sábado, 11 de abril de 2015

A SERPENTE ENTRE OS LIVROS

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8).

A SERPENTE ENTRE OS LIVROS

Ao pegar um livro na estante, um estudante indiano sentiu uma suave dor em seus dedos, como a picada de uma agulha. Ele não deu importância, mas logo sua mão começou a inchar, e depois o braço e, por fim, o corpo todo. Apesar de todos os cuidados médicos que lhe foram ministrados, ele acabou morrendo. Uma pequena mas extremamente venenosa serpente estava escondida atrás dos livros e o picou.

Façamos uma aplicação espiritual dessa notícia verdadeira. A maioria do que vemos e ouvimos hoje esconde em seus conteúdos serpentes muito mais poderosas que aquela que matou o estudante indiano. É o “engano dos homens abomináveis” (2 Pedro 3:17), que “ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Isaías 5:20).

Quanto mais atrativo o “entretenimento” é - sejam livros, revistas, filmes, shows, etc – mais sutil o veneno é. E não é o corpo somente que sofre, principalmente a alma e o espírito são afetados com destruição. Tornamo-nos “entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância… pela dureza do… coração” (Efésios 4:18-19).

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Coríntios 11:3).

Se você é filho de Deus, se você conhece o Senhor Jesus, então há uma promessa a qual podemos reivindicar para vencer o engano: o “Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (João 16:13). O Espírito Santo nos mostra e nos ajuda a destruir as obras do engano dentro de nós. Agora tomemos o cuidado de não tentarmos a Deus nos expondo deliberadamente àquilo que sabemos que não provém do Pai e nem o agrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário