Separação do Mal

Um chamado para nos separarmos


Embora não sejamos chamados a corrigir a confusão no testemunho cristão, somos chamados a nos corrigir em relação a esse testemunho. O apóstolo Paulo descreve o desvio no testemunho cristão como sendo tão confuso que somente o Senhor é capaz de dizer quem é genuíno e quem não é. Paulo prossegue dizendo que nossa responsabilidade em toda essa questão é nos separarmos daquilo que sabemos ser falso e inconsistente com a verdade das Escrituras:


2 Timóteo 2: 19 Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor!

 

Para ilustrar esse ponto importante, ele usa a figura de "uma grande casa" para descrever o estado de confusão no cristianismo: Na casa há uma mistura de vasos de "ouro e prata" (verdadeiros crentes) e vasos de "madeira e barro" (falsos confessores); alguns desses vasos são "para honra" e outros "para desonra" . Se um cristão quiser ser um vaso "santificado", apto para a honra e "para toda boa obra" para a qual o Mestre o chama, ele deve passar pelo exercício de se purificar, separando-se dos vasos que estão misturados com o estado de desonra. Paulo escreve:


2Tm 2.21: Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.


Portanto, o chamado do Senhor a todo cristão associado à confusão na "grande casa" é para que se separe dela. Embora não possamos deixar a "grande casa" (pois isso significaria abandonar completamente a profissão cristã), podemos e devemos nos separar da desordem na casa. Veja também ; ; ; .


Por que se separar?


Alguém pode perguntar: "Por que a segregação é tão importante?" A resposta simples é: "Porque podemos nos contaminar e de fato nos contaminamos com nossas associações!" A maioria dos cristãos acha que pode se associar a qualquer coisa que quiser e não ser afetado por isso. Entretanto, a Bíblia ensina que somos afetados por aqueles com quem nos associamos:


1 Cor. 15:33: As más companhias corrompem os bons costumes (King James atualizada).

 

(Leia também: ; ; ; ; , etc.) Sabemos que esse não é um tópico popular entre os cristãos de hoje, mas Deus nos disse essas coisas para que possamos ser preservados da influência sutil e corruptora do inimigo de nossas almas (Satanás). As coisas que Deus disse em Sua Palavra são para o nosso bem e não porque Ele queira nos roubar a alegria. Ele nos ama e cuida de nós e sabe o que é melhor. E lembremos: nunca somos mais sábios do que a Palavra de Deus.


Três tipos de mal no cristianismo


A Bíblia indica que o cristão deve se separar de três tipos de mal, porque a associação com essas coisas nos afeta e nos contamina:


1. Mal moral


Um exemplo disso é encontrado no problema que existia em Corinto, onde havia uma pessoa imoral no meio deles. Como um grupo de cristãos se associava a uma pessoa má em seu meio, eles corriam o risco de serem levedados pelo pecado dessa pessoa. O apóstolo diz a eles:


1Cor 5: 6, 7: Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa. 

 

Eles teriam que se separar do mal, excluindo aquela pessoa pecadora . Se eles permitissem o mal em seu meio, isso dessensibilizaria a moral dos outros, e eles também poderiam cair na imoralidade.


Além disso, se os coríntios permanecessem em contato com o pecado (deixando-o imprudentemente sem julgamento), eles seriam culpados desse mesmo pecado como um grupo, mesmo que não o tivessem cometido pessoalmente! Vamos comparar o pecado de Acã. Quando ele pecou, o Senhor disse: "Israel pecou" . Embora apenas um homem e sua família tivessem cometido o erro, o SENHOR acusou todo o Israel de culpa porque eles estavam associados a ele.


2. Mal doutrinário


Um exemplo disso é o caso da "senhora eleita" na segunda carta de João. Ela é advertida a não receber em sua casa uma pessoa que se aproxime dela e que não esteja de acordo com a doutrina de Cristo; ela não deve nem mesmo cumprimentá-la, pois, ao fazer isso, estaria participando do mal dessa pessoa. O apóstolo João disse:


2 João 9-11: Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.


Observe: Se ela cumprimentasse ou recebesse essa pessoa, estaria participando do mau ensinamento dessa pessoa, mesmo que a própria "senhora eleita" não tivesse esse mau ensinamento! Portanto, a responsabilidade da mulher era ficar longe de tais ensinamentos falsos, e isso deveria ser feito separando-se.


Os gálatas são outro exemplo. Surgiram entre eles mestres que tentaram judaizá-los, ensinando que tinham de guardar a lei. O apóstolo Paulo diz aos gálatas:


Gal 5: 7 - 9: Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.

 

É o que vemos aqui: Esse falso ensino dos mestres judaizantes teve o mesmo efeito de fermento sobre todo o grupo dos gálatas que a pessoa imoral teve sobre os coríntios - eles foram levedados pelos ensinamentos judaizantes aos quais estavam associados.


Da mesma forma, alguns coríntios haviam adotado falsos ensinamentos sobre a ressurreição. O apóstolo Paulo atribuiu esse fato à associação deles com certos mestres que estavam em erro de doutrina. Ele os adverte de que, se continuassem a se associar a esses mestres, todos seriam afligidos, dizendo


1Cor 15:33: Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes” (KJA). [...]


3. Mal eclesiástico


O mesmo princípio se aplica ao mal e à desordem religiosa (por exemplo, clericalismo: a distinção entre clérigos e leigos). Se nos associarmos a uma determinada comunidade de cristãos que ensinam coisas que não estão de acordo com a Palavra de Deus - quer nós mesmos aprovemos ou não o que eles praticam - ainda assim estaremos identificados com ela! Esse princípio é claramente declarado pelo apóstolo Paulo em . Ele mostra que o princípio da identificação existe - seja no cristianismo, no judaísmo ou no paganismo. Em ambos os casos, a participação em um evento religioso é a expressão de comunhão com tudo o que está por trás dele.


Em referência ao cristianismo, Paulo afirma:


1Cor 10: 16: O cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

 

Isso deixa claro: nosso ato de partir o pão (participar da Ceia do Senhor) é uma expressão de nossa comunhão com aqueles com quem partimos o pão.


Em relação a Israel, Paulo mostra que o mesmo princípio existe:


1Cor 10:18: Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? 

 

Aquele que participava dos sacrifícios no altar em que eram oferecidos era identificado com tudo o que o altar representava.


E o apóstolo mostra que o mesmo princípio se aplica à idolatria no paganismo:


1Cor 10:20: Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

 

Nesse caso, aqueles que participaram do "cálice dos demônios" estavam em comunhão com os demônios.


Portanto, é um fato: quando participamos de um determinado grupo da igreja, nos identificamos com tudo o que acontece ali! Se eles têm uma doutrina má, estamos em comunhão com ela. Se eles têm uma prática antibíblica de adoração, também estamos em comunhão com ela. E Deus não quer que Seu povo tenha comunhão com doutrinas ou práticas más . Por isso, o apóstolo Paulo diz que, quando a desordem religiosa se desenvolve na casa de Deus, devemos nos "purificar" dessas coisas, separando-nos delas .



Um remanescente judeu deixa a Babilônia

 

O Antigo Testamento nos fornece uma ilustração desse exercício de separação da desordem religiosa. Se traçarmos a história dos filhos de Israel nos livros de Reis e Crônicas, veremos: Depois de estabelecerem a adoração dada por Deus na Terra Prometida, eles lentamente se afastaram da Palavra de Deus. Eles introduziram coisas que Deus nunca os havia instruído a fazer (por exemplo, ; ). Por causa da desobediência e da incapacidade de confiar no Senhor, eles perderam gradualmente a terra para seus inimigos até que, finalmente, os babilônios chegaram e os tiraram de lá completamente. Eles foram incorporados ao vasto sistema da Babilônia (que significa "confusão"). Muitos vasos do templo foram levados e incorporados ao paganismo da Babilônia. Quando os filhos de Israel estavam naquela terra de confusão religiosa, a Babilônia, não havia quase nenhum vestígio de sua própria adoração dada por Deus. Seus vasos de adoração estavam lá , mas estavam todos misturados com aquele vasto sistema que não era de Deus. Que triste quadro de fracasso.


Nesse triste quadro, devemos ver uma conexão com a história da Igreja. Pouco tempo depois de Deus ter estabelecido a Igreja na simplicidade da adoração cristã, houve também um afastamento da Palavra de Deus. Não demorou muito para que o grande declínio e fracasso de que falamos caíssem sobre o testemunho cristão. Consequentemente, a igreja também foi levada à confusão religiosa que caracteriza a Babilônia. O desvio hoje é tão grande que o verdadeiro cristianismo bíblico mal pode ser discernido em meio a todos os acessórios estranhos ligados ao nome de Cristo. Que triste testemunho de decadência no lugar onde a maior verdade já conhecida pelo homem deveria ser administrada!


Depois que os filhos de Israel passaram setenta anos na Babilônia, alguns deles tiveram o desejo de retornar (por decreto do rei persa Ciro) a Jerusalém, o local de adoração dado por Deus a Israel (Esdras 1). Naquela época, eles estavam preocupados em adorar o Senhor da maneira e no local que Deus havia ordenado originalmente. Assim, Josué e Zorobabel (e mais tarde Esdras e Neemias) deixaram a Babilônia com alguns milhares de judeus. Retornar a Jerusalém significava sair da Babilônia (ou separar-se da Babilônia). Sair da Babilônia significava deixar muitos de seus próprios irmãos que não se importavam em deixar a confusão que reinava naquela terra. A conexão é óbvia. Sair das denominações cristãs significará o mesmo para nós, e significará a separação dos verdadeiros crentes que estão bastante satisfeitos nesses lugares.


Original: „A Call to Separation“,
de God’s Order for Christians Meeting together for Worship and Ministry: The Biblical Answer to Church Traditions, S. 34–45

Christian Truth Publishing 1999

Leia também Sete objeções frequentemente apontadas para não se separar dos sistemas das igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário