domingo, 7 de setembro de 2025

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Este versículo é um dos mais conhecidos da Bíblia e descreve, de fato, o cerne do plano divino de salvação. Para todo pecador, o Senhor Jesus é o único caminho para Deus. Cristo lhe mostra a verdade sobre sua condição pecaminosa e sobre a essência de Deus. Por fim, Jesus Cristo concede a vida eterna àqueles que crêem. Assim, este versículo é aplicado com razão. Mas será que esta mensagem evangelística é tudo?


Para compreender verdadeiramente a profundidade desta afirmação, devemos observar a quem o Senhor Jesus se dirige aqui. São os onze discípulos — ou seja, não são pessoas perdidas que ainda precisam ser levadas a Deus. Anteriormente, Jesus lhes havia dito que iria preparar um lugar para eles na casa de seu Pai e que então os levaria para si (v. 2, 3). Portanto, eles sabiam para onde Ele iria e como chegariam lá. Mesmo assim, eles Lhe perguntam sobre o caminho, ao que o Senhor Jesus dá uma resposta maravilhosa e esclarecedora em nosso versículo diário.


Ele quer que eles — e, portanto, também nós — conheçamos o Pai. E para isso há apenas um caminho: precisamos olhar para o Senhor Jesus! Pois somente Ele é a revelação do Pai. Assim, Ele mesmo, como pessoa, é o caminho para que possamos conhecer o Pai. Nele também se encontra a verdade sobre o Pai. Ele nos mostra todas as características de Deus de maneira perfeita: por exemplo, seu amor, sua graça, sua santidade, sua justiça. Afinal, o Senhor Jesus também é a vida — não a vida natural, mas a vida no sentido de conhecer Deus e viver em um relacionamento íntimo com Ele (cap. 17:3).

 

Somente quem tem e vê o Filho também tem e vê o Pai (cap. 1:9). Não há outra maneira de experimentar a proximidade e a comunhão do Pai.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 2: 1 - 22; Atos 21: 1 - 14



Nenhum comentário:

Postar um comentário