Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida
(Tiago 4:4; Filipenses 2:15-16)
NO MUNDO, MAS NÃO DO MUNDO
O apóstolo João se dirige a jovens cristãos que cresceram na fé. São fortes porque a Palavra de Deus permanece neles e eles venceram o maligno (1 João 2:14-17). Contudo, o apóstolo lhes adverte de um perigo que existe ao longo de todo o caminho: o mundo, esse ambiente regido por Satanás com suas incontáveis atrações e distrações, pode constituir uma armadilha para a ruína da vida cristã. As coisas do mundo despertam os desejos da carne, dos olhos, e a soberba da vida. Por isso, Eva foi levada por Satanás ao pecado no jardim do Éden. Gênesis 3:6: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer (concupiscência da carne), e agradável aos olhos (concupiscência dos olhos), e árvore desejável para dar entendimento (soberba da vida)”.
Os cristãos estão no mundo (João 17:11) mediante o nascimento natural; mediante o novo nascimento já não pertencem ao mundo, mas são enviados a ele pelo Senhor Jesus Cristo (João 17:16-18).
A força para vencermos a gigantesca pressão que o mundo exerce sobre nós, a nossa própria cobiça, e o diabo nos será dada se nos rendermos ao Senhor Jesus, obedecendo-O em tudo. Assim não amaremos o mundo, mas sim a humanidade que Deus tanto amou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário