João 21



                    

Os discípulos no Mar de Tiberíades

Os discípulos foram para a Galileia. O Senhor lhes havia dito para irem para lá porque era lá que Ele os encontraria ; . No entanto, isso é incomum para esse Evangelho, porque os eventos nesse Evangelho ocorrem principalmente na Judeia. Os discípulos estão, portanto, fora do terreno normal do judaísmo. Somente mais tarde eles são instruídos a não deixar Jerusalém . Agora eles estão no Mar de Tiberíades, que é o Mar da Galileia. Aqui o Senhor se revela a eles novamente, e João descreve a maneira como Ele faz isso.

Sete discípulos estão reunidos aqui; três deles são mencionados pelo nome. Pedro é mencionado primeiro, como sempre. Tomé também está presente desta vez; seu cognome gêmeo (grego Didymos) também é mencionado aqui. Natanael, que veio de Caná da Galileia, também está presente, lembrando-nos do primeiro sinal do Senhor . João e Tiago são descritos como filhos de Zebedeu, o que nos dá uma ideia de sua descendência natural. O Senhor agora está ressuscitado, mas isso não muda suas relações naturais. Por fim, João registra a presença de dois outros discípulos cujos nomes não são mencionados.

Todos eles eram seus discípulos antes do sofrimento e da morte do Senhor e continuam sendo agora, após a ressurreição. Os homens mencionados pelo nome estão todos particularmente ligados a Israel. Pedro, João e Tiago são os pilares dos "da circuncisão", ou seja, os crentes dos judeus . Tomé representa o remanescente crente de Israel, e Natanael vem da região de Israel que fica perto das nações .

Isso torna claro para nós o significado do incidente a seguir. A pesca dos discípulos visualiza o que o Senhor Jesus fará no futuro por meio de seu povo terreno. Durante a grande tribulação, Ele trará um grande número de pessoas das nações para crer Nele . Isso é visualizado pelos peixes que esses homens pescam no mar.

O Senhor aparece aos discípulos

Pedro toma a iniciativa com a declaração de retomar a pesca. Parece que agora que o Senhor não está mais visivelmente com eles, o discipulado se tornou mais difícil. Não há mais instruções claras. Os discípulos não estão mais tão cheios do Senhor Jesus, e é por isso que certos padrões de comportamento que eles abandonaram por causa do Senhor podem ganhar o controle novamente. Esse perigo também existe para nós, que nos tornamos impacientes enquanto esperamos pelo Senhor e, então, voltamos aos hábitos que deixamos para trás por causa do Senhor.

Pedro não consegue desenvolver a paciência necessária para esperar por uma comissão de seu Mestre. Ele quer voltar à sua vida cotidiana anterior. Ele diz que vai pescar, retornando assim à profissão que exercia antes de ser chamado pelo Senhor Jesus. Seu exemplo é contagioso, de modo que os outros discípulos o seguem. O exemplo de Pedro leva os outros para o caminho errado. O fato de o Senhor acabar mudando tudo para melhor não altera o fato de que Pedro tomou a decisão errada. Os outros discípulos também são responsáveis por sua própria decisão de seguir Pedro.

Eles saem da casa e entram no barco, que aparentemente ainda está disponível para um deles. Eles pescam a noite toda, mas sem nenhum resultado. Nem um único peixe cai na rede! Não há outra possibilidade quando você empreende algo para o qual o Senhor não deu nenhuma missão. Quando eles retornam à terra firme de manhã cedo, o Senhor está esperando na praia. Mas eles não sabem que é Ele.

Ele sabe exatamente o que eles estavam fazendo. Ele também toma a iniciativa aqui, perguntando se eles têm algo para comer. Sua proximidade com eles é expressa na forma afetuosa de se dirigir a eles: "filhos". Ele não diz "meus filhos". Em nenhum lugar do Novo Testamento os crentes são chamados de "filhos do Senhor Jesus". Eles são filhos de Deus. O tratamento do Senhor aqui significa "filhos na fé". Para crescer na fé, eles ainda precisam de muito ensino.

A falta de alimento é sempre o resultado de se fazer algo sem esperar pela orientação do Senhor. Portanto, eles devem responder à sua pergunta sobre se têm algo para comer com "não". Ao fazer isso, eles admitem que pescaram a noite toda sem nenhum resultado. Ele então os aconselha a lançar a rede do lado direito do barco - com a garantia de que encontrarão o que estão procurando.

Ainda sem perceber que se trata do Senhor, eles fazem o que ele diz. Eles não discutem com esse homem estranho, nem perguntam quem Ele é.  Deve ter havido algo em Sua voz que lhes deu confiança - talvez porque Ele se dirigiu a eles como "filhos". De qualquer forma, Sua voz causou obediência. De alguma forma, eles sentiram que Ele era uma pessoa especial. O sucesso excede todas as expectativas, é mais do que eles podem suportar.

Os discípulos reconhecem o Senhor

A pesca inesperadamente grande como resultado da recomendação do estranho é a primeira coisa que abre os olhos de João para o fato de que eles estão lidando com o Senhor. Ele diz a Pedro com espanto: "É o Senhor!" Pedro, impulsivo como sempre, reage imediatamente. João é o mais rápido em sua percepção. Pedro é o mais rápido a agir de acordo com a percepção que recebeu de outra pessoa. Sem dar mais uma boa olhada no Senhor para se convencer de que realmente é Ele, ele se veste com a roupa exterior e se joga no mar para chegar até Ele.

Ele confia totalmente na percepção de João. Afinal, ele conhece muito bem João e suas relações íntimas com o Senhor e, se ele diz que é o Senhor, não há por que duvidar. É bom quando os crentes nos dizem algo sobre o Senhor que podemos aceitar prontamente porque conhecemos o relacionamento deles com o Senhor. Isso também nos coloca, assim como Pedro aqui, em contato direto com o Senhor.

Depois de Pedro, os outros discípulos também chegam à terra no barco, arrastando a rede com os peixes atrás deles. João também observa exatamente a que distância está o barco; eles não precisam arrastar a rede para longe até chegarem ao Senhor. Quando chegam à terra, veem um fogo de carvão e peixes sobre ele; há também pão.

Esse fogo deve ter lembrado Pedro de sua negação em outro fogo de carvão . Agora o Senhor restaurará Pedro, novamente em uma fogueira de carvão. Mas, dessa vez, Ele mesmo a acendeu e está ali no meio de Seus discípulos.

O peixe no fogo de carvão e o pão deixam claro que Ele se importa com eles e que Ele mesmo lhes oferece o que lhes pediu. Quando Ele lhes perguntou se tinham algo para comer e eles tiveram de responder negativamente, não o fez porque Ele mesmo precisasse de algo, mas para que eles Lhe dissessem de sua necessidade. Em uma ocasião anterior nesse Evangelho, Ele já havia colocado Seus discípulos à prova de uma maneira diferente com relação à comida; mesmo assim, Ele sabia o que pretendia fazer .

Ele então pede aos discípulos que lhe tragam os resultados de seu trabalho. É sempre assim: Ele quer que venhamos a Ele com os resultados do trabalho que nos foi permitido fazer, cuja origem é Ele mesmo. Pedro reage imediatamente, entra no barco, desamarra a rede com os peixes e a puxa para a praia.

O escritor João também menciona que a rede está cheia de peixes grandes e, ainda assim, não se rompe. Tudo corresponde à perfeição da pessoa que ele descreve em seu evangelho. Tudo é contado com precisão e trazido para a praia. O Senhor providenciou a pesca e agora dá tanto à pessoa quanto ao material a força para concluir o trabalho sem que nada se perca. Em uma pescaria anterior, a rede foi rompida , mas isso era responsabilidade do homem. Aqui, no entanto, a característica especial é que tudo é obra somente de Cristo, com base em sua ressurreição e olhando figurativamente para o reino milenar de paz. Portanto, nada aqui depende da responsabilidade humana. Após a revelação do Senhor em glória, quando Ele retornar à Terra, reunirá uma grande multidão de pessoas do mar de nações.

Mas Ele também tem peixes antes de se revelar e a grande multidão de peixes ser pescada. Nisso, podemos ver a figura de um remanescente que Ele já preparou para Si mesmo na Terra. Também podemos reconhecer isso no já citado capítulo 7 de Apocalipse, que trata dos selados de Israel .

Já houve muita especulação sobre o número 153. Esse número certamente tem um significado, mas o grande número de especulações sobre ele provavelmente prova que o significado ainda está oculto para nós.

O Senhor alimenta seus discípulos

O Senhor preparou uma refeição para seus discípulos e os convida para o desjejum. Ele mesmo é o anfitrião. Os discípulos não sabem realmente como julgar a situação. A pergunta sobre quem Ele é coça em suas línguas, embora eles já saibam a resposta. Mas tudo é muito diferente do que era antes de Sua morte. Por um lado, eles experimentam uma atmosfera de confiança, mas, por outro, uma distância. Ele é diferente e, ao mesmo tempo, o mesmo.

O Senhor acaba com toda a timidez deles ao se aproximar e abrir a refeição. Ele pega o pão e o peixe e os dá para eles. Dessa forma, Ele mostra Sua proximidade com eles.

João registra precisamente que o Senhor Jesus está aparecendo aos discípulos pela terceira vez após a ressurreição. Ele provavelmente já apareceu várias vezes antes, mas essa é a terceira vez para Seus discípulos. O fato de Ele se revelar para eles indica a grande mudança que ocorreu em Seu relacionamento com eles em comparação com a maneira como Ele lidava com eles antes de Sua morte. Antes, Ele não havia se revelado para eles de tempos em tempos, mas eles O viam constantemente, porque Ele estava sempre com eles.

Desde Sua morte e ressurreição, Ele não está mais com eles em carne e osso, mas quando se revela a eles, também se torna invisível novamente.

Vimos a primeira aparição aos Seus discípulos no capítulo 20 . Ali foi uma figura de Sua revelação à congregação. A segunda aparição também ocorreu diante dos discípulos, mas especialmente diante de Tomé . Isso chamou nossa atenção para sua futura revelação para o remanescente crente de Israel. Sua terceira aparição, que temos diante de nós aqui, aponta para sua revelação para as nações que serão reunidas para que possam entrar no reino de paz.

A restauração de Pedro

Quando terminaram de tomar o desjejum, o Senhor começou a restauração completa da alma de Pedro. O relacionamento pessoal do Senhor com Pedro já havia sido colocado em ordem de antemão. Ele havia aparecido pessoalmente a Pedro para esse propósito. Não nos é dito o que Ele discutiu com ele. É suficiente para nós saber que tudo havia sido resolvido entre o Senhor e Pedro ; ; . Reconhecemos que não há mais nenhum obstáculo entre Pedro e o Senhor pela maneira como Pedro espontaneamente se joga na água e nada em direção ao Senhor quando ouve que Ele está na praia . Agora não há nada que o impeça.

Após essa restauração de seu relacionamento pessoal com o Senhor, Pedro deve agora ser restaurado publicamente no meio de seus irmãos. Isso é para aprofundar a obra da graça do Senhor Jesus no coração de Pedro.

O Senhor não o repreende por sua negação, mas Ele chega à causa principal: a autoconfiança e o excesso de confiança de Pedro, que o fizeram pensar que era melhor do que os outros discípulos. Pois Pedro havia se gabado de que nunca se escandalizaria com Ele, mesmo que todos se escandalizassem com ele . A fim de expor completamente essa autoconfiança para que Pedro a reconheça e a condene em si mesmo, o Senhor lhe faz três perguntas que, obviamente, são totalmente consistentes com o fato de Pedro tê-Lo negado três vezes.

Com a primeira pergunta: "Amas-me mais do que estes?", o Senhor Jesus se refere exatamente a essa comparação que Pedro fez entre ele e os outros discípulos. Em sua resposta, Pedro não toca nessa comparação, embora o Senhor tenha acabado de perguntar sobre ela. Pedro provavelmente entendeu bem a pergunta; no entanto, ele não se vangloria mais da grandeza de seu amor pelo Senhor, mas simplesmente se refere à Sua onisciência. No que diz respeito a ele mesmo, está muito consciente de seu fracasso em termos de seu amor pelo Senhor, mas também sabe que o Senhor conhece seu coração e vê que ele O ama.

Em sua resposta, Pedro usa uma palavra mais fraca para amor do que a que o Senhor usou. Na palavra agapao usada pelo Senhor, o amor de Deus está implícito. Portanto, Ele pergunta a Pedro se ele O ama com esse amor supremo. Pedro responde com a palavra phileo, que se refere a um tipo inferior de amor. Essa palavra é usada para o amor entre pessoas e significa "apego" ou "afeição".

Com essa resposta, Pedro mostra a autenticidade de sua fé, que agora está livre de qualquer pompa pessoal. Com base nessa resposta, o Senhor confia a Pedro o cuidado de seus cordeiros, os mais fracos de seu rebanho. Será que um amigo pode me dar uma prova maior de sua confiança em mim do que me confiar seu bem mais precioso? É essa confiança que o Senhor dá a Pedro aqui. Em vista da tríplice negação, provavelmente teríamos escolhido Pedro por último para isso. A resposta da graça é que Pedro agora é exatamente a pessoa certa para o Senhor confiar. A razão para isso é o fim completo de sua autoconfiança.

O Senhor Jesus deixará os Seus muito em breve e voltará para Seu Pai. Onde Ele pode encontrar agora um pastor confiável e amoroso que possa cuidar desses mais fracos? Ele o encontra em Pedro. Será que Ele pode encontrar alguém assim em você e em mim?

O cuidado de Pedro com os cordeiros consiste em alimentá-los. Os cordeiros não precisam ser pastoreados, eles precisam ser alimentados. Isso significa que eles devem receber o alimento adequado; aplicado a nós, isso significa: instrução na verdade em um nível adequado para nós. Pedro é encarregado de cuidar dos cordeiros e ovelhas judeus. Ele lhes dará o alimento certo, apresentando-lhes o Messias como Ele viveu. Pedro cumpre essa tarefa nos Atos dos Apóstolos e em suas cartas.

Em Sua segunda pergunta a Pedro, o Senhor não fala mais sobre a comparação com os outros discípulos. Esse tópico está encerrado, Ele não retorna a ele. Agora Ele pergunta apenas sobre o amor pessoal de Pedro por Ele e novamente usa a palavra agapao, a palavra para amor divino. Pedro não se atreve a usar essa palavra e humildemente responde com a palavra mais fraca phileo (= amar). Como fez da primeira vez, ele começa sua resposta com "Sim, Senhor" e apela para a onisciência do Senhor. Ele realmente O ama, mesmo que tenha de admitir que talvez não seja possível ver muito isto exteriormente.

O Senhor também sabe disso e, portanto, dá a Pedro uma nova tarefa. Ele agora deve cuidar de suas ovelhas, pastoreá-las e protegê-las. Os crentes maduros, que já têm mais conhecimento da verdade, não precisam de alimento em primeiro lugar (embora isso também seja indispensável), mas precisam ser protegidos para que se apeguem à verdade que adquiriram. Eles correm o risco de serem atraídos para longe da verdade pelo inimigo e desviados do caminho.

Quando o Senhor lhe pergunta sobre seu amor pela terceira vez, Pedro fica triste. Não por achar que o Senhor espera demais dele, mas porque agora ele está completamente convencido de sua natureza anterior. O Senhor alcançou Seu objetivo com Pedro. O fato de que Ele não espera demais de Pedro, mas está no processo de restaurá-lo completamente, fica claro pelo fato de que, nessa terceira pergunta, Ele usa a mesma palavra que Pedro sempre usou: phileo (= gostar). Ele pergunta algo como: "Pedro, se você não se atreve a me dizer que me ama (com amor divino) - você ao menos se atreve a dizer que me ama?"

Pedro provavelmente percebe o quão pouco disso podia ser visto nele até agora e que não havia evidência de seu amor pelo Senhor. Portanto, ele invoca novamente a onisciência do Senhor, dessa vez ainda mais intensamente do que antes: "Tu sabes tudo!" - Isso também inclui o fato de que Ele conhece Pedro por completo. Depois dessa humilde confissão, o Senhor confia a ele o cuidado total de Suas ovelhas, encarregando-o agora também de fornecer alimento para elas.

Depois de sua queda humilhante, Pedro agora é levado à total dependência da graça e experimenta a demonstração das riquezas transbordantes dessa graça. O que é mais precioso e valioso para o Senhor, o que o Pai Lhe deu por amor, Ele agora confia a Pedro: Suas ovelhas, que Ele acabou de redimir. Essa graça não exige confiança em nós mesmos, mas somente em Deus, em cuja graça sempre podemos confiar completamente.

Seguindo o Senhor

O Senhor lembra Pedro do que o controlava em sua vida anterior, quando era mais jovem, na verdade, até o momento presente. Lá ele havia se cingido, ou seja, havia agido e vivido sua vida em sua própria força. Isso o levou a palavras e ações impensadas e o conduziu ao caminho errado. Mas chegará o momento em que ele estenderá as mãos para ser guiado pelo poder do Espírito Santo. Se ele deixar a direção de sua vida nas mãos do Espírito de Deus, será levado a um lugar onde não teria ido por vontade própria - no que diz respeito ao seu velho homem. Ele será então conduzido pelo Espírito até a morte e glorificará a Deus por meio de sua morte.

Tudo o que o Espírito Santo faz serve para glorificar a Deus. Isso se tornou perfeitamente visível na vida do Senhor Jesus, mas também se aplica à vida de todo crente que se permite ser guiado pelo Espírito. No entanto, isso só pode acontecer se tivermos aprendido a abrir mão de nossa própria vontade e, em vez disso, seguir o Senhor. Isso também significa que devemos observar o Senhor de perto a fim de reconhecer os Seus caminhos.

Agora o Senhor diz a Pedro para segui-Lo - algo que ele não tinha sido capaz de fazer antes ! Mas agora ele tem a oportunidade de seguir o Senhor de forma mais consistente; ele não havia feito isso antes e, portanto, havia até mesmo negado o Senhor. Anteriormente, ele havia seguido o Senhor "de longe" . Agora, porém, ele tem permissão para estar bem perto Dele e segui-Lo diretamente.

Mas o olhar de Pedro ainda não está fixo no Senhor: Ele se vira e vê João. Seu nome não é mencionado, mas a descrição a seguir deixa claro que se trata de João. João se descreve de várias maneiras. Na maioria das vezes, ele se chama de "o discípulo a quem Jesus amava", o que nos mostra o quanto João estava ciente do amor do Senhor.

João também conhecia o lugar de proximidade íntima, muito próximo a Ele; isso também é expresso no fato de que ele "se inclinou sobre o Seu peito", muito próximo ao Seu coração. Dessa forma, ele teve contato íntimo com o Senhor e pôde questioná-lo por si mesmo, mas também para outros. Essa bela descrição caracteriza o relacionamento pessoal especial de João com o Senhor, que ele manteve até o fim de sua vida.

Pedro está ansioso para saber o que acontecerá com João e, portanto, pergunta ao Senhor sobre seu plano. A resposta deixa claro duas coisas: em primeiro lugar, que o Senhor tem um relacionamento especial com João. Ele indicou a Pedro com qual morte ele deveria glorificar a Deus. Ele tem um plano diferente para o futuro de João. Em segundo lugar, que Pedro não tem nada a ver com os planos do Senhor em relação a outra pessoa, mas que ele mesmo deve seguir o Senhor para que o Senhor possa alcançar Seu objetivo com ele. Assim também hoje cada servo tem seu próprio relacionamento pessoal com o Senhor, que não é da conta de ninguém.

O que o Senhor diz sobre João tem um significado espiritual mais profundo. Isso não significa que João permanecerá vivo até o retorno do Senhor. O Senhor não está falando sobre a duração da vida de João, mas sobre a duração de seu ministério. João não permaneceu pessoalmente até a vinda do Senhor, mas permaneceu em seu ministério. Ele continuou a cumprir esse ministério escrevendo o livro de Apocalipse, no qual ele testemunha o retorno de Cristo à Terra no Espírito.

O que o Senhor diz aqui não foi devidamente compreendido pelos irmãos e, portanto, o mal-entendido foi transmitido a outros, simplesmente porque eles não ouviram com atenção. Por isso também é importante que primeiro ouçamos com atenção e também verifiquemos se entendemos bem o que ouvimos antes de passar adiante.

O testemunho de João confirmado

No final, João se refere a si mesmo como o autor deste evangelho. Ele testificou sobre a glória do Senhor Jesus e sobre o dom da vida eterna. Ele inclui todos os apóstolos nesse testemunho. "Nós", ou seja, os apóstolos, estamos todos convencidos dessas coisas. "Nós" confirmamos o testemunho de João. João descreveu um certo lado do Senhor Jesus; ele O apresentou como a vida eterna.

Na verdade, não é tão favorável falar de "um certo lado" do Senhor Jesus, porque apresentá-Lo "como vida eterna" significa apresentá-Lo em todo o Seu ser. O Rei (no Evangelho de Mateus), o Servo (no Evangelho de Marcos) e o Homem (no Evangelho de Lucas), todos vêm à tona nesse Evangelho de uma maneira especial. Esse evangelho poderia ser chamado de evangelho abrangente e completo.

A pessoa de Cristo, o Filho de Deus, com todas as suas revelações e efeitos, é um tópico tão abrangente que nunca poderá ser descrito de forma exaustiva. Mas nos quatro Evangelhos que nos foram dados, podemos descobrir mais e mais das várias glórias de Cristo. Neles, encontramos tudo o que Deus quer que saibamos sobre as coisas que o Filho de Deus fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário