João 7



                                

A Festa dos Tabernáculos estava próxima

No capítulo 5, vimos o Senhor Jesus como o Filho de Deus, que, com poder ilimitado, dá vida a quem Ele quer. Ele julga todos porque é o Filho do Homem. A ênfase está no que Ele é, não na posição que ocupa. O capítulo 6 trata do mesmo Filho, mas ali Ele é apresentado como tendo descido do céu. Em Sua humilhação, Ele é Aquele em quem os homens creem. Depois, Ele é o Filho do Homem que morre e depois ascende de volta para onde estava antes. No capítulo 7, Cristo é apresentado como Aquele que ainda não foi revelado ao mundo. Depois que Ele toma Seu lugar no céu em glória, o Espírito Santo vem em Seu lugar para habitar na Terra, ou seja, nos crentes.

Após a cura do paralítico na Judéia (capítulo 5), o Senhor foi para a Galileia e realizou o milagre da alimentação (capítulo 6). Ele anda por lá com amor e procura os homens para mostrar-lhes esse amor. Ele não quer andar pela Judeia porque essa não é a vontade de Seu Pai. Ele nunca se deixou guiar pela forma como as pessoas vinham ao seu encontro. Sua vontade e a vontade do Pai são as mesmas. Portanto, lemos que Ele não queria andar pela Judeia. No entanto, o motivo apresentado não é a vontade do Pai, mas o fato de os judeus quererem matá-Lo.

Aqui vemos que o Pai incluiu a atitude maliciosa dos judeus em Seu plano. A vontade do Pai não torna a maldade do homem ineficaz, mas a vontade do Pai está acima dela - Ele usa a maldade para cumprir Seus planos. Os judeus aqui são os habitantes da Judeia e, acima de tudo, os líderes espirituais de lá. Se a maldade do homem impede que o Filho mostre sua graça em algum lugar, então a graça encontra novas áreas onde revela essa graça. Ele está nessa área por um certo tempo, pois quando chegar o tempo determinado pelo Pai, Ele voltará para a Judeia.

A época em que ocorrem os eventos descritos no capítulo 7 é a época da Festa dos Tabernáculos. O capítulo 6 tem a Páscoa como ponto de partida e Sua morte como tema principal. Aqui, a Festa dos Tabernáculos ocupa o centro do cenário, uma figura da festa da alegria no reino da paz em virtude de todas as bênçãos de Deus com os frutos da terra. A vinda do Espírito Santo está associada a isso .

O tempo do cumprimento da festa ainda não chegou para o povo por causa de seus pecados. Portanto, a festa também é chamada de "festa dos judeus" aqui - assim como a Páscoa antes dela.

A incredulidade dos irmãos do Senhor Jesus

Os irmãos do Senhor querem que Ele volte para a Judeia. Eles sabem que Ele tem discípulos lá e que então podem ver Suas obras. Isso aumentaria Sua popularidade. Isso também lhes daria prestígio como Seus irmãos. Eles só estão discutindo em seus próprios interesses, sem a menor ideia de quem Ele realmente é, que condescendeu em nascer em sua família. Eles buscam a honra do mundo porque querem ganhar fama por meio do que Ele faz.

A proposta deles mostra o que eles mesmos teriam feito se estivessem no lugar Dele. Eles estão buscando sua própria honra, como é normal no mundo. Eles não têm ideia do que realmente move o Senhor. Acham estranho que Ele permaneça oculto, enquanto quer ser conhecido publicamente, como eles acreditam.

A atitude e a sugestão deles se baseiam no fato de que não creem Nele. Para eles, Ele é um irmão com dons especiais, nada mais. Eles provavelmente querem se beneficiar de Sua reputação, da qual Ele desfruta por causa de Seus sinais, mas mantêm distância assim que Sua rejeição aparece.

Mais tarde, seus irmãos crerão nele. Afinal de contas, eles estavam lá quando os discípulos se reuniram no cenáculo após a ascensão do Senhor para perseverar em oração e escolher um apóstolo para substituir Judas .

O Senhor não se deixa guiar pelas opiniões de Seus irmãos. Como sempre, Ele permanece em total dependência de Seu Pai. Ele se permite ser guiado por Ele, não por homens, nem por Seus inimigos nem por Sua família. Ainda não chegou o momento de Ele se mostrar ao mundo. Ele precisa sofrer primeiro. No entanto, Ele tem uma mensagem para Seus irmãos. Ele lhes diz que eles vivem no mundo e para o mundo e, portanto, o momento de serem vistos está sempre presente.

Talvez o Senhor também esteja aludindo à duração fugaz de suas vidas e que eles devem se preparar para um encontro com Deus . As pessoas do mundo não se preocupam com o tempo de Deus, mas tomam o tempo em suas próprias mãos. Como eles vivem no mundo e para o mundo, o mundo os vê como parte de si mesmo e, portanto, não pode odiá-los. Eles amam o mundo e o mundo os ama porque eles ajudam a sustentar o mundo e a torná-lo grande.

Isso é diferente com o Senhor Jesus. O mundo O odeia porque Ele revela o mundo em seu verdadeiro caráter. Ele vem de outro mundo, o mundo do Pai e da vida. Ele veio a este mundo para dar a vida que pertence ao mundo do qual Ele veio e ao qual ainda pertence. Como essa vida é a luz dos homens , Ele coloca o mal do mundo na luz. O Senhor e Seus irmãos pertencem a mundos diferentes.

Ele lhes diz que subam somente para a festa, pois é a ela que pertencem. É uma festa dos judeus, os inimigos mais perigosos do Senhor. É uma festa do mundo, onde o orgulho do homem é celebrado. É isso que os irmãos estão procurando, e é por isso que eles pertencem à festa.

Mais uma vez o Senhor diz que seu tempo ainda não foi cumprido porque o Pai determina seu caminho. Ele não pode ir com eles a uma festa onde não há lugar para Ele ou onde Ele deve ocupar o lugar que os homens Lhe indicam. Portanto, Ele permanece na Galileia. 

O Senhor sobe para a festa

Quando o tempo do Pai, ou "meu tempo", chegou, o Senhor subiu para a festa, claramente separado de Seus irmãos e com motivos completamente diferentes. Ele vai de acordo com o que disse a Seus irmãos, que o tempo de Sua revelação ainda não havia chegado . Por isso Ele vai como oculto. Ele não vai para satisfazer a curiosidade humana ou os desejos deles. A maneira como Ele vai à festa corresponde ao lugar que Ele ocupa agora e também ao lugar que nós ocupamos agora. Ele agora está oculto em Deus, portanto, nossa vida com Ele também está oculta em Deus .

Os judeus presumem que Ele também deve estar em algum lugar da festa. Esses oponentes declarados do Senhor, que estão constantemente tentando tirá-Lo do caminho, não estão procurando por Ele para honrá-Lo, mas para ver se há uma oportunidade de agarrá-Lo. Sua pergunta "Onde está Ele?" mostra o quanto estão preocupados com Ele. Ele é o grande perigo para eles, pois se sentem ameaçados em sua posição.

Mas não são apenas os judeus que estão preocupados com Ele em seus pensamentos; as multidões também falam sobre Ele. No entanto, isso acontece em um murmúrio, não em voz alta. Tampouco é feito a partir de uma profunda necessidade interior de um encontro com Ele. Eles falam sobre Ele como uma manifestação que pode ser discutida, mas a consciência deles não é tocada. Enquanto os líderes querem matá-Lo, a multidão é indiferente.

O fato de murmurarem sobre o Senhor e não falarem livremente sobre Ele é porque a multidão tem medo dos judeus, os líderes espirituais. Qualquer um que fizesse o menor comentário sobre Ele que desagradasse aos judeus caía em desgraça com eles. Seus espiões estavam por toda parte. Era assim que se poderia ser traído. Aqui vemos quanta influência os judeus tinham sobre o povo.

Ensinando no templo

Chega então o momento em que o Senhor Jesus vai ao templo, não para se revelar, mas para ensinar. A festa já passou a metade. Que festa sem sentido foi até então, quando Ele, que deveria ter sido o centro da festa, não estava no templo! Agora Ele vem ao templo, embora o povo não reconheça que Ele é YAHWEH, o próprio SENHOR, a quem devem todas as suas bênçãos. Seus agradecimentos não são dirigidos a Ele. Por isso se diz, com razão, que essa é uma festa dos judeus . O SENHOR e o agradecimento a Ele não são o centro das atenções, mas essa é a festa deles. O que eles conquistaram ocupa o centro do cenário.

Quando o Senhor começa a falar, eles imediatamente sentem o poder de Suas palavras. Para eles, é incompreensível que alguém possa ser tão culto sem ter recebido treinamento reconhecido dos líderes religiosos ou de um rabino específico. Ainda hoje, muitos cristãos só consideram possível falar algo sobre Deus e a Bíblia se você for um teólogo reconhecido que estudou teologia em uma universidade ou faculdade renomada e respeitada pelo povo.

O Senhor responde aos judeus atônitos que Ele não prega Seus próprios ensinamentos, mas que o que Ele ensina vem Daquele que O enviou. Ele enfatiza que Seu ensino tem a ver com Seu Pai, o que ao mesmo tempo deixa claro que Seu ensino não tem nada a ver com o ensino humano. Somente quando alguém está disposto a fazer a vontade de Deus, ele tem a mentalidade certa para reconhecer a retidão do ensino que Ele traz.

A incapacidade dos judeus e de todo homem, de entender o que o Senhor diz, tem sua causa no coração do questionador. Uma pessoa só pode saber se o ensinamento vem de Deus se estiver preparada para obedecer ao conteúdo do ensinamento.

Isso se aplica a toda a Palavra de Deus. Esse é um princípio de extraordinária importância. O crescimento espiritual do crente depende desse princípio. O crescimento espiritual não é uma questão intelectual, mas uma questão de coração e consciência. Se as palavras que são ditas têm origem na própria pessoa, se a fonte delas é a pessoa, então o que deve ser alcançado com as palavras só pode ser sua própria glória. O homem está focado apenas em si mesmo. Quando não se busca a glória de Deus, não há garantia sólida da verdade.

Entretanto, se uma pessoa está centrada em Deus e busca Sua glória, ela é verdadeira e fala a verdade. Não há injustiça em tal pessoa, não há nada que cause injustiça a Deus ou a uma pessoa, mas ela dá a tudo e a todos o seu devido lugar. Isso se aplica perfeitamente ao Senhor Jesus. Também se aplica a nós, na medida em que buscamos verdadeiramente apenas a honra Daquele que nos enviou ao mundo, assim como o Pai O enviou ao mundo .

O Senhor aplica Seu ensinamento

Para deixar claro que a instrução só é compreendida quando colocada em prática, o Senhor se refere à lei. Moisés lhes deu a lei com os mandamentos de Deus. Mas nenhum deles cumpre a lei. Isso prova que eles não entendem a lei. Em vez disso, eles fazem mau uso da lei para sua própria glória. Assim, os judeus imaginam que lhes foi dada a lei e, como resultado, sentem-se superiores aos outros homens. Os fariseus dentre eles até amaldiçoam a multidão que não conhece a lei .

O fato de que o homem busca sua própria glória é claramente reconhecido pelo fato de que ele abusa da lei para esse fim. O Senhor expõe esse abuso. Eles se gabam da lei, mas ninguém a guarda. Eles têm a lei em suas bocas, mas qual é o seu comportamento? A vanglória os leva a querer matar o Filho de Deus! Ele conhece o desejo deles de matar. Eles não conseguem suportar que Deus se aproxime tanto deles e exponha seu estado pecaminoso.

A multidão que ouve o Senhor acusar os judeus de quererem matá-Lo não percebe o que Ele vê no coração de seus líderes. A multidão não tem planos de assassinato contra Ele. Por isso, ficam atônitos com o que o Senhor diz. Mas mesmo eles não entendem nem um pouco quem Ele é. Isso fica claro pelo fato de que eles não entendem o que o Senhor diz. Isso fica claro pelo fato de que eles atribuem a Ele um demônio como a causa de Suas declarações. É por isso que mais tarde eles serão suscetíveis aos sussurros de seus líderes e também exigirão Sua morte.

O Senhor sabe que eles ficaram maravilhados com a obra que Ele realizou ao curar o homem paralítico . Foi uma obra impressionante. A impressão ficou com eles. Eles ainda pensam no fato, embora já tenha se passado mais de um ano desde então. A cura causou muito entusiasmo porque Ele realizou o milagre em um sábado. Ele aponta isso novamente para enfatizar ainda mais como eles lidam com a lei e como isso é completamente contrário às Suas ações na graça.

Ele aponta novamente para Moisés, de quem eles tanto se gabam. Moisés havia lhes dado a circuncisão . O Senhor diz que Moisés incluiu a circuncisão na lei, mas que a circuncisão já existia como uma ordenança antes da existência da lei. Deus já havia dado a Abraão o mandamento da circuncisão . De qualquer forma, os judeus, a quem o Senhor está se dirigindo aqui, seguem o que Moisés disse com tanta precisão que cumprem o mandamento da circuncisão, mesmo que ela tenha de ser feita em um sábado.

Ele os acusa de estarem irados com Ele porque curou uma pessoa totalmente em um sábado, enquanto eles realizam a circuncisão no sábado para não violar a lei de Moisés. O mandamento da circuncisão é mais importante para eles do que o mandamento do sábado. Portanto, eles mesmos fazem uma exceção. Ele quer que eles entendam quão grande é a diferença entre cumprir um mandamento da lei com relação a uma pequena parte do corpo de uma pessoa e agir com misericórdia para com uma pessoa completa.

Eles julgam de acordo com o que percebem externamente, com o que podem controlar; isso os leva a um julgamento injusto. Julgar de acordo com o que se vê também é um grande perigo para os crentes. Até mesmo um grande homem de Deus, como Samuel, foi culpado dessa maneira, de modo que o SENHOR teve de admoestá-lo .

O Senhor os convida a fazer um julgamento justo. Para fazer isso, eles precisam de sua instrução, mas não a querem. Ele rompe os argumentos legais tolos deles com suas referências à lei.

Opiniões dos homens

Os habitantes de Jerusalém formam um terceiro grupo, juntamente com os judeus e a multidão que está falando sobre o Senhor Jesus. Os judeus vêm mais da vizinhança imediata de Jerusalém e a multidão de todo o Israel veio por ocasião da Páscoa.

Os habitantes de Jerusalém conhecem bem a Cristo. Eles também sabem sobre os planos de assassinato dos líderes judeus. Espantados, eles se perguntam se não é Ele quem os líderes estão tentando matar. E, no entanto, Ele fala em público sem que nada seja colocado em Seu caminho. Na opinião deles, isso poderia significar que os líderes O reconheceram como o Cristo, afinal. Será que os líderes deveriam ter mudado de ideia? Essa consideração os deixa desesperados.

Eles têm grande estima por seus 
líderes, mas também têm seus próprios pensamentos sobre o Senhor Jesus. Eles sabem que Ele vem de Nazaré. Eles também sabem, pelas Escrituras, que o Cristo nasceria em Belém, de acordo com a profecia de Miquéias 5 . Mas eles não sabem quando Ele virá e acham que ninguém sabe de onde Ele virá quando vier. Eles permanecem ponderando sem nenhum desejo real de conhecer a verdade sobre o Senhor Jesus.

O lado humano de Cristo é claro para eles. Eles sabem que Ele vem de Nazaré. É a isso que o Senhor está se referindo quando diz que eles O conhecem. Mas eles estão completamente cegos para a Sua divindade. Isso se deve ao fato de não conhecerem Aquele que O enviou. Ele não veio por iniciativa própria, mas foi enviado por Aquele que é verdadeiro. Portanto, tudo o que o Senhor Jesus faz e diz está na verdade, e isso expõe toda a inimizade e ignorância daqueles que O ouvem e veem.

O Senhor diz que conhece o Pai, assim como O conhece desde a eternidade. Ele veio dEle, o que significa que sempre esteve com Ele. Mas o Pai também estava ativo na vinda do Filho, porque Ele O enviou. O Filho conhece o Pai porque o Pai está sempre com Ele, e conhece Sua vontade porque Ele O enviou.

As palavras que Ele diz sobre o Pai os deixa furiosos. Eles querem agradá-Lo, mas não o fazem. Somente quando chegar a Sua hora, eles poderão agarrá-Lo. Só então o Pai permitirá, porque isso cumpre Seus planos. Isso só pode acontecer na hora Dele.

Onde eu estou, vocês não podem ir

As palavras do Senhor impressionam muitos da multidão. O que eles viram e o que agora ouvem sobre Ele os leva a crer Nele. No entanto, essa é uma fé baseada no raciocínio intelectual. Essa fé não vem de uma consciência convicta. Muitos da multidão que creem, creem somente por causa dos sinais que Ele fez. Eles acreditam com base no que viram. Reconhecemos isso por suas declarações sobre Ele, que mostram que eles estão avaliando as coisas. Eles não conseguem imaginar que, quando Cristo vier, fará mais sinais do que o Senhor Jesus já fez. Na opinião deles, Ele é a melhor escolha no momento.

Embora a multidão não fale abertamente, o murmúrio da multidão a favor do Senhor Jesus chega aos ouvidos dos principais sacerdotes e fariseus. Eles acham que já está mais que na hora de agir e prendê-Lo. Enviam seus servos para prendê-lo. O Senhor, que sabe perfeitamente de tudo isso, não se deixa influenciar pelo comportamento hostil deles, mas continua com Seu ensinamento. Como sempre e em toda parte nesse Evangelho, não são os inimigos que determinam o curso dos acontecimentos, mas Ele mesmo.

Ele fala calmamente sobre o curto período de tempo em que ainda estará com eles e que depois irá para o Pai. Ele nunca menciona que eles O rejeitarão, embora isso também seja verdade. Ele sabe o que os homens farão com Ele, mas Ele olha para o Pai. Tudo está em Suas mãos. Ele ainda estará com eles por um curto período, pois ainda não estabelecerá o reino, mas será rejeitado.

Quando Ele for para o Pai, a incredulidade O buscará, mas não O encontrará. O que o mundo sabe sobre o céu e o Pai? O Senhor ainda diz explicitamente que eles não podem chegar lá. Ele sabe que eles nem mesmo querem. Nada é tão abominável para um pecador rebelde e endurecido quanto vir para a luz, para a presença de Deus.

Quando o Senhor diz aqui: "aonde eu estou vós não podeis vir", essa é novamente uma prova poderosa contra a falsa doutrina da reconciliação total. É impossível para a incredulidade chegar onde o Senhor Jesus está. O Senhor também não diz que eles não podem vir para onde Ele está apenas por um curto período de tempo, como se isso fosse possível mais tarde. Nenhum incrédulo pode chegar ao lugar onde o Filho está em nenhum momento da eternidade. Só é possível chegar a Ele se você tiver experimentado um novo nascimento, e você só pode obter esse novo nascimento durante tua vida na Terra por meio da conversão. Também só é possível ser perdoado dos pecados na Terra, não em um momento posterior no reino dos mortos .

Os judeus não podem entender essa palavra. Ele falou sobre o fato de que tinha vindo de Deus e que voltaria para lá. Como sempre, aqui também a incredulidade não olha além do horizonte. Eles só podem entender que Suas palavras significam que Ele deixará a terra para ir até os judeus fora de Israel na dispersão. Eles não conseguem encontrar os dispersos e, portanto, Ele também não poderá ser encontrado, como eles pensam. A suposição deles não os satisfaz. Eles não têm resposta para a questão do significado de Suas palavras. O Senhor não continua a falar sobre isso porque eles não estão abertos aos Seus ensinamentos sobre o Pai.

A promessa do Espírito Santo

O último, o grande dia da festa, é o oitavo dia . A Festa dos Tabernáculos é a única festa com um dia assim. Nesse grande dia, o Senhor Jesus fala em voz alta sobre o Espírito Santo.

É notável que Ele fale sobre o Espírito Santo em conexão com a Festa dos Tabernáculos. Esperaríamos que isso estivesse mais relacionado à Festa de Pentecostes (ou Festa das Semanas), que também é uma das festas instituídas pelo SENHOR ; ; . Entretanto, nem a Páscoa, nem a Festa das Semanas ou o Pentecostes têm um oitavo dia. O significado desse dia é característico do Evangelho de João.

O oitavo dia fala de um novo começo após um período completo de sete dias, um começo sem fim. No ciclo festivo, a Festa dos Tabernáculos aponta para o tempo do reino de paz, no qual Deus cumprirá todas as suas promessas ao seu povo Israel e a bênção de Deus estará presente por meio de Israel para toda a criação. A bênção será anunciada pelo derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne . Todos os que entram no reino da paz nascem de novo da água e do Espírito , e o Espírito Santo virá sobre eles como uma fonte de refrigério.

Ao se referir ao último dia da Festa dos Tabernáculos, a vinda do Espírito Santo está ligada ao reino da paz, pois é a isso que a Festa dos Tabernáculos se refere. O grande dia mencionado aqui se concentra no tempo após o reino de paz, na eternidade, que também é chamado de "dia de Deus" . Esse é o oitavo dia, que aponta para o tempo após o reino de paz, que é a eternidade.

Depois do reino de paz vem um novo começo. Haverá então um novo céu e uma nova terra que não terão mais nada a ver com o mundo antigo. Portanto, isso está totalmente de acordo com este evangelho, que fala especialmente sobre o Senhor Jesus como o Filho eterno. O que Ele traz como o Filho eterno vem da eternidade e leva à eternidade. Portanto, é muito apropriado que Ele fale sobre o Espírito Santo no último dia da Festa dos Tabernáculos, o oitavo dia.

Com a descida do Espírito Santo à Terra, iniciou-se um tempo completamente novo que nunca chegará ao fim. Todos os que recebem o Espírito Santo agora foram levados a uma nova posição que nunca terá fim (oitavo dia). Quem recebeu o Espírito Santo recebeu as primícias. Isso estará presente e será desfrutado em todos os lugares por toda a eternidade.

Agora há uma nova família na Terra que está conectada ao Senhor Jesus no céu por meio do Espírito. Essa família está em casa onde Ele já está. Os crentes ainda estão no mundo, mas não pertencem mais a ele. Eles não pertencem mais à primeira criação, mas ao novo mundo que o Senhor Jesus criou. Enquanto aguardam a vinda do Filho do Homem, eles têm o Espírito para ajudá-los na Terra e para mostrar-lhes a glória que o Senhor Jesus tem agora.

O Senhor Jesus oferece essas tremendas bênçãos a cada um aqui que está em necessidade, que está com sede. No entanto, isso corresponde apenas à própria necessidade. As pessoas não são convidadas a beber pelos outros, mas por si mesmas. Esse é o ponto de partida para ensinar os outros depois . O pré-requisito para participar disso é a fé Nele. A fé é a fé em uma pessoa, em Cristo, e essa fé Nele está intimamente ligada às Escrituras e à água viva de que as Escrituras falam.

Nas Escrituras, por exemplo, você pode ler sobre a água viva em Ezequiel 47 . Ela é mencionada lá com relação ao reino de paz de mil anos. Aqui o Senhor diz que essa água viva fluirá do corpo daquele que crê. O que será para o refrigério da criação no reino de paz é um refrigério no tempo presente que vem do crente para os outros. Em breve, o mesmo acontecerá com os habitantes da nova terra.

O Espírito Santo quer usar o crente para abençoar as pessoas ao seu redor. Essa bênção consiste em mostrar quem é o Senhor Jesus. É isso que o Espírito Santo faz . A água viva se refere ao Espírito Santo. Isso não é algo que as pessoas tenham imaginado, mas o que a Palavra de Deus diz claramente aqui. Aqueles que crêem no Senhor receberão o Espírito Santo .

Embora o Espírito esteja trabalhando na Terra desde a criação , Ele ainda não habitava nela. Ele só poderia habitar na Terra depois que o Senhor Jesus concluísse a obra que o Pai Lhe havia dado para fazer e retornasse ao céu. O Espírito Santo agora habita no corpo do crente individual e também na igreja como um todo ; , .

O Espírito Santo veio à Terra com o propósito de dar testemunho do Senhor glorificado no céu. Portanto, o Senhor Jesus tinha que ser glorificado primeiro.

A declaração de que o Espírito ainda não estava presente não significa que o Espírito ainda não existia. O Espírito é Deus e, portanto, não tem princípio; Ele nunca veio a existir. Ele é o Espírito eterno . A questão é que Ele ainda não habitava na Terra. Ele só habita na Terra desde o dia de Pentecostes.

Divisão por causa Dele

As palavras do Senhor impressionam alguns da multidão. Eles acham que essas não são palavras de um homem comum. Ele deve ser o profeta prometido por Deus e anunciado por Moisés ; . Para outros, isso não é bastante. Eles julgam que Ele deve ser o Cristo. Mas é assim que as pessoas separam o que Deus uniu. Afinal de contas, o Senhor Jesus é tanto o profeta quanto o Cristo. A mulher samaritana já havia chegado a essa conclusão .

Tudo isso continua sendo uma conjectura, que é rejeitada por outros porque eles argumentam que o Cristo não vem da Galileia. Mas o Senhor Jesus de fato veio de lá. Mas eles sabem muito bem o que está escrito sobre o Cristo, de quem Ele veio ; e de onde Ele viria . Entretanto, eles não sabem que Ele corresponde exatamente a isso. O resultado de todas essas opiniões é o surgimento de uma divisão. Ninguém está convencido da verdade, há incerteza.

Todas as diferentes opiniões contêm um pouco de verdade aqui e ali, mas não a verdade. Então, há indivíduos que querem agarrá-Lo. Mas o poder invisível de Deus os detém. O tempo de Deus ainda não chegou, portanto, eles não podem prendê-lo.

O testemunho dos servos

Os servos que foram enviados para prendê-lo voltam para seus mandantes sem ter conseguido nada. Eles se espantam com o fato de voltarem de mãos vazias e perguntam por quê. Os servos podem ser ignorantes, mas suas sensibilidades ainda não estão completamente embotadas. Eles experimentaram um poder por meio das palavras de Cristo que vai muito além do poder dos homens. Nenhum homem mortal pode falar assim.

Por isso, eles não levam o Senhor Jesus com eles aos líderes, mas apenas um testemunho de Suas palavras, sem aceitá-Lo. Em seu ódio cego, os fariseus acusam seus servos de terem se deixado enganar. Certamente eles podiam entender que estavam lidando com um enganador, porque nenhum dos líderes acreditava Nele! Então, como eles podem ser tão tolos a ponto de acreditar Nele?

Está no sangue do homem esconder-se atrás do que os líderes religiosos dizem. Os próprios líderes religiosos também usam esse argumento para manter as massas tolas e dependentes deles mesmos. Para eles, as massas consistem em pessoas estúpidas e ignorantes. É assim que eles falam sobre os leigos, as pessoas comuns que não estudaram a lei. Eles, os pastores da multidão, amaldiçoam o povo por isso. Isso mostra que tipo de pastores eles são. São falsos pastores que só querem tirar proveito próprio. Esses pastores amaldiçoam as ovelhas e as abandonam. Mais tarde, o Senhor Jesus os chama de mercenários .

O testemunho de Nicodemos

Então Nicodemos se manifesta. Esse é o Nicodemos que já conhecemos no capítulo 3. Lá ele foi até o Senhor Jesus à noite. Ele é a exceção entre as declarações vergonhosas dos fariseus. Nicodemos ainda não está completamente do lado do Senhor, mas está a caminho da luz. Ele O defende apelando para a lei.

Ele acha que, antes de acusá-Lo, eles devem primeiro ouvi-Lo e saber o que Ele está fazendo. Ele não deveria poder responder por si mesmo e ter um julgamento honesto? Nicodemos, no entanto, é contrariado. Seus colegas zombam de que ele também deve ser da Galileia! Eles o aconselham a investigar primeiro se está escrito em algum lugar que um profeta surge da Galileia.

Apesar de sua reputação como "mestre de Israel" , Nicodemos agora não é levado a sério e sofre resistência de seus colegas. Anteriormente, eles o haviam elogiado por seu conhecimento das Escrituras, mas agora o desprezavam porque ele defendia o Senhor Jesus.

A propósito, o comentário deles de que nenhum profeta surgiu da Galileia revela a própria ignorância deles. De fato, há profetas da Galileia, como Elias e Jonas.

Depois desse diálogo, a reunião do sinédrio termina e todos vão para casa. O ambiente doméstico, no qual alguns são tão diferentes, não muda seus sentimentos assassinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário