João 9



                          

O Senhor vê um homem cego de nascença

João dirige nossa atenção para outro incidente na vida do Senhor, a saber, a cura de um homem que nasceu cego. Essa história é uma ilustração do que o Senhor disse sobre a luz no capítulo 8. Na cura do cego de nascença, vemos como ele chega à luz, tanto no sentido natural quanto no espiritual. O Senhor abre seus olhos naturais e os olhos de seu coração. Esse testemunho é rejeitado. Os judeus rejeitam o cego de nascença porque rejeitam o Senhor Jesus.

Lemos que o Senhor passa e vê um homem que é cego de nascença. Essa é a condição espiritual de todo ser humano e, portanto, podemos aplicar essa história de várias maneiras. O Senhor segue o caminho que o Pai Lhe diz para seguir. Essa também é a maneira pela qual Ele toma toda a iniciativa. Nenhum ser humano tem qualquer influência sobre isso. Nesse caminho, Ele vê essa pessoa que é cega de nascença e que Ele quer transformar em uma de Suas ovelhas. O tópico segue em detalhes no capítulo 10 e está diretamente ligado a esse capítulo em termos de conteúdo.

Vemos aqui como tudo começa com o Senhor. O cego não pede ajuda. O Senhor age por pura graça. Os discípulos também veem o homem, provavelmente porque o Senhor chamou a atenção deles para ele e lhes disse que esse homem havia nascido cego. Eles respondem perguntando a causa de sua cegueira. Essa pergunta mostra como o pensamento deles ainda é judaico.

Eles sabem, com base na lei, que Deus visita os pecados dos pais na terceira e quarta geração . Você também pode reconhecer pela pergunta deles o quão pouco eles ainda estão cientes da presença daquele que está presente na graça. Os discípulos partem da ideia de um governo direto de Deus, por meio do qual Deus pune imediatamente o mal e recompensa imediatamente o bem. Mas o tempo de um governo direto com a ação correspondente de Deus ainda não havia chegado (e ainda não chegou). Também encontramos essa forma errônea de raciocínio entre os amigos de Jó. Eles veem a miséria que se abateu sobre Jó e chegam à conclusão de que ele deve ter pecado muito, caso contrário Deus não o teria punido tão severamente.

A resposta do Senhor deixa claro que há uma forma de sofrimento que não significa punição ou retribuição, mas serve a um propósito mais elevado, a saber, a revelação das obras de Deus . Para que o Filho realizasse essas obras de Deus, o Filho foi enviado pelo Pai. Essas obras devem ser realizadas enquanto for dia, ou seja, enquanto Ele estiver na Terra. E esse é o tempo em que a luz brilha na Terra. Quando a noite chegar, ou seja, quando Ele for rejeitado, essas obras não serão mais possíveis.

Ninguém pode fazer a obra que Ele faz. Grandes obras de fé serão realizadas, mas não mais com o poder e a perfeição que caracterizam Suas obras. Desde Sua rejeição, é noite no mundo . Os crentes não são da noite . Embora estejam na noite do mundo, eles pertencem ao dia . Enquanto Ele estiver na Terra, será dia porque Ele é a luz do mundo. As trevas ainda não atingiram sua plenitude. Nós também somos luzes no mundo, mas não somos o sol, e nosso brilho é um brilho na noite. Ele trabalha enquanto é dia.

O cego de nascença é curado

Depois que o Senhor apresentou os princípios do dia e da noite, Ele procede à cura do cego. Ele cuspiu no chão, fez um lodo com a saliva e a espalhou sobre os olhos do cego. O lodo - terra misturada com saliva - é uma figura do Filho de Deus que se tornou homem (terra), mas que também é interiormente, essencialmente, o Deus Todo-Poderoso (saliva). A saliva lembra desonra e humilhação, mas essa é a saliva do Senhor vivo. Ele dá poder vivo à terra.

Alguém poderia pensar que o lodo nos olhos do cego só pioraria a cegueira. Qualquer um que olhe para Ele com incredulidade não pode imaginar que essa pessoa seja o Filho de Deus. Mas quando o Espírito de Deus opera em alguém por meio da Palavra, seus olhos são abertos e a verdade sobre a pessoa é revelada e reconhecida.

O Senhor então envia o cego ao tanque de Siloé. João traduz o nome Siloé como "Enviado". Isso não é sem razão. Isso mostra que o homem deve fazer mais do que simplesmente ir a um tanque literal. Ele também precisa crer naquele que é O Enviado. Embora o homem nunca tenha visto o Senhor Jesus, ele obedece à voz que fala com ele. A voz deve ter tocado seu coração e lhe dado a confiança de que alguém está falando aqui e que pode realmente curá-lo. Então ele vai até o tanque e se lava.

O resultado é imediato, pois ele volta a enxergar. Se aplicarmos isso espiritualmente, veremos que ele lava seus olhos cegos com a água purificadora da palavra de Deus e recupera a visão. Ao mesmo tempo em que seus olhos naturais, seus olhos espirituais são abertos. Depois disso, a luz interior, sua compreensão do Filho de Deus, aumenta rapidamente. Assim como a cura do homem paralítico no capítulo 5, essa cura também ocorre completamente sem a elite religiosa do culto estabelecido e costumeiro da igreja.

O testemunho dos vizinhos

No trecho dos versos , não ouvimos mais nada sobre o Senhor Jesus. O Senhor não está diretamente envolvido pessoalmente aqui. No entanto, tudo gira em torno dele. Mesmo que Ele não esteja pessoalmente presente, Ele está presente por meio da obra que realizou. A obra se torna a pedra de toque para todos que entram em contato com ela. Sua obra não pode ser negada. Ela exige aprovação. Qualquer pessoa que não queira isso deve conscientemente negar a obra.

A obra que o Senhor realizou no cego de nascença se torna um tópico de conversa e leva a debates acalorados e, por fim, à expulsão do cego de nascença. Nesse caso, vemos como os líderes religiosos rejeitam as obras do Senhor Jesus. No capítulo 8, já vimos que eles rejeitaram Suas palavras.

A cura do cego de nascença não está oculta. Para aqueles que o conhecem, a cura é claramente reconhecível. Os vizinhos são os primeiros a notar a mudança. Eles não conseguem esconder sua surpresa. Ele era um mendigo antes de sua cura. Era assim que o conheciam. Agora ele anda livremente por aí. Não precisa mais estender a mão para pedir esmola. Outros, que obviamente não o conheciam tão bem, só veem uma semelhança, mas nada mais. Provavelmente passaram por ele muitas vezes, mas nunca o notaram de fato.

Os olhos abertos do homem anteriormente cego lhe deram uma aparência diferente. Os olhos que não têm luz são opacos e mortos. Quando a luz entra, a pessoa muda completamente. O homem que nasceu cego estava precisando de ajuda e, até então, caminhava de forma tateante e incerta. Agora ele sabe para onde está indo e segue seu caminho com passo firme. Não importa o que as pessoas digam, o fato da cura não pode ser negado. Deus se certificou de que houvesse muitas testemunhas. Finalmente, o próprio homem fala e diz que é realmente ele. É um pequeno começo de um testemunho crescente e profundo que o homem dá do Senhor Jesus. O crescimento acontece apesar da aflição e da oposição.

Então as pessoas querem saber como seus olhos foram abertos. Isso deve ter acontecido por um milagre, porque não há explicação humana para o fato. O homem dá um testemunho simples e claro. Ele relata exatamente o que "o homem chamado Jesus" fez com ele e lhe disse. Ele teve de realizar uma tarefa difícil? Absolutamente não. Sua resposta "Enquanto eu ia" mostra que era muito simples, mas também lógico, fazer exatamente o que o Senhor havia lhe dito. E eis o resultado: ele pode ver. Para o homem, o Senhor Jesus ainda não é nada mais do que "o homem chamado Jesus" nesse momento, mas, à medida que o capítulo avança, vemos como ele passa a conhecê-Lo melhor.

Enquanto os adversários tentam denegrir Cristo, a blasfêmia deles faz com que o homem cresça em seu testemunho sobre o Senhor. Essa é a prova de que a nova vida está presente. As pessoas querem saber quem foi que abriu seus olhos. Ele dá uma resposta honesta a essa pergunta. Ele sabe o que lhe aconteceu e dá testemunho disso, mas não sabe onde está seu benfeitor agora.

O Senhor se retirou, deixando o homem com suas próprias reflexões e o ambiente ao seu redor para prepará-lo ainda mais para o que está por vir. Ao fazer isso, o homem O conhecerá melhor. O processo pelo qual o homem tem que passar é um processo que tem o objetivo de separá-lo de um sistema religioso que mantém as pessoas cegas para a glória do Filho de Deus.

Os fariseus interrogam o homem

Como o povo não confia no caso, eles levam o homem aos fariseus. Eles são os líderes religiosos e, se houver algo que sugira uma intervenção sobrenatural, eles devem julgar a origem da aparição.

João nos prepara para a reação dos fariseus ao relatar que o dia em que o Senhor preparou o lodo e abriu os olhos do cego de nascença era um sábado. Em resposta à pergunta dos fariseus, o homem novamente dá um testemunho simples sobre o que o Senhor havia feito com ele. É tudo muito normal. O milagre é grande, mas as ações são compreensíveis. O Senhor não fez nada de especial por ele e não pediu ao homem que fizesse algo espetacular. Os fariseus nem sequer ouvem a opinião do homem. Eles julgam imediata e impiedosamente que "esse homem" não é de Deus. O padrão de seu julgamento também é simples: ele não guarda o sábado.

Essa é o típico legalista que só julga os outros ou o trabalho deles de acordo com certas regras. Isso facilita as coisas, e você não precisa ficar pensando sobre isso. As pessoas legalistas podem ser reconhecidas pelo fato de aplicarem regras aos outros que elas mesmas não seguem . Elas se fecham para a graça de Deus, que vai além das regras.

Mas há também fariseus que não vão tão longe em seu julgamento. Eles usam sua razão e dizem que um pecador não pode realizar tais sinais. Eles veem a cura do cego de nascença como um sinal. E é isso mesmo. As opiniões sobre o Senhor Jesus estão divididas, como também acontece hoje com as pessoas que têm uma opinião sobre Ele, mas não se curvam a Ele como o Filho de Deus.

Deus os usa em sua rebelião contra Ele para fazer com que o homem dê um testemunho cada vez mais claro de quem é o Senhor. Eles se voltam novamente para o cego curado e perguntam a ele qual é a sua opinião sobre Cristo. Afinal, são seus olhos que foram abertos e, portanto, ele está em melhor posição para dizer quem fez isso.

Alguns fariseus haviam dito que o Senhor "não era de Deus" . O homem confessa exatamente o contrário e testifica que Ele é um profeta, ou seja, que Ele é de Deus. Agora que o homem reconheceu o poder do Senhor em abrir seus olhos, ele confessa que o Senhor Jesus conhece os pensamentos de Deus. Por meio da inimizade entre eles, ele continuará a crescer no conhecimento do Senhor.

Os pais do homem são interrogados

Os judeus procuram maneiras de invalidar o milagre, que não pode ser negado. Eles não acreditam que o homem era cego. Tudo deve ser baseado em imaginação. Então, eles convocam os pais do homem para interrogá-los. Os judeus querem saber dos pais se ele é realmente o filho deles, que eles dizem ter nascido cego. Se esse for o caso, então eles devem explicar por que ele agora pode ver.

Os pais do homem confirmam que ele é realmente o filho deles e que nasceu cego. Todas as dúvidas sobre a pessoa que nasceu cega foram dissipadas. Entretanto, eles não podem dizer nada sobre como ele passou a enxergar. Tampouco podem dizer nada sobre quem fez isso. Se os judeus quiserem saber, eles mesmos terão de perguntar ao seu filho. Ele não é mais uma criança, mas um homem adulto. Eles não são mais responsáveis por ele para responder a perguntas sobre ele. Ele é independente e pode lhes contar exatamente o que aconteceu com ele.

É claro que seus pais também ouviram como o filho ganhou a visão e quem fez isso. Entretanto, eles não concordam com o testemunho do filho porque têm medo dos judeus. Eles ouviram o que os judeus farão com alguém que O confesse como Cristo. Eles não querem sofrer esse destino. O que seu filho confessa, ele deve saber por si mesmo, mas eles não querem ser expulsos da sinagoga. Eles querem continuar a pertencer a um sistema religioso que os protege e lhes oferece segurança, mesmo que o medo reine ali.

Eles sentem que o homem que curou seu filho é mais do que um homem, assim como os judeus sentem, mas não querem reconhecer. É por isso que eles recorrem a uma desculpa. Eles transferem a responsabilidade de testemunhar sobre o Senhor Jesus para longe de si mesmos e para o filho. Se os judeus quiserem saber, podem perguntar ao filho deles, que é homem o suficiente para falar por si mesmo. Ele decide por si mesmo, e essa não é a decisão deles.

O homem é interrogado novamente

O cego curado é chamado mais uma vez. Eles querem intimidá-lo, pedindo-lhe que dê glória a Deus por Sua cura e não ao homem que a realizou, pois sabem que ele é um pecador. Eles querem separar a cura do Senhor Jesus, embora o fato de que Ele realizou a cura esteja fora de qualquer dúvida. Também está fora de dúvida que somente Deus poderia realizar essa cura, de modo que a conclusão só pode ser que: Ele é Deus.

A comissão deles expressa a loucura da incredulidade, que também é um pecado fatal. Pois é impossível honrar a Deus sem honrar o Filho, como sempre se quis fazer em todas as épocas e ainda se faz . O que os judeus dizem em voz alta aqui, que Cristo é um pecador, é dito por todos que O veem apenas como um homem e não O confessam e honram como o eterno Filho de Deus.

O homem não é intimidado por eles. Ele ainda não sabe muito sobre o Senhor Jesus, mas não pode imaginar que Ele seja um pecador. Ele ainda se expressa com certa cautela, como se estivesse inseguro. No entanto, ele sabe que era cego e agora pode ver. Esse testemunho tem grande poder devido à sua simplicidade. Não há nada que possa se opor a ele. Não é possível apresentar um único argumento sensato contra a lógica de um fato completamente estabelecido. Alguém que acabou de se converter ainda não sabe muito, mas o pouco que sabe pode testemunhar com grande certeza. Qualquer tentativa de invalidar esse fato está fadada ao fracasso.

Os judeus também não podem negar esse fato, mas não desistirão. Eles precisam absolutamente investigar se há pontos fracos na maneira como o Senhor Jesus fez isso. Novamente eles fazem perguntas. Será que Ele realizou ações específicas ou falou palavras que lhes permitiram pegá-Lo? Assim, eles continuam a perguntar, dando ao homem, sem querer, a oportunidade de dar um testemunho ainda mais claro.

Vemos que o homem não tem medo deles, como provavelmente era o caso de seus pais. Ele lhes responde com imparcialidade e até os repreende. Ele já havia lhes contado como tudo havia acontecido! Mas eles não ouviram. Por que eles querem ouvir novamente agora? Ou será que eles também querem se tornar seus discípulos? Ele provavelmente sabe que eles não querem isso, mas o questionamento persistente deles sobre o que já sabiam o leva a fazer essa pergunta irônica.

Isso também mostra que ele não tem absolutamente nenhum medo deles e não faz nenhuma tentativa de se juntar a eles. Ele teve um encontro com o Senhor Jesus que mudou sua vida e percebe que essas pessoas não pensam nEle. Seu encontro com Ele e a rejeição deles ao Senhor mostram que eles estão em dois mundos completamente diferentes que não têm nada em comum.

Expulso da sinagoga

O ódio dos líderes religiosos aflora por causa do que eles consideram ser as palavras desafiadoras e impertinentes do homem. A medida está cheia. Eles devem se tornar discípulos dele? Jamais! Eles o insultam por ser seu discípulo.

O testemunho do homem não era incerto. Ele sempre testificou do Senhor Jesus com simplicidade e clareza, sem saber muito sobre Ele. Ele sabia uma coisa , e isso era suficiente para que testificasse sobre Ele. E o testemunho também foi compreendido. Mas foi rejeitado. Ele deveria ser Seu discípulo, eles eram discípulos de Moisés.

Eles se orgulham de saber que Deus falou a Moisés, mas estão cegos para o fato de que Moisés falou sobre Cristo. Sobre "este", eles não sabem de onde Ele vem. É uma ignorância culposa porque eles não querem crer Nele. Isso ficou claro agora, depois do sinal da cura do cego de nascença e de seu amplo testemunho e de todos os muitos outros sinais que o Senhor Jesus fez.

A razão para isso é que eles não querem descer de seu próprio trono para deixá-Lo sentar-se nele. É impensável para eles se curvarem diante do Senhor, pois estão em busca de sua própria honra e da honra dos homens. Eles reagem a qualquer interferência em seus próprios assuntos com ódio, rejeição e assassínio. O Senhor representa a maior ameaça à sua posição de respeito, que eles querem manter com todas as suas forças.

A ignorância dos líderes religiosos surpreende o homem. Como é possível que eles não saibam de onde Ele é? Eles também veem o que aconteceu com seus olhos e que isso não pode ser obra do diabo. O homem então dá um testemunho maravilhoso sobre Cristo. Ele fala no plural: "Nós sabemos". Esse é um conhecimento que se aplica universalmente a todos os judeus. Todos eles sabem que Deus não ouve os pecadores ; ; , mas que Ele só ouve aqueles que temem a Deus e fazem a Sua vontade ; . O Senhor Jesus é o perfeito temente a Deus que sempre faz a vontade de Deus. É por isso que Ele também é ouvido por Deus .

Esse também é um princípio universal para nós. O que o homem diz é de grande importância prática para nossa vida de oração e para a resposta de nossas orações .

O homem ressalta que se trata de um milagre sem precedentes na história. Isso nunca aconteceu antes. Esse milagre só pode ser realizado por alguém que teme a Deus e faz a vontade de Deus! Não pode ser de outra forma: "Este" deve ser de Deus. Se não fosse esse o caso, Ele não teria sido capaz de fazer nada. Não só não teria sido capaz de curá-lo, como também não teria sido capaz de realizar nenhum outro milagre. A conclusão é clara: Ele deve ser de Deus.

Eles não podem mais argumentar contra os argumentos simples do homem. Eles não têm escolha a não ser rotulá-lo de pecador e ignorante e expulsá-lo. Como um leigo, um homem sem instrução, um homem ignorante, um homem nascido em pecado, ousa instruí-los, os estudados, os conhecedores, os teólogos? Fora! Eles o expulsam, do judaísmo, por causa da verdade. Não há mais espaço para ele nesse sistema. Ele é expulso, torna-se um pária (excluído) em Israel. Ele não tem para onde ir.

Mas onde o homem vai parar? Fora, mas nos braços do Senhor Jesus, que nunca rejeita os seus . O homem aprende o que tem sido verdade sobre o Senhor Jesus desde o início do Evangelho . O que os inimigos fazem é o que o Senhor Jesus chama no capítulo seguinte de chamar e até mesmo conduzir Suas próprias ovelhas para fora do aprisco. Os inimigos se tornam o meio de conduzir as ovelhas para fora e expulsá-las.

Fé e adoração

Após esse longo processo pelo qual o cego de nascença passou e o que os líderes religiosos finalmente fizeram com ele, o Senhor Jesus volta à tona. Ele fica sabendo do que aconteceu com o cego de nascença e o procura. O Senhor permitiu tudo para libertar o homem de todas as formas religiosas e para que Ele possa ocupar o lugar na vida do homem que Lhe é devido e por meio do qual o homem se torna verdadeiramente feliz.

O Senhor instrui o homem ainda mais. Ele lhe pergunta se ele crê no Filho de Deus. O homem quer ser ensinado e pergunta quem é o Filho de Deus, para que possa crer Nele. Ele já havia sido expulso do sistema judaico por causa de seu testemunho sobre o Senhor como seu benfeitor. Agora seu coração ainda precisa ser colocado em contato com Ele como o Filho de Deus. Sua pergunta sobre quem é o Filho de Deus mostra que ele anseia por isso.

Então o Senhor se revela a ele. Ele aponta para Si mesmo não apenas como Aquele que está diante do homem e que ele viu, mas ainda mais para Suas palavras. É Ele quem fala com ele e lhe dirige palavras de vida eterna, que se apresenta por meio de Sua palavra. Então o homem confessa sua fé no Senhor Jesus com plena convicção e se rende totalmente a Ele, o que se expressa no fato de que ele O adora. A adoração é devida somente a Deus e a Cristo, que é Deus. Assim, o homem O confessa como o Filho de Deus .

Vemos aqui o passo final da graciosa interação de Deus com o homem, a fim de levá-lo à plena compreensão de Seu Filho. Não se trata mais apenas de gratidão pelo que lhe aconteceu, mas de gratidão por quem Cristo é. Isso abre a porta para as bênçãos que o Senhor lhe concedeu. Isso abre a porta para as bênçãos que o Senhor Jesus revela no capítulo seguinte.

O Senhor Jesus fala aos fariseus

O Senhor continua a falar com o homem sobre o propósito com o qual Ele veio ao mundo. Ele faz isso principalmente com relação aos fariseus que estavam presentes. Ele veio ao mundo para julgar. Isso não significa que Ele julga no sentido de condenar, mas para julgar todas as coisas, para colocar todas as coisas e pessoas na luz. Onde Ele chega, tudo é visto como realmente é. Em Sua presença, o engano não é possível. Ele faz com que aqueles que são cegos e estão cientes disso vejam. Aqueles que dizem que veem acabam se tornando cegos quando entram em contato com Ele.

Os fariseus, ao ouvirem o que Ele disse, perguntaram-Lhe se eles também eram cegos. Eles entendem que Ele se referia à cegueira espiritual, mas fazem a pergunta sem que sua consciência esteja ativa e com grande indignação em suas vozes. Como Ele ousa dizer tal coisa?

Em Sua resposta, o Senhor não usa uma linguagem geral como no , mas se dirige diretamente aos fariseus. Eles perguntam a Ele sobre isso e Ele lhes responde. Se eles fossem cegos, ou seja, se estivessem cientes de que não podiam ver Deus, haveria esperança para eles de que seus olhos fossem abertos. Isso significaria a confissão de seus pecados, por meio da qual seus pecados seriam removidos e, consequentemente, eles não teriam mais nenhum pecado. O homem que era cego agora pode ver, não apenas naturalmente, mas também espiritualmente. Ele se converteu e foi libertado de seus pecados.

Mas como os fariseus agora dizem que estão vendo, eles provam que não reconhecem sua cegueira. Por isso não há esperança para eles. Enquanto acharem que está tudo bem com eles, permanecerão em seus pecados e sob o julgamento que recai sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário