domingo, 8 de fevereiro de 2015

2 Reis 15:23-38

E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra (Deuteronômio 28:64).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 REIS (Leia 2 Reis 15:23-38)

Todas as advertências de Deus, incluindo Seu silêncio, foram inúteis para despertar a consciência de Seu povo. Chegou o momento em que o último ato de disciplina deve ser executado. Isso significa a dispersão do povo entre as nações gentias. Foi a última e extrema punição, predita desde o começo da história de Israel (Levítico 26:33; Deuteronômio 28:64) e adiada por séculos de divina paciência. Podemos imaginar o quanto essa decisão custou ao coração de Deus. Ele tirou Seu povo do Egito. Ele os reuniu, os separou e os guiou até a terra prometida. E agora tem de desfazer Seu próprio trabalho e colocar esse infeliz povo sob um jugo do qual Ele mesmo os tirara (Jeremias 45:4). Porém, como último recurso da graça, a dispersão começa de maneira limitada. Ainda havia lugar para arrependimento.

Note: os habitantes de Gileade estão entre as primeiras vítimas. O capítulo 32 de Números relata a desastrosa escolha de duas tribos e meia que se estabeleceram além do Jordão devido a interesses materiais. Os descendentes deles colheram as trágicas conseqüências dessa decisão.

Em Judá reina o fiel Jotão e depois seu filho, Acaz, que foi um dos reis mais perversos.


s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário