João 20



                       

Maria descobre o túmulo vazio

Maria Madalena é a primeira a chegar ao sepulcro no primeiro dia da semana. O primeiro dia da semana indica o início de um novo período de tempo. Mas ainda está escuro. Embora o novo tempo tenha começado, ainda está escuro para Maria e os discípulos. Mesmo assim, Maria Madalena vai ao sepulcro. Ela quer estar com seu Senhor.

Quando chega ao sepulcro, ela vê que a pedra em frente ao túmulo foi removida. A pedra não foi removida para deixar o Senhor sair - isso não era necessário para Ele com Seu corpo ressuscitado. Mais tarde, vemos como Ele aparece no meio dos discípulos, embora as portas estejam trancadas. Não, a pedra foi removida para permitir que os discípulos e nós olhássemos para dentro do túmulo e pudéssemos ver que ele está vazio.

Maria fica espantada com o túmulo aberto. Ela chega à conclusão de que o Senhor não está mais no sepulcro e acha que alguém o tirou de lá. Então, ela corre rapidamente para aqueles que, em sua opinião, são mais capazes de responder à pergunta que arde em seu coração, ou seja, onde Ele, isto é, Seu corpo, pode ter ficado.

Por mais que O ame, sua pergunta revela que, apesar do amor ardente que sente, ela chegou à conclusão errada, simplesmente porque não está pensando no anúncio de Sua ressurreição. Ela acredita que algumas pessoas O levaram, embora Ele tenha falado várias vezes sobre Sua ressurreição.>

Pedro e João no sepulcro

Depois dessa mensagem de Maria, os corações e os pés são postos em movimento. Mesmo que ainda não acreditem na ressurreição, os pensamentos dos discípulos ainda giram exclusivamente em torno da pessoa de seu Senhor, mesmo que agora apenas em torno de seu corpo. Pedro e João rapidamente se dirigem ao túmulo. Muitas vezes vemos os dois juntos. João chega mais rápido ao túmulo do que Pedro, mas não é dada nenhuma explicação para isso. Será que Pedro, que esperava ver o Senhor imediatamente - mesmo achando que o Senhor ainda havia morrido -, está um pouco relutante por tê-Lo negado? Será que isso talvez tenha atrasado seus passos no caminho para o sepulcro? João não tinha esse freio interior. Quando ele fala de si mesmo no , ele usa o nome que indica que ele está ciente do amor do Senhor por ele. Esse amor o atraiu .

João se inclina para a frente e vê apenas os panos que estavam ali, mas não entra no sepulcro. Agora Pedro também chega ao sepulcro. Ele entra no sepulcro e também vê os panos estendidos ali, mas vê mais. Quem se aprofundar na vida do Senhor reconhecerá cada vez mais. O túmulo dá uma impressão de ordem e paz. O que Pedro vê só pode ter sido feito por uma pessoa que agiu em paz e se livrou dos panos do túmulo depois de ressuscitar dos mortos. Os panos que estavam ali, de forma ordenada, também provam isso.

O Senhor colocou tudo de lado e deixou no túmulo porque não se adequava mais ao seu novo estado. Ele não saiu como Lázaro, que ainda estava envolto nos panos da sepultura. Naquela ocasião, o Senhor havia instruído outros a libertar Lázaro dos panos da sepultura . Isso indica que sua própria ressurreição teve um caráter diferente da de Lázaro. O sudário enrolado atesta o fato de que sua obra foi concluída para sempre. Não há mais uso para ele e permanece no túmulo.

Quando os dois discípulos viram os panos no túmulo, João diz: "Ele viu e creu". Isso significa que ele acredita por causa dos fatos que percebe, não porque Deus disse. O que ele vê não leva a uma percepção espiritual real, mas apenas a uma fé intelectual. As evidências o convencem, mas não provocam nenhuma mudança significativa.

Aqui fica claro que a fé pode ser baseada em uma aceitação racional dos fatos. Esse é o caso tanto dos crentes quanto dos incrédulos. Até mesmo os fatos da salvação podem ser reconhecidos dessa forma, mas apenas intelectualmente. No entanto, um relacionamento genuíno com Deus deve ser baseado na fé com o coração; caso contrário, um relacionamento vivo com Deus não será possível. Quando alguém crê com o coração, aceita o testemunho de Deus em Sua palavra no seu coração.

No caso dos discípulos, portanto, vemos aqui a consequência de que eles voltam às suas antigas circunstâncias - simplesmente porque só aceitaram os fatos com base na percepção inegável. Eles ainda não os reconhecem como o cumprimento das promessas feitas por Deus em sua palavra.

O Senhor e Maria Madalena

Maria não consegue entender as coisas da mesma forma que os dois discípulos. Que significado sua "casa" poderia ter para ela agora? O que o mundo significa para ela agora? Nada além de um túmulo vazio onde seu Senhor jazia. Outros podem ir para casa - ela permanece junto ao túmulo. Mas sua tristeza não é sem resultado e não dura muito tempo.

João viu apenas os panos. Pedro viu mais do que João. Ele entrou no túmulo, viu os panos e o lenço de rosto, bem como a ordem dessas coisas. Maria pode ver e ouvir ainda mais. Primeiro ela vê e ouve dois anjos. Depois, ela ouve e vê o Senhor e recebe uma mensagem poderosa Dele.

Quando Maria se inclina para a frente no túmulo, ela vê dois anjos com vestes brancas, o que indica a pureza celestial. A pureza do céu corresponde totalmente à pureza desse túmulo. Os anjos se sentam nas extremidades da cabeceira e dos pés, marcando o local onde o corpo do Senhor jazia. Agora há um espaço vazio entre eles.

Essa cena nos lembra os dois querubins no propiciatório . Os anjos sobre o propiciatório olham para a lei e para o sangue aspergido sobre o propiciatório. Desse lugar emana a ameaça, mas também a expiação para todo aquele que crê. Os dois anjos no sepulcro veem as consequências do sangue aspergido. Para eles, o lugar entre eles é o lugar onde o amor de Deus desceu para nos libertar da morte. Por isso, Ele suportou a maldição da lei, que estava guardada na Arca da Aliança. É um lugar que não instiga o medo da morte, que está associado à lei, mas um lugar que traz admiração e adoração porque a morte foi derrotada.

Os anjos se dirigem a Maria: "Mulher, por que choras?" Ela parece não ter medo dos anjos, embora eles geralmente causem medo onde quer que apareçam. Seu coração está tão cheio do Senhor que não há espaço para o medo .

Sua resposta mostra que ela não consegue pensar em nada além de seu Senhor. Ela supõe que o mesmo aconteça com os outros. Ela não menciona um nome, mas fala apenas de "meu Senhor". Isso mostra seu relacionamento pessoal. Para os discípulos, ela disse: "Levaram o Senhor..." , mas para os anjos ela diz "meu Senhor". E, no entanto, ela ainda está procurando por um Senhor morto.

Mas o Senhor Jesus nunca está longe de um coração que está tão intimamente ligado a Ele. Depois da resposta aos anjos, ela se vira e quer continuar sua busca. Então, ela vê o Senhor Jesus parado ali, mas sem reconhecê-Lo. Ela ainda espera que Ele esteja deitado em algum lugar; portanto, não espera que alguém que esteja de pé possa ser o Senhor.

Ele agora se dirige a ela com a mesma pergunta que os anjos fizeram. Ele também pergunta por que ela está chorando, mas acrescenta outra pergunta: "Quem você está procurando?" Por causa das lágrimas em seus olhos, ela não consegue ver claramente e pensa que o jardineiro está diante dela. Certamente ele saberá o que aconteceu com o corpo; talvez ele mesmo o tenha levado para outro lugar.

Mesmo agora, ela não menciona um nome, mas fala "se tu o levaste", como se todos soubessem a quem ela se refere. Essa é a linguagem do amor, que não fica sem resposta. Sua resposta é dizer o nome dela. O bom pastor que ressuscitou dos mortos chama sua ovelha pelo nome . Essa única palavra, o nome dela, faz com que todas as dificuldades e dúvidas desapareçam.

Falar o nome dela não é uma expressão do amor dela por Ele, mas do amor Dele por ela. Essa única palavra faz com que ela, que semeou em lágrimas, colha com alegria. Agora a alegria enche seu coração - uma alegria que transborda e alegra o coração dos outros, o coração de todos os crentes. Para Ele, ela é a mesma de sempre. Ele também a ama agora com o mesmo amor de quando expulsou dela sete demônios.

A mensagem para os discípulos

Depois que o Senhor se deu a conhecer a ela e ela o reconheceu com alegria, Ele se aproxima e Maria o toca. Suas palavras "Não me toques" são necessárias para deixar claro que o relacionamento deles não é mais como era antes de Sua morte e ressurreição. Ele não é apresentado aqui como o Messias, como no Evangelho de Mateus. Lá, está totalmente de acordo com o caráter do Evangelho que as mulheres tenham permissão para tocá-Lo . Aqui, Sua ressurreição está ligada ao Seu retorno ao Pai, e aqui não seria apropriado que Maria O tocasse.

Quando Ele estiver com o Pai, ela poderá "tocá-Lo" novamente por meio do Espírito Santo, que Ele enviará do Pai. No dia de Pentecostes, quando Maria for cheia do Espírito Santo juntamente com os outros discípulos, ela experimentará uma conexão muito mais íntima com o Senhor ressuscitado em seu espírito do que jamais experimentou nos dias de Sua carne .

Ela não tem permissão para tocá-Lo, mas Ele agora tem uma mensagem poderosa para aqueles que Ele chama de "meus irmãos", e Maria tem permissão para transmiti-la. Com essa designação "meus irmãos", Ele expressa um relacionamento que vai muito além de "seus" ou "meus amigos" , como também chamava seus discípulos.

Ao chamá-los de "meus irmãos", Ele os eleva ao mesmo relacionamento com Deus, Seu Pai, do qual Ele mesmo desfruta. Esse novo relacionamento só pôde acontecer porque Ele passou pela morte e ressurreição. Como Seu Pai agora também é nosso Pai, Ele não se envergonha de nos chamar de Seus irmãos . Isso significa que os crentes agora são uma família.

Por causa de sua profunda afeição pelo Senhor, Maria é a pessoa apropriada para levar a mensagem gloriosa dessa união completamente nova aos discípulos. Ela diz respeito às verdades mais elevadas do cristianismo, que estão todas relacionadas ao fato de que conhecemos o Pai e o Deus do Filho como nosso Pai e nosso Deus.

Quando dizemos "nosso" Pai, entretanto, isso se refere exclusivamente aos crentes, não aos crentes juntamente com o Filho. Em nenhum lugar o Senhor fala sobre "nosso" Pai ou "nosso" Deus nesse sentido. Como o Filho eterno, Ele tem um relacionamento único com Seu Pai e Deus que não podemos compartilhar com Ele.

Maria agora faz o que Ele lhe disse para fazer. Em primeiro lugar, ela diz aos discípulos que viu o Senhor. Seu encontro com o Senhor ressuscitado é o ponto de partida. Em seguida, ela conta aos discípulos o que o Senhor disse para ela. Essa sequência também é importante para nós. Nós também só podemos transmitir algo aos outros quando tivermos um encontro pessoal com o Senhor Jesus, ou seja, quando Ele estiver diante de nossas almas por meio de Sua Palavra e nós O tivermos visto.

O Senhor vem aos discípulos

Neste primeiro dia da semana, o dia de sua ressurreição, os discípulos estão reunidos. O Senhor Jesus aparece no meio deles. Uma semana depois, a mesma coisa acontece novamente. Em Atos 20, vemos que esse é o dia em que os crentes se reúnem para partir o pão . É também o dia em que as necessidades dos santos são supridas . É o dia do Senhor .

O Espírito Santo faz todas essas referências para deixar claro que esse é o dia dos cristãos, sem formular isso como um mandamento explícito. Não é o dia de descanso da antiga criação, o sábado. Não é um dia de descanso imposto pela lei, de forma alguma: É o dia da ressurreição e da graça, ao qual estão associadas ricas bênçãos para o crente.

Os discípulos trancaram as portas por medo dos judeus. Seu protetor foi morto. Agora, como seus seguidores, eles têm de temer o mesmo destino. Mas, para grande espanto deles, o Senhor entra no meio deles, apesar das portas trancadas.

Isso não é um milagre - o Senhor simplesmente revela a natureza do corpo da ressurreição. Esse é um corpo espiritual que não é limitado pelo tempo e pelo espaço. Assim, as portas fechadas da prisão em que Pedro estava preso também não foram obstáculo para o anjo que veio libertá-lo ; . Em ambos os casos, porém, as portas tiveram de ser abertas para que Pedro fosse libertado.

Depois que o Senhor chegou aos discípulos, Ele se colocou no meio deles. Isso significa que Ele não ficou ali imediatamente, mas talvez primeiro perto de uma das portas fechadas, que simbolizam o medo dos discípulos. Portanto, quando Ele se coloca do lado de dentro de uma dessas portas, Ele se coloca entre eles e o símbolo do medo deles. Mas então Ele os afasta do medo entrando no meio deles. Eles então não olham mais com medo para as portas, mas para Ele, que agora lhes promete paz.

Suas primeiras palavras são: "Paz seja convosco!" É a Sua paz, que Ele já lhes havia prometido quando ainda estava com eles . Aqui Ele repete essa promessa após Sua ressurreição. Essas são palavras maravilhosas em um mundo que declarou guerra a Deus e está cheio de ódio contra todos aqueles que estão unidos a Cristo. Com essas palavras, Ele acaba com o medo que Seus discípulos tinham dos judeus.

Para acabar com todas as dúvidas de que era realmente Ele, Ele lhes mostra Suas mãos e Seu lado. Em Suas mãos, eles veem as feridas dos pregos com os quais Ele foi pregado na cruz. Em Seu lado, eles veem a ferida que um soldado Lhe infligiu após a morte com um golpe de lança, da qual saíram sangue e água.

Ele lhes mostra Suas mãos e Seu lado, mostrando-lhes assim a base da paz que proclama. A paz se baseia em Sua obra na cruz e em Seu sangue derramado para o perdão dos pecados. A água que fala da Palavra de Deus traz purificação por meio da aplicação efetiva da obra e do sangue de Cristo. Teremos esses sinais em Suas mãos e em Seu lado diante de nossos olhos por toda a eternidade. Nós o veremos em pé como um Cordeiro, como havendo sido morto .

Quando os discípulos O veem assim, eles se alegram. A tristeza deles acaba, exatamente como Ele havia previsto . Eles veem o Senhor ressuscitado: Ele está no meio deles!

A Grande Comissão

Pela segunda vez, o Senhor lhes fala de paz. Na primeira vez, foi para lhes dar uma participação pessoal nessa paz; agora, isso acontece como um ponto de partida para o envio deles, que Ele proclama imediatamente depois. Para cumprir essa missão, eles precisam estar na paz de Deus . Com o perdão de seus pecados por meio de Sua morte, Ele lhes trouxe essa paz para que agora possam dar testemunho dela no mundo.

A missão deles tem o mesmo caráter de Sua própria missão por meio do Pai. Portanto, eles também devem fazer o que Ele fez, ou seja, revelar o Pai . Eles farão isso falando sobre o Filho, proclamando-O e glorificando-O. Ele é o grande tema do qual eles dão testemunho.

Depois de lhes ter dado Sua paz e a comissão para irem ao mundo, Ele sopra neles. Ao fazer isso, Ele lhes transmite Sua vida de ressurreição. Antes de se tornar homem, Ele, como Criador, soprou o fôlego de vida nas narinas de Adão . Como resultado, Adão se tornou uma alma vivente . Mas o Senhor Jesus é um Espírito que dá vida. Ele demonstra isso ao soprar nos discípulos o sopro da vida celestial e eterna, Sua própria vida, Sua vida de ressurreição.

Essa vida é caracterizada pelo Espírito Santo, que transmite o poder de revelar essa vida. Sua missão de proclamação inclui a revelação da vida eterna, que é o próprio Senhor Jesus. O Espírito Santo está sempre diretamente envolvido em todas as bênçãos.

É importante entender que Cristo não dá a Ele o Espírito Santo como uma pessoa. O Espírito Santo só virá à Terra como uma pessoa quando o Senhor ascender ao Pai e enviar o Espírito Santo de lá - de acordo com o que o Senhor disse anteriormente sobre isso. Isso só acontecerá no dia de Pentecostes.

Além da bênção que os discípulos receberam com relação ao seu testemunho no mundo, há também uma responsabilidade com relação a outras pessoas. Qualquer pessoa que não tenha a vida eterna é um pecador - sem distinção entre judeus e gentios. Todos os pecadores serão julgados por Deus. Mas também há graça. Com base nessa graça, o Senhor dá a seus discípulos a incumbência de perdoar os pecados de todos que aceitam a palavra deles e passam a crer no Senhor Jesus.

Somente Deus pode perdoar pecados para a eternidade . Assim que alguém confessa seus pecados, pode saber que Deus o perdoou . Cabe então aos discípulos reconhecer e confirmar o perdão recebido de Deus para que alguém possa ser aceito na comunhão cristã. Entretanto, se eles virem que alguém apenas exteriormente professa ser um crente, eles não pronunciam essa confirmação; essa pessoa não é aceita na comunhão cristã.

É uma questão de reconhecer ou rejeitar alguém como crente. Na prática, isso acontece no batismo. Nele, a pessoa é reconhecida como seguidora de Jesus. O batizador concede à pessoa batizada o perdão dos pecados, reconhecendo-a assim como aceita por Deus.

Também vemos o mesmo princípio quando se trata da igreja. Aceitar um crente na Mesa do Senhor inclui o reconhecimento do perdão de seus pecados. Quando alguém é aceito, a igreja confirma que seus pecados estão perdoados. Se a igreja se recusar a aceitar alguém por causa de pecados existentes sem arrependimento, isso significa que essa pessoa ainda está acometida por seus pecados.

O Senhor e Tomé

Tomé não está presente quando o Senhor aparece aos discípulos pela primeira vez após a ressurreição. Ele perdeu algo significativo. Mas é bom ver o entusiasmo com que os discípulos contam a Tomé que viram o Senhor. Eles não o criticam, nem dizem como foi tolo da parte dele não ter estado lá. Eles simplesmente dão testemunho de seu encontro com o Senhor. Notamos que eles usam o título "Senhor" - não apenas quando se dirigem a Ele, mas também quando falam dEle.

Mas Tomé não é tão fácil de convencer. Os discípulos têm muito a dizer! Para convencê-lo, eles certamente lhe contaram como o Senhor lhes mostrou Suas mãos e Seu lado. Tomé responde que realmente quer experimentar isso por si mesmo primeiro. Ele até diz isso com palavras bastante fortes: ele não se contenta em ver por si mesmo - ele também quer sentir por si mesmo. Até que ele mesmo tenha sentido, certamente não acreditará, não importa quantas pessoas testemunhem o fato.

Uma semana depois, os discípulos estão reunidos novamente. O texto é: "Depois de oito dias", o que indica um novo começo. Agora Tomé também está lá. O Senhor aparece da mesma forma que da primeira vez e faz a mesma saudação. Sua aparição e saudação são para todos, mas quase se tem a impressão de que são apenas para Tomé. Só encontramos essa aparição nesse Evangelho.

Agora o Senhor se dirige a Tomé pessoalmente. Ele sabe o que Tomé disse. Por isso Ele lhe oferece que faça primeiro o que deseja fazer antes de estar disposto a crer. No entanto, o Senhor acrescenta uma pequena admoestação: ele não deve ser incrédulo, mas crente.

O texto não nos dá nenhuma informação sobre se Tomé realmente usou seus dedos e mãos para determinar a autenticidade das feridas. Ele imediatamente percebe que o Salvador realmente está diante dele. Ele lhe diz: "Meu Senhor e meu Deus!" Essa é a linguagem do remanescente judeu, cujos membros também só acreditarão quando olharem para Aquele a quem traspassaram ; .

O Senhor afirma que Tomé acredita porque O viu. Sem dúvida, isso é suficiente para ser salvo, mas não é a forma mais elevada de fé. O Senhor chama de bem-aventurados aqueles que não viram e ainda assim creram. Isso se aplica a todos aqueles que passaram a ter fé depois de seu retorno ao céu .

Nós também não vimos os sinais que o Senhor fez com nossos próprios olhos, mas lemos sobre eles e recebemos a mensagem correspondente com o coração por meio do Espírito Santo. Dessa forma, os sinais se tornaram realidades espirituais para nós. Por exemplo, entendemos que o pão do céu é um sinal de que Jesus Cristo veio do céu para a Terra para nos dar vida.

Os sinais escritos

A incredulidade de um crente (Tomé) é a razão pela qual o Espírito Santo fez com que os dois últimos versículos deste capítulo fossem escritos. Dos muitos sinais do Senhor, João, guiado pelo Espírito Santo, incluiu uma seleção em seu evangelho. Todos esses sinais têm o objetivo de apresentar a majestade do Senhor Jesus, de concentrar toda a atenção somente Nele como o Cristo, o Filho de Deus. Todos os que acreditam Nele possuem a vida eterna, por meio da qual podem ter comunhão com Ele. João entra em detalhes sobre essa comunhão em sua primeira carta.

Há também sinais que o Senhor realizou, os quais os discípulos também viram, mas que não foram preservados para nós. A Bíblia não nos relata esses sinais porque, obviamente, eles não eram necessários para nos levar à fé no Filho de Deus. Os sinais registrados neste Evangelho são sempre o ponto de partida para mais instruções sobre as consequências da descida do Filho de Deus à Terra e a obra que Ele deveria realizar aqui.

Hoje em dia, costuma-se falar dos sinais com grande respeito, como se eles pudessem levar as pessoas à fé ou fortalecer sua fé. Os sinais de que João fala aqui, dos quais os discípulos foram testemunhas, mas que não foram registrados, foram de fato realizados pelo Senhor. Em nossa época, no entanto, muitas coisas são louvadas como sinais que, na realidade, são sinais do diabo.

De certa forma, esses dois últimos versículos encerram o Evangelho. Entretanto, mais um capítulo segue como uma espécie de apêndice. No capítulo 20, na primeira aparição do Senhor aos discípulos, vemos o que a ressurreição significa para a igreja. Sua segunda aparição nos mostra o que Sua ressurreição significa para os remanescentes do povo de Israel.

A terceira aparição, no capítulo 21, revela totalmente o resultado da obra do Senhor Jesus. A visão da pesca de peixes no lago se refere à bênção de sua ressurreição para as nações no futuro reino de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário