Lordship Salvation

A Lordship Salvation, a apostasia dos santos e o calvinismo

 

      

Introdução

Antes de ser acusado de pregar a doutrina da chamada "Lordship Salvation" em 2017, eu nunca tinha ouvido falar do termo. A pessoa que fez essa acusação estava respondendo a algo que eu disse em 2015 em Frauenfeld, Suíça, durante uma palestra sobre a primeira carta de João. No início dessa palestra, eu disse brevemente algo sobre mim que continha uma frase que me rendeu essa acusação. A pessoa que fez a acusação a publicou em seu fórum na Internet. Portanto, foi fácil ouvir o que foi dito. A frase é a seguinte: "Ou seja, eu O reconheci como Salvador, mas precisei de uma segunda conversão, ou seja, também precisei ver que Ele não é apenas meu Salvador, mas também meu Senhor, e isso mudou tudo em minha vida."

Sem me perguntar se havia me entendido corretamente, ele publicou essa citação da palestra em seu fórum na Internet e me acusou de pregar o erro da Lordship Salvation. Uma tentativa de entrar em contato com o acusador para explicar minhas declarações não deu em nada. Deixei a questão para Aquele que julga com justiça . Mais tarde, o acusador acrescentou que eu era um blasfemador. Vi isso quando verifiquei se o fórum ainda estava lá e se a acusação ainda estava lá por causa da redação deste artigo. Não consigo entender como o acusador chega a fazer tais acusações. Isso revela sua maneira errada de pensar.

O que dizem as escrituras? A conversão a Deus e a fé no Senhor Jesus são necessárias para sermos salvos do juízo eterno e para vivermos uma vida como Deus planejou, ou seja, uma vida para a Sua glória. Paulo pregou esse evangelho e, portanto, ele ainda deve ser pregado hoje: "Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo" . Ele não fala de "fé em nosso Salvador Jesus Cristo", mas de "fé em nosso Senhor Jesus Cristo". Na proclamação do evangelho, Jesus Cristo é apresentado como Salvador e Senhor. Qualquer pessoa que aceite Cristo como Salvador também O aceita como Senhor por definição. É impossível aceitar Cristo apenas como Salvador sem aceitá-lo também como Senhor.

Em sua segunda carta aos Coríntios, Paulo diz que prega Cristo como Senhor: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" .

Em Romanos 10, ele diz a mesma coisa em outras palavras: "Esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido." .

O senhorio do Senhor Jesus não é uma condição adicional que é acrescentada à salvação do Senhor Jesus. Para o pecador arrependido, Cristo é tanto Salvador quanto Senhor. É uma unidade. O pecador que percebe que é um pecador e que Deus deve puni-lo com justiça por isso deve confessar seus pecados diante de Deus. Então, as boas novas de salvação por meio de Jesus Cristo como Salvador e Senhor podem ser proclamadas a ele. A partir do momento em que ele aceita Cristo, Ele é tanto seu Salvador quanto seu Senhor .

Para Paulo, esse foi o ponto de partida de sua nova vida desde o momento de sua conversão . Não foi o mesmo para mim. Toda conversão e todo crescimento na fé são diferentes. Depois de minha conversão, ou seja, depois de ter recebido a vida nova e eterna, não rompi imediatamente com minha vida antiga, mas vivi em "dois mundos" por algum tempo. No início, o Senhor me tolerou por um tempo - como é grande a sua paciência comigo! - e depois me confrontou com isso.

Nesse momento, dei as costas a essa "vida dupla" e me entreguei completamente ao Senhor. Dei meia-volta e me arrependi. Foi isso que chamei de minha "segunda conversão". Até mesmo um crente às vezes precisa ser chamado ao arrependimento. Pedro é um exemplo disso . O chamado ao arrependimento também chega a algumas das sete igrejas em Apocalipse 2 e 3 ; . O chamado ocorre quando ainda há coisas que não são boas na vida do crente. Então ele deve voltar atrás ou se arrepender, ou seja, deve confessar essas coisas a Deus, afastar-se delas e voltar-se para Deus.

Presumo que eu tenha esclarecido o que significa a citação postada na Internet.

Nem naquela época, nem mais tarde, pesquisei o que realmente significa a Lordship Salvation.

A razão pela qual o fiz agora é porque em maio de 2023, muitos anos depois, me fizeram a pergunta - e duas perguntas relacionadas - se eu realmente acredito que a Lordship Salvation é um ensinamento bíblico.Como a pessoa que fez a pergunta me procurou pessoalmente, achei apropriado dar uma olhada no assunto. Pelo que li a respeito, ficou um pouco claro para mim o que essa doutrina implica. Uma descoberta interessante para mim foi a relação entre a Lordship Salvation e o calvinismo, do qual o acusador também me acusou casualmente.

Tudo isso me fez pensar que poderia ser útil escrever algo sobre esse assunto. Talvez possa ajudar as pessoas que também estão lidando com essas questões e têm dúvidas sobre elas. Quero examinar o que as Escrituras dizem sobre arrependimento e salvação, bem como sobre fé e obras. Em outras palavras, quero examinar o que as Escrituras dizem sobre o Senhor Jesus como Salvador e Libertador, que me redimiu de meus pecados e que também se tornou o Senhor de minha vida. É um testemunho do que encontrei nas Escrituras e do que experimentei da grande graça e paciência de Deus em minha vida.

É meu desejo que isso honre o Senhor Jesus, que deu sua vida por mim na cruz e agora vive para mim no céu, por meio do qual chegarei a salvo e seguro com ele .

O título "A paciência e a fé dos santos" vem de . Esse versículo está relacionado à descrição da besta e do que ela fez aos santos . Todo o mal que ela fez lhe será retribuído . Isso deve servir de consolo para os santos e incentivá-los a perseverar . Deus garantirá que todo crime cometido contra seus santos seja vingado com justiça. Até que isso aconteça, os santos devem perseverar em sua fé. Eles podem confiar que Deus, que ainda não interveio visivelmente, o fará em breve.

Na fé, os santos veem o bom resultado para si mesmos e a retribuição para os opressores. Eles não podem responder à força bruta da besta com violência. Eles são indefesos e impotentes em si mesmos. Mas eles têm uma fonte de força que funciona de uma maneira completamente diferente: a fé em Deus de que Ele acabará com todo o poder e a violência da besta.

Ao perceberem isso, eles perseveram em sua fidelidade a Deus, mesmo que isso lhes custe a liberdade e até mesmo a vida. Suas vidas não estão nas mãos da besta, mas nas mãos do Deus todo-poderoso e fiel. Essa também pode ser nossa confiança de fé quando encontrarmos resistência em nosso testemunho perante o Senhor. Não desistiremos de nosso testemunho, mas perseveraremos nele.

Ger de Koning
Middelburg, junho de 2023

O que é Lordship Salvation?

Em primeiro lugar, eu queria saber como esse termo surgiu no mundo e também o que ele significa. Li vários artigos na Internet, tanto de proponentes quanto de refutadores dessa doutrina. Encontrei um artigo que me deu uma resposta satisfatória para ambas as perguntas em https://www.compellingtruth.org/lordship-salvation.html. Aqui está a tradução: 

Lordship Salvation- O que é isso?

O primeiro uso conhecido do termo "Lordship Salvation" ocorreu em um debate de 1959 na revista Eternity. O debate na revista entre Everett F. Harrison e John Stott se concentrou em saber se uma pessoa poderia aceitar Jesus como Senhor, mas não como Salvador. O ponto de vista de que uma pessoa deve aceitar Jesus como Senhor e Salvador no momento da salvação ficou conhecido como o ponto de vista da Lordship Salvation.

No final da década de 1980, o debate atingiu seu ponto mais alto quando o pastor e autor Dr. John MacArthur publicou The Gospel According to Jesus (O Evangelho Segundo Jesus), no qual ele defendia a Lordship Salvation. Em resposta, o Dr. Charles Ryrie publicou So Great Salvation e o Dr. Zane Hodges lançou Absolutely Free! A Biblical Reply to Lordship Salvation (Absolutamente Livre! Uma Resposta Bíblica à Lordship Salvation) para enfatizar o que eles chamaram de Free-Grace Gospel (Evangelho da Graça Livre). Muitos dos que continuam a debater esse tópico fazem referência a essas obras em suas pesquisas.

A questão principal a ser considerada é se uma pessoa que afirma ser cristã, mas não demonstra evidências de boas obras, é realmente cristã. Os defensores da Lordship Salvation argumentam que a Bíblia ensina que a fé em Cristo fará com que a pessoa viva de forma diferente. Por exemplo, ensina: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Outras passagens sugerem uma visão semelhante da vida transformada do crente ; .

Embora isso seja certamente verdade, o grau e a velocidade do crescimento espiritual variam de pessoa para pessoa. Além disso, quando a "mudança" de uma pessoa é avaliada por outras pessoas, há muito espaço para erros ou mal-entendidos, pois as pessoas só podem observar mudanças externas ; Deus muda o coração.

O mais importante é como a Bíblia define a salvação. Está claro que a salvação é somente pela graça, por meio da fé somente em Jesus Cristo ; . O perigo sutil da Lordship Salvation é afirmar que uma pessoa deve mostrar sinais de mudanças para provar sua salvação. Uma pessoa certamente mudará após a salvação e fará boas obras , mas essas obras são evidências da salvação que já ocorreu, e não, de forma alguma, uma parte da salvação.

Uma preocupação com o fato de se dizer que a Lordship Salvation é bíblica está na forma como ela é definida. A Bíblia de fato ensina que uma pessoa que foi salva não continuará a desejar viver em pecado . No entanto, muitos que chegam à fé em Cristo sabem pouco ou nada sobre crescimento e maturidade espirituais e, como resultado, lutam de várias maneiras. Isso não nega a salvação da pessoa, mas mostra a necessidade de desenvolvimento espiritual.

A salvação ocorre quando a graça de Deus leva a pessoa ao ponto de reconhecer sua pecaminosidade e necessidade de Cristo e aceita Jesus como o Cristo ressuscitado pela fé. Nada mais é necessário para começar. Somos chamados a demonstrar nossa fé por meio de nossas ações , sabendo que todos lutam e precisam diariamente da graça de Deus para viver de acordo com Seus caminhos. [Fim do artigo]

Ouvir uns aos outros

O que tenho lido sobre a Salvação do Senhorio e as várias opiniões sobre ela me dá a impressão de uma discussão mais ou menos teológica. Não quero me envolver nisso. Quero tentar ouvir o que outra pessoa, da qual discordo, pensa para poder entendê-la. Só posso fazer isso se estiver convencido de que a outra pessoa também se submete seriamente à autoridade da Palavra de Deus. Dessa forma, posso entender seu ponto de vista sem me aproximar nem um pouco do ponto de vista dele. Quero tentar convencer a outra pessoa sobre a Bíblia porque estou convencido de que ela não entende a Bíblia e, portanto, a interpreta e a aplica erroneamente à sua vida e à vida de outras pessoas. Declarar que a outra pessoa é um oponente ou até mesmo um caluniador da verdade de Deus por causa do que eu acredito ser o seu mal-entendido vem do maligno, do diabo.
Por GdeK

Nenhum comentário:

Postar um comentário