João 16



                       

O Senhor anuncia as perseguições

No capítulo anterior, o Senhor Jesus falou a Seus discípulos sobre o testemunho deles no mundo e sobre o ódio que isso despertaria no mundo. Ele fez isso para evitar que eles não se escandalizassem e caíssem. O ódio que eles sentiriam por parte do mundo chegaria a tal ponto que eles correriam o risco de abandonar sua confissão e dizer adeus à sua fé Nele.

O Senhor conhece esse perigo e o aponta para Seus discípulos com antecedência, para que eles possam se preparar para ele. O caminho do verdadeiro discípulo deixa clara a diferença radical entre o mundo e aqueles que pertencem a Cristo. Quando o ódio do mundo é revelado, não precisam estranhar
isso.

Em seguida, ele aponta para uma forma de ódio que se manifestaria particularmente do lado religioso. Eles sofreriam resistência e hostilidade de pessoas religiosas com quem compartilhavam a mesma religião antes de crerem em Cristo. Com isso, o Senhor não está se referindo simplesmente a um culto falso, a uma forma ou outra de idolatria, mas ao culto que Ele mesmo deu originalmente.

Seu povo, no entanto, afastou-se do único Deus verdadeiro e tornou-se infiel a Ele. Eles usurparam o que Deus lhes havia dado para seu próprio bem. Eles se orgulharam de seu culto. Portanto, Deus teve de entregar seu povo ao juízo. O resultado foi a ocupação pelos romanos. Mas os líderes estão cegos para isso. Tudo o que os chama de volta ao único Deus verdadeiro encontra grande resistência, sendo que os líderes do povo são os que mais resistem.

O escândalo sobre o qual o Senhor os adverte também tem a ver com o retorno ao culto que Deus orientou. Devemos ter em mente que o coração crente do judeu devoto, assim como o dos discípulos, não esperava que o sofrimento, a vergonha e o ódio abismal fossem a porção daqueles que seguissem o Messias. Portanto, o Senhor os encoraja a acreditar que a perseguição serviria para fortalecer sua fé e que o Espírito Santo acrescentaria seu testemunho ao deles.

O ódio assumirá formas assustadoras. Os lugares onde eles praticavam e vivenciavam a sua adoração seriam fechados para eles. Mas isso não pararia por aí. Qualquer judeu os consideraria inimigos de Deus e procuraria tirar-lhes a vida. Ao mesmo tempo, pensariam que estavam agradando a Deus. Saulo de Tarso é um exemplo impressionante disso. Mais tarde, ele falaria e escreveria sobre como estava ansioso para perseguir a igreja ; ; .

O Senhor diz a seus discípulos a razão pela qual os judeus os odiariam. Isso tem a ver com o fato de que, para os judeus, o SENHOR Deus era um SENHOR . Eles se apegavam a isso como uma tradição que os elevava acima das outras nações. No entanto, isso significava que o Pai e o Filho permaneciam desconhecidos para eles. Portanto, não se tratava apenas de uma questão teológica. O ódio deles era direcionado aos discípulos devido ao fato de que a adoração deles lhes dava um certo status. Eles haviam usurpado o que Deus lhes havia dado. A lei os tornou importantes . Eles achavam que possuíam a verdade, mas a verdade não havia se apossado deles.

Com a vinda do Filho, a revelação de Deus na carne, a arrogância e o orgulho deles foram revelados e condenados. Cristo trouxe à luz a corrupção e a rebelião deles de forma muito clara. Mas eles não querem aceitar seu julgamento em nenhuma circunstância, porque não querem perder sua posição. O mesmo acontece com a inimizade da Igreja Romana. Ela afirma ser a única igreja verdadeira, mas nega a obra do único Espírito e do único corpo.

As palavras do Senhor devem servir para encorajá-los quando o sofrimento os atingir. Ele os prepara para esse tempo, para que ele não os surpreenda. Dessa forma, tudo o que Ele disse de antemão se cumprirá, inclusive Seu apoio e as bênçãos prometidas. Ele não precisava falar sobre isso quando ainda estava com eles, porque naquela ocasião Ele os estava protegendo. Não havia necessidade de Ele dizer isso antes porque, enquanto estava com eles, Ele cuidava deles. Ele era seu protetor e intercessor, seu guardião.

Ele sempre cuidava deles quando os líderes espirituais queriam discutir com eles. Pouco tempo depois, Ele realmente diria: "se, pois me buscais a mim, deixai ir estes" . No entanto, se Ele não estivesse mais lá, Suas palavras seriam de ajuda para eles. Isso conclui o assunto do testemunho.

Convém que o Senhor Jesus vá embora

O Senhor agora continua dizendo que está indo para o Pai. Se a fé deles tivesse sido mais simples, eles não só teriam contado com Seu cuidado amoroso por eles, mas também teriam perguntado para onde Ele estava indo. Então, teriam ouvido sobre a glória e a bênção que isso significava para eles.

Mas eles ainda não têm ideia do que significa para Ele ir para o Pai. A ideia de que Ele os deixaria não lhes ocorre. Eles só conseguem pensar em um Messias reinante. Eles sempre se surpreendem quando ouvem seu divino Mestre falar sobre Ele os deixar. Tampouco podem compreender o sofrimento que Ele prometeu.

Se as temíveis previsões que Suas palavras despertam neles se tornassem realidade, isso os deixaria tristes. O que eles deveriam pensar de Sua partida? Como a fé deles até agora só viu a glória terrena, sua ida os deixará sem perspectiva. Quais serão então as consequências de sua vinda para o mundo ou mesmo para Israel? Eles haviam deixado tudo e O seguiram para isso?

Mas o Senhor conhece seus pensamentos e sentimentos. Essa é a razão pela qual Ele fala sobre a vinda, a presença e a obra do Espírito Santo. Ele lhes diz que é até útil para eles o fato de Ele estar indo embora. Pode parecer surpreendente que a perda de Sua presença física seja um ganho para eles. No entanto, devemos ter em mente que Ele partiria depois de ter realizado a redenção eterna. O Espírito então viria à Terra para testemunhar um Cristo glorificado. O Espírito também habitaria na Terra e permaneceria e seria seu Consolador enquanto eles, e com eles todos aqueles que formariam a igreja, estivessem na Terra.

O Espírito Santo só poderia vir à Terra depois que Cristo tivesse sido glorificado , porque Ele viria como testemunha de Sua glorificação. Ele deveria dar testemunho do que tinha visto do Cristo glorificado no céu. Por isso o Senhor Jesus teve que ir para lá primeiro. O Espírito mostraria aos discípulos o significado desse evento. O cristianismo é a revelação do Pai, de um Homem glorificado no céu e do Espírito Santo na Terra. 

O Espírito Santo e o mundo

A vinda do Espírito Santo tem consequências para o mundo e para os crentes. O Senhor fala primeiro sobre as consequências para o mundo. Por meio da vinda do Espírito à Terra, o mundo seria convencido do pecado, da justiça e do julgamento.

O Senhor não quis dizer que o Espírito Santo proclamaria a mensagem do evangelho a fim de convencer os pecadores. É claro que todo pecador só chega à consciência de seus pecados por meio da atividade do Espírito Santo. Mas aqui não se refere a um pecador, mas ao mundo. Tampouco é uma questão de o mundo chegar à conversão por meio da obra do Espírito Santo.

O Senhor diz que a presença do Espírito Santo na Terra é a prova convincente do pecado do mundo. Quer o mundo veja ou acredite nisso ou não, a presença do Espírito Santo significa que Cristo é rejeitado pelo mundo. Com isso, o pecado do mundo seria comprovado de uma vez por todas.

O Senhor deixa claro o que Ele quer dizer com "convencer". O fato de o Espírito convencer do pecado vai muito além da lei, o padrão divino para o dever do homem. A lei também convence do pecado. O mundo não apenas deixa de cumprir uma obrigação, ele rejeita a graça. A mera presença do Espírito Santo na Terra é uma prova da pecaminosidade do mundo.

Por que o Espírito Santo veio à Terra? Porque o Senhor Jesus deixou o mundo. E por que Ele foi embora? Porque o mundo não acreditou Ele, mas O rejeitou. O Espírito Santo está aqui porque Cristo não está mais na Terra. O fato de o mundo ter rejeitado Cristo é uma prova absoluta de como ele é pecaminoso. O mundo, como um sistema maligno, está condenado ao julgamento.

Um segundo testemunho está ligado à presença do Espírito Santo na Terra: o da justiça. Poderíamos dizer que sua presença na Terra é uma prova da injustiça do mundo, que foi comprovada por sua rejeição a Cristo. Mas a justiça também está ligada à presença do Espírito na Terra - e é sobre isso que o Senhor está falando aqui.

Deus agiu com justiça em Seu Filho quando o mundo só Lhe mostrou injustiça. Deus era justo quando O julgou por nossos pecados. Mas quando Cristo realizou a obra, foi igualmente justo da parte de Deus ressuscitá-Lo dentre os mortos e glorificá-Lo no céu. É por isso que o Espírito Santo pôde vir, e Sua vinda é a prova convincente da justiça do Pai para com o Filho.

Nós não vemos mais o Senhor Jesus - o Pai O vê, e o Espírito Santo dá testemunho de Sua justiça. Não há maior testemunho de justiça do que o fato de o Filho ir ao Pai. O mundo pode negar ou rejeitar o testemunho, mas isso não muda o testemunho em si, que o Espírito Santo forneceu por meio de Sua presença na Terra.

O terceiro e último testemunho que o Espírito Santo dá por meio de sua presença na Terra é o julgamento do príncipe do mundo, o diabo. Esse julgamento ainda não foi realizado na prática, mas a presença do Espírito aqui o torna definitivo, pois sua presença significa que o julgamento recai sobre o mundo.

O mundo rejeitou Cristo sob a liderança do diabo. Isso mostra mais uma vez a depravação absoluta e incorrigível do mundo. Ele se colocou à disposição do diabo para expressar seu ódio por Cristo. O julgamento sobre o príncipe do mundo já foi feito e será executado no tempo de Deus. O testemunho do julgamento sobre o mundo, que é dado pelo fato de o Espírito ter vindo à Terra, também deixa claro como nós, como crentes, devemos ver o mundo.

O Espírito Santo e os crentes

O Senhor conhece Seus discípulos e suas expectativas. Em Sua graça, Ele leva isso em consideração. Tudo o que Ele disse está em total contraste com o pensamento deles como judeus. Isso se aplica não apenas aos pensamentos sobre o Messias, mas também às expectativas deles com relação à vinda do Espírito Santo.

Eles também sabiam que o Espírito viria. Joel profetizou sobre isso. Mas Ele viria de tal forma que seria derramado sobre toda a carne e traria a bênção de Deus para o povo . O que o Senhor diz agora sobre a vinda do Espírito, no entanto, eles só perceberiam quando o Espírito viesse depois que Ele mesmo tivesse ido para o céu.

Portanto, o Senhor também lhes diz que eles não permaneceriam na ignorância, mas que o Espírito lhes revelaria tudo. O Espírito os guiaria a toda a verdade, incluindo todas as verdades relacionadas à Sua glorificação e sobre as quais Ele ainda não pode falar.

O fato de que o Espírito Santo não falará de Si mesmo significa que Ele não dirá nada independentemente do Filho. Ele dirá tudo o que ouvir do Filho e sobre Ele. Assim como o Filho veio na dependência do Pai para glorificar o Pai, o Espírito virá na dependência do Filho para glorificar o Filho.

Ao mesmo tempo, Ele seria o "Espírito de profecia". É assim que O vemos, especialmente quando lemos o Livro do Apocalipse. Mas, embora Ele sirva como o Espírito de Profecia, Ele o faz com o propósito de nos apontar para a revelação do Senhor Jesus em glória. Sua glória pública é vista tanto na execução do julgamento quanto no estabelecimento do reino de paz e, depois, na criação dos novos céus e da nova terra. Ao falar sobre as coisas que estão por vir, o Espírito desapega os santos do mundo que está sujeito ao juízo.

Não se diz aqui que o Espírito não falará sobre Si mesmo, mas que Ele não falará de Si mesmo. O Senhor Jesus é o conteúdo de Seu ministério. O Espírito certamente falou sobre Si mesmo. Portanto, também é muito importante saber quem Ele é, o que Ele faz e como Ele opera. Se está claro para nós que Ele faz tudo para glorificar o Senhor Jesus, também está claro que não é sua obra quando alguém ora ao Espírito Santo ou O adora. Não lemos nada sobre isso em nenhuma parte da Bíblia. O que quer que Ele faça, está sempre relacionado ao Senhor Jesus. Ele toma do que é do Senhor Jesus. Não há outra fonte da qual o Espírito Santo possa tirar algo a não ser o próprio Filho.

O Filho é uma fonte inesgotável de glória. Ele é isso como o Filho eterno desde a eternidade, mas também o é como Homem na Terra. Mesmo como homem na Terra, Ele poderia dizer que tudo o que o Pai tem pertence a Ele, pois tudo o que o Pai tem, Ele entregou em Suas mãos ; ; . Aqui o Homem humilde fala como o Filho eterno. Como ser humano, o Senhor Jesus recebeu tudo do Pai a fim de compartilhar com os homens. De tudo o que o Filho possui - e isso realmente é tudo - o Espírito Santo recebe e proclama para nós. Que privilégio é a vinda do Espírito Santo.

Em pouco tempo

Após essas explicações sobre a vinda do Espírito Santo e as gloriosas consequências que isso terá para eles, o Senhor fala novamente sobre sua própria situação em relação a eles. Sua rejeição e morte são iminentes. Ele lhes diz que falta pouco tempo para que não O vejam mais. Agora eles ainda O veem, ou seja, observam-No, Suas obras e Sua conduta. Mas, em pouco tempo, não poderão mais olhar para Ele. No entanto, ele acrescenta imediatamente que o tempo em que não O verão também é curto. Depois desse segundo curto período, eles O verão novamente. Aqui o Senhor não usa a palavra "theoreo" [contemplar, observar], mas a palavra "optomai" [ver]. Ver significa reconhecer ou discernir.

O que Ele diz levanta dúvidas em alguns de Seus discípulos. Como judeus que realmente acreditam Nele como o Messias, eles estão convencidos de que o Messias permanecerá. Mas, justamente porque o pensamento deles ainda é muito influenciado pelo judaísmo, eles não sabem do que Ele está falando. O que Ele quer dizer com o curto período de tempo em que eles não O veem e que O verão novamente pouco tempo depois? Eles também não entendem o que Ele disse no versículo 10 sobre Sua ida para o Pai. Como eles poderão vê-Lo quando Ele for para o Pai?

Sabemos que, ao ir para o Pai, o Senhor Jesus está se referindo à Sua ascensão e que, portanto, eles não O verão por um longo tempo, ou seja, até o Seu retorno. Portanto, "um pouco de tempo" não pode se referir a isso. O pouco tempo que levaria até que eles não O vissem mais é o tempo que se passará entre o momento em que Ele disse isso e a sepultura. O pouco tempo que se passará até que eles O vejam novamente depois é o tempo em que Ele permanecerá na sepultura. Depois, quando Ele tiver ressuscitado dos mortos, eles O verão.

Os discípulos não entendem isso e, por isso, o Senhor responde às perguntas deles. Ele coloca o problema deles em palavras mais uma vez para deixar claro que Ele entende o que está em suas mentes. Também é bom para nós, quando alguém nos pergunta algo, repetir a pergunta para ter certeza de que entendemos a outra pessoa corretamente. Isso é necessário para nós porque, quando repetimos, pode ficar claro que talvez não tenhamos entendido a pergunta corretamente. Nesse sentido, é claro, o Senhor não precisava repetir a pergunta. Ele repete a pergunta para confortá-los e para dar continuidade à sua resposta.

O fato de se tratar de um tópico importante pode ser visto novamente no duplo "Na verdade" e no enfático "vos digo" com que o Senhor introduz sua resposta. Com "um pouco de tempo e não me vereis mais", Ele deixa claro que o mundo O matará. Então, Ele não estará mais com eles como o Messias vivo. Essa será a razão para que eles chorem e se lamentem.

O mundo, por outro lado, se alegrará. Eles pensarão que acertaram as contas com Ele e se alegrarão com isso . Mas o mundo não terá a última palavra. Ele ressuscitará e, enquanto os discípulos estiverem tristes, Ele virá até eles e eles se alegrarão novamente.

O Senhor compara a tristeza deles à de uma mulher que estará dando à luz um filho. Quando as dores do parto chegam, ela sente dor e fica triste. Mas a tristeza dura pouco. Quando a criança nasce, toda a sua angústia é esquecida. A criança que ela segura em seus braços é a fonte de sua alegria.

O Senhor aplica o que acontece no nascimento de uma criança à sua morte e ressurreição. Sua morte e o que Ele disse a respeito dela deixaram Seus discípulos tristes. Mas depois de passar pelas dores da morte, Ele os verá novamente como o Vivente. Então eles se alegrarão , e nada nem ninguém poderá tirar-lhes essa alegria, nem mesmo quando forem torturados . A mudança da tristeza para a alegria também é a experiência dos discípulos de Emaús . Um pouco mais tarde, todos os discípulos experimentam essa mudança quando o Senhor Jesus deixa os discípulos e sobe ao céu. Então eles ficam cheios de alegria .

Oração em nome do Filho

O Senhor associa ainda mais alegria à Sua ressurreição e ascensão. Quando Ele ascender aos céus, surgirá o dia (ou tempo) em que Ele estará com o Pai e o Espírito Santo estará na Terra. Naquele dia ou naquele tempo, os discípulos entenderão o novo relacionamento ao qual chegaram. Eles entrarão no glorioso relacionamento com o Pai, que até aquele momento era a parte exclusiva do Filho. Isso lhes dará a oportunidade de se achegarem ao Pai em nome do Senhor Jesus. Então, o Pai verá o Filho vindo neles, porque o Filho é a vida deles.

Até agora, eles se dirigiram ao Senhor com todas as suas perguntas. Eles confiavam Nele e estavam em contato íntimo com Ele. Ele cuidou de todas as suas necessidades e eles lhe fizeram todas as perguntas. Isso acabou agora. Mas Ele revelou o Pai e agora eles podem se dirigir ao Pai.

Quando receberem o Espírito, receberão poder para representar Cristo na Terra e também para pedir em Seu nome. Enquanto esteve aqui na Terra, Ele ensinou Seus discípulos a orar de acordo com o relacionamento que tinham com Deus como judeus devotos. Eles tinham permissão para se dirigir a Deus como o Pai (no sentido de origem; ) de Seu povo. Eles se dirigiam a Deus dessa forma enquanto o Senhor Jesus estava com eles.

Mas isso mudaria quando Ele estivesse no céu e o Espírito Santo na Terra. O Senhor ensina Seus discípulos a pedir de uma nova maneira. Até agora, eles não haviam pedido nada em Seu nome, ou seja, de acordo com Seu lugar no céu e a posição deles diante do Pai como Seus filhos. Isso será possível quando Cristo realizar a obra de redenção e der o Espírito, porque isso os levará a um novo relacionamento.

Até agora, eles não puderam pedir em nome do Senhor Jesus. Esse é um privilégio cristão especial. A vida em Cristo que o cristão possui é expressa nas mesmas petições que o Senhor Jesus tem. O Espírito Santo dá poder e discernimento a essas petições. O Pai, por Sua vez, não quer nada mais do que ouvir uma oração na qual Ele reconhece Seu Filho dessa maneira. Isso dará ao discípulo alegria completa.

O Pai vos ama

O Senhor Jesus revelou o Pai nas obras que o Pai Lhe havia dado para fazer. Suas obras e também todos os sinais relatados nos Evangelhos mostraram a graça e o poder do Pai por meio de parábolas ou imagens.

Após Sua ressurreição, Ele não mais falaria do Pai dessa forma, mas proclamaria abertamente o Pai. Maria é a primeira a quem Ele fala do Pai dessa forma, sem parábolas . Ele fará isso de maneira especial quando for glorificado, como já podemos ouvir no capítulo seguinte, onde Ele ora ao Pai.

Quando esse dia chegar - e esse tem sido o caso desde a ressurreição de Cristo - poderemos pedir ao Pai em Seu nome. Pedir em nome do Senhor Jesus não consiste em proferir formalmente palavras como: "Nós te pedimos isso em nome de Jesus" ou algo semelhante. Pedir em seu nome não é uma fórmula, mas a consciência de que nos aproximamos do Pai pelo valor do Filho e por seu favor. O valor de sua pessoa é atribuído em sua plenitude àqueles que oram dessa forma.

Por meio de sua obra, o Filho nos leva a um relacionamento tão próximo e pessoal com o Pai que nós mesmos podemos ir diretamente ao Pai. Por meio do poder do Espírito, temos livre acesso ao Pai , podemos falar diretamente, sem intermediários, livremente. Nós O chamamos de "Abba, Pai!" ; . A razão dessa intimidade e desse relacionamento próximo é que o crente é o objeto do amor do Pai. Podemos saber que Ele mesmo nos ama.

Como motivo do amor do Pai por Seus discípulos, o Senhor Jesus afirma que os discípulos O amavam e creram que Ele era um com Deus e agia em nome de Deus. Mas Ele não apenas veio de Deus, Ele também veio do Pai e, portanto, veio ao mundo. Agora Ele está prestes a deixar o mundo novamente e ir para o Pai.

Essas poucas palavras abrangem toda a Sua vida em relação à Sua presença aqui na Terra. Ele fala do fato de que saiu do Pai e veio ao mundo, e que agora está deixando o mundo e indo para o Pai. O objetivo desse evangelho é proclamar Deus como Pai no mundo. Ele veio como o Filho eterno do Pai e está retornando ao Pai, agora também como um homem. Que alegria deve ser para Ele retornar à glória, onde não há nada que contradiga Deus.

Paz no Filho

Os discípulos acham que agora entendem o Senhor e dizem isso a Ele. Mas fica claro pelo que dizem que ainda não conseguem entender todas as implicações do que Ele disse. Eles falam sobre sua fé Nele como aquele que veio de Deus, embora o Senhor tenha falado sobre o Pai. Ainda é fé nEle como o Rei ungido por Deus. Apesar da incapacidade deles de realmente entender que Ele disse tudo sobre Seu relacionamento com o Pai, eles sabem que Ele os conhece perfeitamente.

O Senhor não diz nada sobre a incapacidade deles de entender o que Ele lhes disse sobre Si mesmo e sobre o Pai. Ele leva a sério a confissão deles. Em seguida, Ele fala sobre as consequências da confissão deles. Sua fé nEle os confrontará com a oposição do mundo. Quando eles vierem para levá-Lo cativo, serão dispersos, fugirão em todas as direções e O deixarão sozinho. Pensando que tudo acabou, eles voltarão cada um para o seu lugar, cada um para suas ocupações e circunstâncias diárias . O Senhor fala sobre isso sem censurá-los nem um pouco. Para Ele, é suficiente o fato de o Pai estar com Ele.

Que Seus discípulos O deixem - Ele sabe que não está sozinho, porque o Pai fica com Ele. Isso demonstra Sua paz, e essa também é a paz que Ele deseja para Seus discípulos. Assim, em Sua maravilhosa graça, Ele tem palavras de paz para Seus discípulos em vez de reprovação. Apesar do fracasso deles, que logo será reconhecido pela fuga, Ele tem em mente a paz deles. É por isso que Ele falou com eles. Eles encontrarão essa paz Nele se se lembrarem de Suas palavras.

E no que diz respeito ao mundo, Ele lhes dá encorajamento. Ele venceu o mundo por eles. Isso significa que o mundo, com todas as suas ameaças e aflições, não precisa assustá-los. Por meio da fé Nele, eles podem ter certeza de que o mundo foi vencido por eles .

Nenhum comentário:

Postar um comentário