Entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler
(Lucas 4:16).
COSTUMES SAUDÁVEIS
Que privilégio é ter o Senhor Jesus como nosso exemplo! Lucas nos mostra em particular a obediência e a constante dependência do Homem perfeito. Desde o início, a santidade caracterizava Seus hábitos diários. Era Sua prática ir à sinagoga no dia de sábado, e também ir ao monte das Oliveiras (Lucas 22:39).
Nossa vida de fé é marcada por costumes imutáveis? Ou ler e meditar na Palavra de Deus, orar e freqüentar as reuniões é algo que depende das circunstâncias? Que vergonha é ser culpado dessas coisas!
Em Lucas 2, lemos o relato de como os pais de Jesus “subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa” (v. 42). Que herança bendita os pais piedosos transmitem a seus filhos, não apenas sendo exemplo, mas familiarizando-os com os privilégios cristãos! O diabo tenta com toda força e armadilhas nos afastar de hábitos bíblicos saudáveis, a fim de nos manter na indiferença. Precisamos com urgência olhar para o Senhor Jesus, “Autor e Consumador da fé” (Hebreus 12:2), militar “a boa milícia da fé” (1 Timóteo 6:12), e exercitar os sentidos “em razão do costume” (Hebreus 5:14).
Mas não coloquemos uma capa de piedade em algo que é somente exterior! Não adianta cultivar rígidos hábitos religiosos sem a essência de um relacionamento íntimo com Deus. Isso é farsa, é tentar enganar a você e aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário