João 2



                    

Um casamento no terceiro dia

João, o escritor deste Evangelho, fala aqui de um "terceiro dia". Com isso, ele poderia se referir ao terceiro dia após a chegada do Senhor à Galileia. Mas também pode significar o terceiro dia após a conversa do Senhor com Natanael no final do capítulo anterior. João já falou várias vezes sobre o "dia seguinte" , e isso tem um significado não apenas histórico, mas, acima de tudo, profético. Nesses dias sucessivos, podemos discernir uma sequência de períodos sucessivos de tempo, cada um com suas próprias características particulares. Em cada um desses períodos, o Senhor é o centro, mas Ele é visto em um relacionamento e glória diferentes a cada vez.

Na primeira vez em que se fala do "dia seguinte" , ele é precedido pelo que podemos chamar de primeiro dia. Esse dia é marcado pela pregação de João Batista . Mas algo também precede esse primeiro dia, a saber, o que encontramos nos primeiros versículos do capítulo 1 . Esses versículos formam uma introdução geral a todo o Evangelho. Eles falam sobre o Verbo eterno que se tornou carne e, dessa forma, veio ao mundo. Isso conecta a eternidade com o tempo e a vida na Terra. Assim que isso acontece, o testemunho de João Batista ressoa. João Batista está ligado ao Antigo Testamento, mas sua aparição encerra este tempo . Trata-se daquele que vem depois dele.

Ele aponta para Ele no "dia seguinte" como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele testifica Dele que Ele é o Filho de Deus . Esse é um novo testemunho da pessoa e da obra de Cristo, cujos resultados se estendem por toda a eternidade.

No "dia seguinte" , Cristo se torna o centro de atração para os crentes . Podemos relacionar isso ao tempo em que vivemos e no qual o Senhor Jesus, por meio do Espírito Santo, forma e une a igreja a Si mesmo. Os crentes experimentam isso quando se reúnem em torno Dele .

Em outro "dia seguinte" , ouvimos o testemunho de Natanael. Nesse testemunho, Natanael confessa que o Senhor Jesus é o Filho de Deus e o Rei de Israel. Foi assim que Natanael, como israelita temente a Deus, veio a conhecê-Lo no Salmo 2 . Natanael é uma figura do remanescente fiel de Israel que O conhecerá como o Filho de Deus e o Rei de Israel. Isso acontecerá quando Ele retornar ao Seu povo Israel após o tempo de reunião da igreja para cumprir a bênção há muito prometida ao Seu povo.

Finalmente, o desse capítulo fala do "terceiro dia". O terceiro dia nas Escrituras geralmente fala da ressurreição do Senhor Jesus (por exemplo, ) e, portanto, do início de uma nova ordem de coisas. Aqui vemos Cristo no reino da paz, trazendo bênçãos e alegria ao Seu povo e, por meio do povo, a toda a Terra. É por isso que João fala de um casamento em conexão com o "terceiro dia". Essa é uma ilustração da "coisa maior" de que o Senhor falou nos últimos versículos do capítulo anterior.

O fato de ser uma bênção da qual o povo de Israel também participará fica evidente pelo fato de que "a mãe de Jesus" também estava presente. Afinal de contas, Cristo nasceu de Israel . Além da bênção geral para toda a Terra, há também uma bênção especial para Israel. Mas essa bênção só poderá acontecer quando esse povo, ou seja, um remanescente, se converter a Ele. Em conexão com essa conversão, fala-se também de um "terceiro dia" .

Falta de vinho

Como também vemos nos outros Evangelhos, o Senhor Jesus sempre é convidado para algum lugar e, muitas vezes, Ele aceita o convite. Portanto, aqui, juntamente com os discípulos que Ele reuniu ao Seu redor no capítulo anterior, Ele é convidado para um casamento. Encontramos aqui uma bela referência para todos os casamentos de crentes. Foi Deus quem instituiu o casamento, e ele só atinge sua plenitude quando é celebrado na presença do Senhor Jesus e dos crentes. Ao fazer isso, a pessoa reconhece que Ele instituiu a celebração do casamento e invoca Sua bênção sobre esse casamento.

Entretanto, parece que, embora o Senhor tenha sido convidado aqui, Ele não é particularmente notado. Ele é um entre outros convidados, e esse é um lugar que não Lhe faz justiça. Onde Ele está, Ele tem direito ao primeiro lugar.

Em um determinado momento, há falta de vinho. Isso é um desastre em um casamento, pois significa o fim da alegria da qual o vinho fala ; . A mãe do Senhor Jesus percebe esse fato e o relata ao Filho. Ela sabe que Ele pode remediar a angústia.

O Senhor repreende Sua mãe com uma resposta que mostra que ela quer que Ele aja prematuramente. É possível que seus sentimentos maternais também tenham um papel importante, pois ela acha que essa é uma ótima oportunidade para o filho se tornar conhecido. No entanto, Ele não é guiado pela afeição natural, que é boa e correta. Ele é Deus, que sabe perfeitamente o momento certo para agir em tudo.

Ele repreende a mãe de maneira apropriada. Ela deve esperar a hora ou o momento que Ele determinar. Dessa forma, Ele deixa claro que Sua hora de ser glorificado ainda não chegou. Primeiro deve chegar a hora em que Ele se entregará para sofrer e morrer ; ; . Somente depois disso chegará a hora de Sua glorificação ; ; .

A propósito, vemos em sua repreensão a Maria uma clara evidência de como a veneração a Maria é descabida. Ela também era um ser humano falível, por mais privilegiada que fosse por ser a mãe do Senhor Jesus. Mas ela, assim como qualquer outro ser humano, precisava da redenção que Ele realizou na cruz.

Maria não se rebelou contra a repreensão de seu Filho. Ela a entendeu e a aceitou como justificada. Isso fica evidente em suas palavras aos servos. Sua confiança Nele permanece inabalável. Ela sabe que Ele dará uma solução, mas no tempo Dele. Por isso ela instrui os servos a fazerem tudo o que Ele disser.

Essas são as últimas palavras que encontramos de Maria na Bíblia. Pode-se enfatizar cada palavra da frase: "Fazei tudo quanto ele vos disser". Fazei: é a execução do que Ele diz. Tudo quanto: o que Ele diz deve ser feito e nada mais, portanto, você não pode fazer o que quiser. Ele: é o Senhor Jesus, o Provedor, que fala. Vos: é cada um a quem se dirige pessoalmente.  Disser: indica as palavras que Ele fala.

O Senhor transforma água em vinho

Há seis talhas de pedra com água ali. Elas estavam ali para que os convidados pudessem observar as regras judaicas de purificação. O conteúdo das talhas varia entre duas e três metretas, ou seja, duas ou três vezes 39 litros. O Senhor dá a ordem para encher as talhas de água. Evidentemente, elas estão vazias.

Isso deixa simbolicamente claro que, de acordo com o costume judaico de purificação, não pode haver pureza diante de Deus. Em outros Evangelhos, o Senhor condenou veementemente a pureza externa que se buscava alcançar por meio dos costumes de purificação judaicos ; . As pessoas que se apegam a um ritual externo se levam a sério. Elas não têm a verdadeira alegria porque não têm comunhão com Cristo. Somente Ele pode mudar os rituais vazios e mortos por meio da água que Ele dá e transforma em vinho.

A ordem do Senhor é obedecida, as talhas são enchidas até a borda com água. É bom obedecer à ordem do Senhor com o máximo de obediência. Assim, a bênção também é maior. Vemos também que Ele sempre dá ordens que as pessoas também podem cumprir; então Ele faz coisas que as pessoas não podem fazer. Assim, Ele dá aos homens a ordem de remover a pedra do túmulo de Lázaro. Ele então chama Lázaro de volta à vida .

Depois que as talhas estiverem cheias de água, Ele lhes diz para tirá-la das talhas e levá-la ao mestre-sala. Esse homem é responsável pelo andamento da festa. Portanto, ele está em uma situação embaraçosa e precisa urgentemente de uma solução. Eles levam o que tiraram das talhas de água para o mestre da festa. É então revelado que o Senhor transformou a água em vinho. Ele fez isso sem nenhuma palavra ou ação especial.

Essa é uma bela ilustração de como a alegria entra na vida de uma pessoa. Primeiro, a pessoa deve ser purificada pela Palavra de Deus (da qual a água é uma figura, ). Isso acontece quando ela se reconhece como pecadora à luz da Palavra de Deus, confessa seus pecados e crê no Salvador Jesus Cristo. O resultado é a alegria. Isso também acontecerá com a transformação do céu e da terra para o reino de paz. Quando isso for purificado pelo julgamento, a alegria geral poderá surgir na Terra.

O mestre-sala prova a água que os servos lhe trazem. Ele não prova a água, mas o vinho. Quando os servos tiraram a água das talhas, ela ainda era água. Mas quando o mestre-sala a prova, ele sente o sabor do vinho. Cristo realizou um milagre por meio de seu poder. Ninguém viu o milagre acontecer, mas aqueles que o provaram se alegraram com o resultado.

Depois que o Senhor mostrou Sua onisciência divina com Natanael , Ele mostra Sua onipotência divina aqui. Todos podem "saborear" Sua onipotência, mas somente aqueles que fazem "tudo o que Ele vos disser" verão quem está por trás dessas obras de onipotência.

O mestre-sala não sabe de onde vem o vinho. Somente ele se deleita com o resultado. Os servos, é claro, sabem de onde vem o vinho. Afinal de contas, eles encheram as talhas com água e depois tiraram a água delas. Mas eles não sabem como a água foi transformada em vinho.

O mestre-sala não pergunta aos criados como eles conseguiram esse bom vinho, mas chama o noivo. Sem mais perguntas, ele conclui que o noivo é responsável pelo curso dos acontecimentos. Ele não pensa em um milagre e certamente não pensa no Senhor Jesus. Em vez disso, ele mesmo tem uma explicação natural. É assim que as pessoas incrédulas reagem a tudo o que vivenciam. Elas veem a criação, mas negam o Filho de Deus como sua origem.

O Senhor não age como os homens. Os homens querem o bem em primeiro lugar e, quando suas oportunidades para o bem se esgotam, eles passam para uma qualidade inferior. Com Ele, é o contrário. Ele guarda o bem para mais tarde.

Para a fé, isso é um grande incentivo. O crente pode saber que com o Senhor há plenitude de alegria . O próprio Cristo trilhou um caminho de sofrimento, ao mesmo tempo em que esperava a alegria que desfrutaria no final desse caminho . Isso também é um grande incentivo para as pessoas que estão sofrendo muito. O Senhor leva todas as pessoas que O invocam das profundezas para as alturas mais elevadas.

O princípio dos sinais

Nesse primeiro sinal, a glória do Senhor Jesus é revelada em graça. Nele retorna a glória de Deus, que teve de se retirar de Israel, de seu templo, por causa dos pecados de seu povo . A glória havia retornado ao céu. Mas agora a glória de Deus voltou à Terra na pessoa do Filho.

O primeiro sinal contém um importante ensinamento sobre a revelação de sua glória; devemos aprendê-lo a fim de reconhecer e desfrutar verdadeiramente de sua glória. Com esse primeiro sinal, fica claro que só pode haver alegria constante (vinho) se essa alegria tiver como base a purificação (água).

Por meio desse sinal, os discípulos são fortalecidos em sua fé crescente. Maria esperava que o Senhor realizasse um milagre. O que Ele fez também foi um milagre, mas João não o chama assim. Ele não quer enfatizar a realização de milagres, mas sim o significado desse evento específico. João é inspirado pelo Espírito a apresentar os eventos especiais como sinais que deixam claro qual é o objetivo da vinda do Senhor Jesus. O objetivo é: introduzir as pessoas na alegria do Seu reino e, mais ainda, na alegria da comunhão com o Pai e com Ele mesmo ; ; .

João incluiu mais sinais do Senhor em seu Evangelho depois desse primeiro sinal da mudança da água para o vinho: três curas ; ; , uma ressurreição dos mortos , uma alimentação e uma pesca . O Senhor fez muito mais do que João relata, mas os sinais que João relata têm o propósito específico de fazer com que o leitor de seu evangelho acredite que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que todo aquele que crê tem vida em seu nome .

A purificação do templo

Depois que o Senhor revela Sua glória em Caná, Ele desce para Cafarnaum. Ele toma a iniciativa. Ele vai à frente, enquanto Sua mãe, irmãos e discípulos vão com Ele. José está ausente. Ele é mencionado pela última vez quando Jesus tem doze anos de idade . Sem dúvida, ele morreu antes da aparição pública do Senhor. Os irmãos do Senhor não creram nEle naquela época . Mais tarde, eles passaram a crer .

O Senhor sobe a Jerusalém por ocasião da Páscoa. Essa é a primeira Páscoa mencionada durante Sua vida na Terra (outras em ; ). É revelador o fato de João falar aqui da "Páscoa dos judeus". Isso significa que o Espírito de Deus não a vê aqui como a "Páscoa do Senhor", como foi originalmente planejada ; . Os judeus haviam feito dela sua própria festa ; . Ao fazer isso, eles não deram atenção às justas e santas reivindicações de Deus e ao Seu propósito com essa festa. A verdadeira Páscoa, Cristo , está presente e eles O rejeitam. Como eles podem celebrar uma festa que agrada ao SENHOR?

Muitos judeus de toda a terra vieram a Jerusalém para essa festa. Os que vieram de longe não trouxeram nenhum animal para o sacrifício. Deus havia providenciado para que esses israelitas pudessem levar dinheiro com eles e comprar animais para o sacrifício em Jerusalém . Mas essa situação não está em questão aqui, quando o Senhor encontra os vendedores de animais para sacrifício e os cambistas no templo. As pessoas que se sentam para vender estão querendo obter o máximo de lucro possível. Elas não contam com Deus, só pensam em si mesmas. Isso provoca a indignação do Senhor e faz com que Ele limpe o templo com chicote de cordas.

Essa purificação do templo ocorre antes da aparição pública do Senhor. Nos outros Evangelhos, outra purificação do templo é relatada, a saber, no final da vida do Senhor na Terra ; ; . O fato de João relatar uma purificação do templo no início de seu ministério é uma evidência de que João começa onde os outros terminam. Os outros Evangelhos descrevem como o Senhor é finalmente rejeitado por Seu povo e como Ele, por sua vez, também rejeita Israel. No Evangelho de João, Cristo é rejeitado desde o início, assim como Ele também rejeita o povo .

Vemos aqui como o Senhor chega repentinamente ao Seu templo para julgar . Antes que Ele possa operar a bênção e a alegria devido à purificação por meio da conversão - como vimos no incidente anterior - a purificação por meio do juízo a precede. Vemos isso na purificação do templo. Nesse centro da vida religiosa, fica claro como a purificação é necessária.

Vemos a mesma coisa, por exemplo, nas relíquias romanas que os "crentes" podem comprar. Mas há um comércio semelhante no protestantismo. Há um aumento constante no uso de velas e imagens. As réplicas dos pregos com os quais se diz que o Senhor Jesus foi crucificado também são itens muito procurados. O catolicismo romano não é apenas um poder religioso, mas também um poder econômico. O Senhor Jesus julgará ambos os poderes ; .

No entanto, Ele ainda chama o templo de "a casa de meu Pai". Isso não significa que Deus ainda habitava ali. Sua glória havia deixado o templo ; , e a arca da aliança não estava mais lá. Esse templo foi muito ampliado por Herodes sem nenhuma ordem de Deus. Mas no momento em que o Filho de Deus entra no templo e enquanto Ele estiver lá, a glória de Deus está presente e o templo é a casa de Seu Pai.

Ele ordena a todos os que fizeram da casa de Seu Pai um shopping center que arrumem suas coisas e as levem embora. Ele age como o Senhor com direitos divinos. Por meio de Sua aparição, os discípulos são lembrados de uma citação do Salmo 69 . O Espírito de profecia falou sobre Ele se identificar publicamente com os interesses de Seu Pai e da casa de Seu Pai. Isso vem à mente dos discípulos. Como é bom conhecer a Palavra de Deus para que o Espírito possa nos lembrar em determinadas circunstâncias para nosso encorajamento.

Pergunta sobre o sinal de sua autoridade

Os judeus reagem de maneira bem diferente dos discípulos, aos quais o Espírito pode lembrar a Palavra. Ele não pode fazer isso com os judeus porque eles rejeitam o Filho. Eles lhe pedem, como prova de que tem autoridade para fazer isso, um sinal. Os judeus estão sempre atrás de sinais . Nos Evangelhos, eles os pedem constantemente ; . Mas aquele que é cego para o maior sinal - que é Ele mesmo - não pode ser convencido por nenhum outro sinal.

No entanto, Ele dá um sinal. O sinal para o qual Ele os aponta tem a ver com Seu corpo. Ele indica aos judeus que eles vão destruir Seu corpo, ou seja, matá-Lo. Mas esse não é o fim dEle. O Senhor disse que depois de três dias Ele ressuscitaria. Ele fala aqui do poder que possui para ressuscitar até mesmo dentre os mortos .

Os judeus não entendem do que Ele está falando. Eles acham que Ele está falando sobre o templo de Herodes, que foi construído durante quarenta e seis anos. Como incrédulos, eles também não conseguem entender isso .

João explica a nós, seus leitores, que o Senhor Jesus estava falando do templo de seu corpo . Os discípulos também entenderam o significado completo de suas palavras somente depois de sua ressurreição. Então, eles testemunharam poderosamente sua ressurreição . Sua ressurreição prova que Ele é o Filho de Deus "em poder" .

Jesus sabe o que há no homem

Chegamos agora a uma nova seção do Evangelho. Ela trata do homem e do estado em que ele se encontra. Na primeira parte desse capítulo , a alegria do reino é apresentada na transformação da água em vinho; na segunda parte , o poder do reino é apresentado na purificação do templo; e nos , encontramos o direito do Senhor a esse reino.

Agora resta definir quem pode entrar no reino com Ele. Os judeus tinham como certo que entrariam no reino. Mas o próprio Senhor não se confiou a eles. Portanto, no capítulo 3, segue-se o que é necessário para poder entrar.

O Senhor Jesus, o SENHOR (YAHWE) e Messias, está na cidade escolhida por Deus durante a Páscoa. A Páscoa é a festa que deixa claro, de forma especial, a misericórdia de Deus para com seu povo. Os muitos cordeiros abatidos nesse dia deveriam ter lembrado aos judeus que Deus é um juiz justo que deve julgar o pecador se ele não buscar refúgio atrás do sangue do cordeiro da Páscoa. Agora o Cordeiro de Deus está diante deles. Mas eles não O reconhecem. Mas vêem que Ele realiza muitos sinais. Isso leva muitos a crer em Seu nome.

No que diz respeito às circunstâncias externas, tudo parece estar preparado para que Cristo seja aceito por Seu povo. Afinal de contas, há muitos que acreditam em Seu nome. Mas a fé aqui não é a convicção interior da verdade de Deus que leva a pessoa a se submeter a Deus. A fé dessas pessoas é o julgamento que fazem do que lhes dá satisfação, do que lhes dá prazer. Sua fé é baseada no que elas veem. Elas concluem que o Senhor Jesus é o Messias, mas não se submetem a Deus e não aceitam Seu testemunho. O homem se senta no trono e julga. Seu julgamento é resultado de suas inclinações.

Acreditamos mais facilmente naquilo que nos dá uma sensação de felicidade. Mas àquilo que nos humilha profundamente e nos condena, nós nos rebelamos e rejeitamos. Enquanto Jesus puder ser visto como aquele que melhora a humanidade e as circunstâncias do homem, haverá uma recepção rápida e calorosa. Ele então preenche a necessidade do homem. O homem tem muitas coisas boas, mas ainda lhe falta algo para a felicidade ideal. Se Jesus lhe desse isso, o homem poderia se manter e até brilhar. Mas como ele aceitará aquilo que o torna um nada, que o condena moralmente e que lhe oferece a grave advertência do juízo eterno no lago de fogo? Ele odeia isso e, com isso, a Pessoa de quem se trata diante de Deus.

Cristo só se confia àquele que está quebrantado e se curva no pó diante de Deus, confessando seus pecados . Então, pode-se falar de conversão, realizada pela graça de Deus. É preocupante ler que o Senhor Jesus não se confia a homens que, no entanto, crêem Nele. O motivo é que estamos lidando com alguém que se tornou carne, mas que ao mesmo tempo é o Deus onisciente e o Juiz dos vivos e dos mortos. Ele conhece todo mundo por completo. Ninguém pode enganá-Lo. Ele não se deixa guiar por coisas exteriores.

Ele sabe o valor de sua fé e que não há conhecimento do pecado diante de Deus ou percepção da necessidade de arrependimento e penitência. Ninguém precisa explicar para Ele o estado em que o homem se encontra. Ele sabe perfeitamente o que há no homem e o que o motiva. A razão pela qual Ele não confia neles é a maldade incorrigível do homem e o fato de o homem não se dar conta disso. Nesse Evangelho, o Filho de Deus estabelece desde o início a depravação incorrigível do homem, porque Deus não tem lugar em seus pensamentos, mas seu próprio ego é o centro das atenções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário