Evangelho de João

 


 

Introdução

Quando descrevemos uma pessoa, podemos fazê-lo de diferentes pontos de vista. Por exemplo, podemos descrever alguém como o pai de uma família. Depois, também podemos descrever a mesma pessoa como um colega ou um vizinho. Vemos como, dessa forma, quatro evangelistas - sob a inspiração do Espírito Santo - relataram a vida do Senhor Jesus durante sua estada na Terra. Nas quatro descrições de vida que temos na Bíblia como resultado, Mateus relata em seu Evangelho sobre o Senhor Jesus como Rei, Marcos O apresenta como servo, Lucas O descreve como o verdadeiro homem e, finalmente, João escreve sobre Ele como o eterno Filho de Deus.

Os quatro seres viventes no Livro do Apocalipse são símbolos excelentes para cada um dos quatro Evangelhos. O quarto desses quatro seres viventes é semelhante a uma águia voando. Esse símbolo se encaixa no Evangelho que apresenta o Senhor Jesus como o Filho de Deus que veio do céu para a Terra. A cor que combina com esse Evangelho é o azul.

O objetivo desse Evangelho é que vejamos o Senhor Jesus como Deus, o Filho. Daí a injunção: " Eis aqui está o vosso Deus" . Por um lado, lemos que ninguém jamais viu ou pode ver Deus ; , mas, por outro lado, é dito sobre o Senhor Jesus que, como o Filho unigênito, que está no seio do Pai, Ele O tornou conhecido . Isso é descrito de uma maneira única neste Evangelho.

Um dos revisores, ao fazer suas correções finais, deu sua impressão desse Evangelho da seguinte forma: "Estamos lidando com um leito de rio limitado aqui, mas a correnteza em si não é limitada. E esse é um pensamento alegre. Espero ter ajudado com minha contribuição. Foi um grande privilégio ler e refletir sobre esse Evangelho com tanta intensidade. Entretanto, quase acho que agora entendo ainda menos do que antes, porque ele é particularmente rico. Que felicidade é ter vida em seu nome por meio da fé."

Introdução ao Evangelho de João


O Evangelho de João tem um caráter especial. Qualquer pessoa que o leia com atenção perceberá isso, mesmo que nem sempre entenda claramente por que isso acontece. Ele não apenas impressiona a mente, mas também atrai o coração de forma única: Esse Evangelho apresenta a pessoa do Filho de Deus como Aquele que se humilhou para poder dizer: "Dá-me de beber" .

Esse Evangelho é muito diferente dos outros três Evangelhos. Nele encontramos detalhes muito valiosos sobre a vida do Salvador na Terra, como Sua paciência e Sua graça. Ele é a expressão perfeita do bem em meio ao mal. Seus milagres são todos (com exceção da maldição da figueira) milagres de bondade, expressões do poder divino na bondade. No entanto, vemos com clareza crescente como Ele, que dessa maneira impressionante revela Deus em bondade e graça, é rejeitado.

João o mostra para nós de forma bem diferente. Ele O apresenta a nós como uma pessoa divina, Deus revelado no mundo. Essa pessoa divina é a vida eterna. Nele, essa vida é vista. Mas está claro que o mundo e os Seus (ou seja, Israel) não têm nenhuma conexão com ele desde o início. Esse Evangelho não se refere às necessidades do pecador, mas ao desejo do coração de Deus, o Pai, de ter filhos com Ele na casa do Pai. E Ele quer compartilhar essa bênção da casa do Pai com Seus filhos mesmo agora.

Além disso, com exceção de algumas passagens, esse Evangelho não trata do céu. É quase sempre sobre a graça e a verdade no Filho aqui na Terra.

João escreve seu Evangelho para desmascarar a influência dos chamados gnósticos. Essas pessoas (literalmente "conhecedores") negavam qualquer conhecimento certo sobre Deus e sobre as coisas divinas. Eles negavam tanto a divindade real quanto a humanidade real do Filho. João articula o propósito do evangelho no capítulo .

Com o notável aumento da influência do Islã sobre os cristãos, esse evangelho também é relevante nesse aspecto. Li o seguinte na revista mensal De Oogst (A Colheita) de abril de 2008: "O fato de a divindade de Jesus Cristo ser vendida ao preço de um bom relacionamento com o Islã atesta a erosão e a decadência do cristianismo. (...) Recentemente, um estudo sobre Willow Creek disse que muita salvação poderia ser esperada da crescente cooperação entre a Igreja e o Islã; cristãos e muçulmanos devem formar uma unidade cada vez maior. Afinal de contas, ambos são o Povo do Livro, adoram o mesmo Profeta e concordam em muitas questões religiosas, como oração, sexualidade, pecado e família. Socialmente, também, há muitas semelhanças entre cristãos e muçulmanos. Eles devem se tornar aliados na guerra cultural dos próximos anos."

Felizmente, esse Evangelho ainda faz parte da Palavra de Deus. Ainda podemos lê-lo e usá-lo para nos armar contra as artimanhas do diabo.

Embora João não dê seu nome em lugar algum, ele fala de si mesmo como o discípulo "a quem Jesus amava", o que significa que ele era amado pelo Senhor ; ; ; .

Nenhum comentário:

Postar um comentário