Pense na próxima geração!
Hoje vamos falar sobre o conceito bíblico de transmissão de conhecimento. Ele difere fundamentalmente dos conceitos das faculdades e universidades seculares, onde se pode obter um diploma oficial em teologia. Paulo chama Timóteo de seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1: 2), porque Timóteo conheceu e internalizou as verdades cristãs por meio dele. Outros crentes também ouviram - testemunhas que podiam confirmar o que Paulo havia pregado como doutrina. Essa doutrina lhe foi confiada por seu Senhor glorificado no céu.
Como Paulo estava ficando cada vez mais velho e seu ministério estava chegando ao fim (2 Timóteo 4: 6), era importante para ele que Timóteo transmitisse as verdades cristãs a outros cristãos. Era essencial que fossem “pessoas fiéis” que também fossem capazes de ensinar as verdades da fé a outros. Dessa forma, o ensinamento cristão seria transmitido de uma geração para a outra. Encontramos um exemplo dessa cadeia no versículo do dia: (1) Paulo, (2) Timóteo e as “muitas testemunhas”, (3) pessoas fiéis e (4) outros que seriam ensinados.
Indiretamente, também aprendemos que a doutrina bíblica é extremamente importante. Ela forma a base para uma prática saudável da fé. Timóteo primeiro seguiu rigorosamente a doutrina de Paulo e então pôde constatar como sua conduta era exemplar (cap. 3: 10).
Você tem interesse nas verdades sobre Deus e sua Palavra? — Sobre o Cristo glorificado e nosso relacionamento com ele? E você é fiel e confiável, de modo que pode transmitir o ensino cristão aos crentes mais jovens?
Leitura bíblica diária: Isaías 40: 1 - 18; Hebreus 5: 11 - 14