segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Tu pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 2: 1

Uma mensagem forte para pessoas fracas


O que fazer quando tudo está indo por água abaixo? O que fazer quando sentimos nossa própria fraqueza, nosso próprio fracasso? — Será que basta nos recompor ou nos disciplinar com novos mandamentos e proibições? Vejamos o conselho divino que o velho Paulo dá ao jovem Timóteo.


Paulo experimentou o que significa ser abandonado. “Todos os que estão na Ásia” se afastaram dele (cap. 1:15). Poucos permaneceram ao seu lado. Mas Paulo podia contar com Timóteo, pois ele queria servir fielmente ao Senhor!


Timóteo era provavelmente uma pessoa reservada, talvez até um pouco medrosa — ou seja, não era alguém que se precipitasse. Às vezes, sua fraqueza física também o incomodava (1 Timóteo 5:23).


O que Paulo recomenda a seu filho espiritual Timóteo diante do declínio ao seu redor e de suas próprias limitações? Ele não lhe diz para simplesmente ser forte agora. Paulo também não o aconselha a explorar suas próprias possibilidades. Não, Paulo encoraja Timóteo: “Seja forte na graça que há em Cristo Jesus”. Trata-se de olhar para cima — para a fonte de força que nunca se esgota e nunca muda.


Nossa força vem do Senhor Jesus Cristo, que agora está no céu. O “poder da sua glória” está à nossa disposição (Colossenses 1: 11). O próprio Paulo experimentou isso e descreve com palavras precisas: “Porque, quando sou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:10). Cristo nos dá tudo o que precisamos, e isso de forma totalmente imerecida.


Deus não procura heróis que querem conquistar vitórias com suas próprias forças, mas servos humildes que vivem da graça de Deus, pela qual também foram salvos (Efésios 2: 8 - 9)!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 38: 1 - 16; Hebreus 4: 10 - 16



Nenhum comentário:

Postar um comentário