segunda-feira, 27 de outubro de 2014

REUNINDO-SE PARA ADORAR?

Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura
(Salmo 78:58).

REUNINDO-SE PARA ADORAR?

Durante os tempos do Antigo Testamento, as pessoas adoravam em lugares altos. Quando não havia nenhum lugar estabelecido por Deus para glorificar Seu Nome, tal adoração era aceitável (1 Samuel 9:13-14; 1 Crônicas 21:29; 2 Crônicas 1:3 e 13). No entanto, quando Salomão acabou o templo, Deus entrou ali e aquele lugar se tornou o local onde Ele declarou: “O meu nome estará ali” (1 Reis 8:4, 11, 29). Além disso, a adoração a outros deuses é abominação e provoca a ira do Senhor. A adoração coletiva tem de ser onde e como o Senhor determinar.

Hoje em dia, o Senhor determinou que os Seus se reúnam em Seu nome: “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Isso significa que o centro, o motivo, o tema tem de ser o Senhor Jesus. Portanto, uma “igreja” que admite qualquer impiedade não está se reunindo em Seu nome. Se o motivo da reunião é cumprir ritos e formas religiosas, de estar junto para meros interesses sociais, para “fazer caridade”; se a adoração é dada aos ídolos da cobiça, da avareza, da egolatria, mesmo que todas estas coisas estejam disfarçadas com linguagem e aparência cristã, isso de forma alguma é uma reunião cristã!

O próprio Senhor quanto às reuniões religiosas: “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer” (Isaías 1:13-14). O próprio Deus não suportava tanta abominação que acontecia nas reuniões solenes do povo feitas em Seu nome!


E no Novo Testamento foi profetizado que nos últimos dias, as pessoas teriam “aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”. E a ordem é clara: “Destes afasta-te” (2 Timóteo 3:5); e “segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário