quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Lei

Para falarmos da lei, primeiro precisamos saber como e porque ela foi dada. Depois que Deus libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, Ele manifesta seus pensamentos dizendo ao povo:
"4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.
Era este o motivo pelo qual Deus libertou o povo. Ele queria uma nação santa, um reino de sacerdotes. E agora? Qual a diferença no caso da Igreja? Pedro diz:
1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Até aí não há diferença significativa. Israel davia dar testemunho de Deus a um mundo imcrédulo, e a igreja também. Até aqui Deus não tinha dado nenhuma lei para Israel. Mas então o povo de Israel respondeu:
Êxodo 19:8 Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.
Não questiono se seriam capazes ou não! Mas qual é o desejo de todo cristão depois de que se reconhece como pecador, tendo vindo a Jesus, aceitando-o como seu salvador pessoal? Não é de lhe agradar? Grato pela libertação? O mesmo aconteceu com Israel! Mas Deus precisou mostrar ao povo de que não era capaz de agradar a Ele, pois eram pecadores, e lhes deu os mandamentos:
Êxodo 20:1 Então, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
e assim por adiante. Como eram pecadores incapazes de cumprir a exigencia de um santo Deus precisaram oferecer holocaustos para então poderem adorar. Agora pergunto: Deus mudou? Ele é menos santo hoje? Suas exigencias frente ao pecador mudaram? Não!!! Mas e a Igreja? O holocausto em nosso favor já foi consumado, graças a Deus! O Cordeiro de Deus que Ele mesmo proveu, já foi sacrificado na cruz do calvario! Uma vez por todas! Agora só nos resta adorar! Agora dirá alguem: e a graça? Então respondo: A graça de Deus já se manifestou no paraíso, quando Adão pecou desobedecendo o único mandamento existente. Deus não o matou imediatamente, mas sacrificou um substituto inocente em seu lugar. E através de todo o velho testamento, só não vê a graça de Deus atuando quem não quer. E a graça continua atuando da mesma forma hoje. O que voce me diz a respeito do pecador que continua em rebeldia contra Deus? Não é pura graça a tolerancia de Deus, que aguarda com paciencia que o pecador se arrependa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário