quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PRUDENTE OU TOLO?

O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena
(Provérbios 27:12).

PRUDENTE OU TOLO?

O versículo de hoje contrasta o prudente com os simples – poderíamos dizer com os tolos. Em qual dessas categorias nos encaixamos? É claro que não queremos ser contados com os tolos. Além disso, nos consideramos inteligentes, e em geral nos classificamos como prudentes.
De acordo com essa declaração bíblica, uma pessoa prudente se distingue por ter consciência das catástrofes que se aproximam e por tomar as precauções necessárias para “se esconder” para sua própria segurança.
Agora a Bíblia nos mostra claramente que os que não se reconciliaram com Deus andam em um caminho de destruição o qual, se morrerem sem se reconciliarem com Deus, acabará no desastre total: na eterna separação de Deus, no lugar do tormento, ou seja, inferno. Os que são sábios reconhecem isso e tomam os passos necessários para se alinhar com o coração de Deus. O que precisa ser feito? Primeiro, temos de permitir que Deus abra nossos olhos para que enxerguemos o estado do nosso coração. Então temos de fazer o que a Bíblia manda: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30). Todos os que se rendem genuinamente a Deus, isto é, se convertem, crendo no Redentor Jesus Cristo, estão seguros. Nunca irão perecer nem entrar em juízo.
E sobre os simples, os tolos? Entre eles estão os que ignoram essas coisas, que ignoram Deus e não creem em sua Palavra. E terão de aguentar as consequências da própria indiferença ou rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário