quinta-feira, 2 de maio de 2024

E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. 1 Samuel 12: 23

Essas palavras são de Samuel. Ele é um dos primeiros profetas que Deus usou para trazer o povo de Israel de volta a Si. Deus provocou um grande reavivamento por meio dele. Isso é confirmado pelo lugar Mispá e pelo monumento “Ebenézer”, a Pedra do Socorro. Logo depois, o povo foi até ele e pediu-lhe que lhes desse um rei, assim como tinham as outras nações. O povo tinha suas próprias ideias e não estava interessado nos propósitos de Deus. - Quantas vezes isso ainda acontece hoje: buscamos nossos próprios interesses e preferimos resolver nossos problemas por nós mesmos em vez de pedir a Deus (cap. 7:5, 12; 8:5; 13:14; Atos 3:24).

 

Depois que todo o povo ungiu Saul como rei - ele era totalmente do agrado deles - Samuel poderia ter pensado que seu ministério havia terminado. Mas ele não pensou assim: como mestre, ele queria mostrar ao povo “o caminho bom e correto”. - Apesar de todos os problemas, desafios e fracassos que enfrentamos hoje, Deus sempre tem um caminho para nós. E esse caminho é “bom e correto”. Deus quer que o sigamos e façamos o que Ele diz, em vez de seguirmos nossos próprios pensamentos.


Samuel também era um visionário que via as coisas como Deus as via e dizia ao povo o que Deus queria. Às vezes, ele lhes falava sobre coisas futuras, mas sempre lhes proclamava os pensamentos e a vontade de Deus (1 Samuel 9: 9).


Em seu ministério como profeta, mestre e visionário, Samuel é um prenúncio do Senhor Jesus. Naquela época, o povo rejeitou Samuel porque preferia ter um rei; mil anos depois, o povo rejeitou o Senhor Jesus, e ainda hoje o rejeita. Mas Ele vive e intercede por nós - assim como Samuel fez naquela época (Hebreus 7:25).


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 2: 1 - 11; Efésios 4: 11 - 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário