em favor do Seu povo. No entanto, o povo não deu ouvidos, mas rejeitou o Senhor. João agora aplica essa palavra de Isaías ao Senhor Jesus; na verdade, ele até diz que essa palavra de Isaías está sendo cumprida agora.

Com essa citação, João pergunta ao Senhor, por assim dizer, com espanto, se a pregação dos profetas de Deus e a do Senhor Jesus em particular tiveram algum resultado, apesar da revelação do poder de Cristo ao Seu povo. Mas há uma resposta para essa pergunta. Isaías também dá essa resposta. Isaías diz que Deus cegou os olhos de seu povo e endureceu seus corações. Esse julgamento de endurecimento é o resultado de sua recusa absoluta em obedecer a Deus. Eles O rejeitaram e a Sua palavra. Assim foi nos dias de Isaías, e assim é aqui com o Senhor Jesus. O povo não quer crer.

Então, em algum momento, Deus decide que o povo também não pode mais crer. Ele sela a decisão deles. Também encontramos as mesmas palavras de Isaías sobre o endurecimento quando o povo rejeitou o testemunho sobre o Cristo glorificado . Assim, vemos que o Deus triúno foi rejeitado:
1) Em Isaías 6, isso se refere ao Senhor dos Exércitos.
2) Aqui diz respeito ao Senhor Jesus.
3) Em Atos 28, diz respeito ao testemunho do Espírito Santo.

Após a citação de Isaías, João explica que quando Isaías falou sobre o SENHOR, na verdade ele estava falando sobre o Senhor Jesus. Isso nos dá uma prova clara e convincente de que o Senhor Jesus é o mesmo que o SENHOR do Antigo Testamento. O Senhor Jesus é Deus, e onde quer que Deus tenha se revelado no Antigo Testamento, Ele o fez em Seu Filho. Isso não pode ser dito mais claramente do que João o faz aqui. Que glória Isaías viu? Ele viu "o Rei, o SENHOR dos Exércitos" . E João diz aqui que Isaías estava falando Dele, ou seja, do Senhor Jesus. Que testemunho impressionante!

O julgamento do endurecimento veio sobre o povo como um todo. Ele também tinha de vir, pois, embora muitos dos governantes acreditem Nele, eles o fazem sem realmente confessá-Lo. Eles não O confessam de acordo com a verdade de Sua pessoa, pois O veem apenas como alguém que realiza sinais. Eles o admiram secretamente, mas não o confessam publicamente porque têm medo dos fariseus. Se os fariseus soubessem que eles o admiravam, seriam expulsos da sinagoga. E isso não vale a pena para eles. A verdadeira razão pela qual eles não confessam Cristo publicamente é que a honra perante os homens é mais importante para eles do que a honra perante Deus. A honra com Deus vem em segundo lugar, a honra dos homens vem em primeiro.

Último testemunho

O Senhor os chama como um testemunho final de que eles não podem crer Nele sem também crer no Pai. Esse é, na verdade, um resumo de todo o Seu ministério neste evangelho em meio ao Seu povo e ao mundo. Trata-se Daquele que O enviou. Não é possível buscar Sua honra sem, ao mesmo tempo, honrar a Deus. Crer nEle também significa crer nAquele que O enviou. A fé Nele, somente por causa de Seus sinais, não é uma fé que dá vida eterna. Quem quer que olhe para Ele da maneira correta, ou seja, com fé, vê o Pai que O enviou. Mais uma vez, o Senhor enfatiza muito a Sua unidade com o Pai.

Mais uma vez, Ele aponta para Si mesmo como a luz que veio ao mundo para salvar das trevas. Isso acontece com todos que creem Nele. Ele não julgará imediatamente quem ouve Suas palavras e as ignora. Esse não é o propósito para o qual Ele veio à Terra. Ele não veio para julgar, mas para salvar o mundo . Portanto, alguém pode rejeitá-Lo impunemente e ignorar Sua palavra? Não, ele certamente será julgado no último dia.

O padrão pelo qual ele será julgado é a palavra que o Senhor proferiu. Ficará claro que essa pessoa ouviu a palavra do Senhor, mas deliberadamente a desconsiderou. O que está em questão é a palavra, o logos, que Ele falou, e não as palavras individuais. Ao apontar para o logos como o meio que julga alguém, Ele está apontando para Si mesmo. Ele é o logos, uma palavra que indica que Ele é o que fala. O logos, ou seja, o Filho que se tornou conhecido por meio de Sua Palavra, julga o homem. É extremamente grave rejeitá-Lo como o logos, pois quem rejeita a palavra do Filho também rejeita a palavra do Pai que O enviou. Em Suas palavras e ações, o Filho está completamente sujeito ao Pai e, ao mesmo tempo, é tão uno com o Pai que qualquer um que O rejeite também rejeita o Pai.

O Senhor Jesus fala aqui, pela segunda vez, de um mandamento que Ele recebeu de Seu Pai. O primeiro mandamento que o Pai Lhe deu diz respeito a dar Sua vida e retomá-la . O segundo mandamento diz respeito a tudo o que o Pai Lhe disse para dizer e falar. Ele sabe do que está falando e o que significam as palavras do Pai. Ele conhece essas palavras de maneira perfeita. Não há nada obscuro no que o Pai Lhe disse para dizer. Ele está completamente por trás dessas palavras. Ele não as transmite mecanicamente, mas com total concordância e os sentimentos correspondentes.

Ele sabe que o mandamento significa vida eterna para todos que o aceitarem. Por isso Ele falou tudo da maneira que o Pai Lhe disse em uma conversa pessoal; Ele não escolheu Sua própria forma de transmissão. Ele também não foi além das palavras que o Pai Lhe disse. Ele disse exatamente isso - e não mais do que isso - porque essas palavras estão perfeitamente direcionadas aos Seus ouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário