quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus Hebreus 12:2

Cópias ruins


Vocês já observaram, perguntou certa vez o pregador revivalista Spurgeon (1834-1892), como a caligrafia dos alunos iniciantes costuma ser ruim, especialmente nas últimas linhas de uma página? Na linha superior estão as palavras a serem copiadas, escritas à mão pelo professor com uma caligrafia bonita. Na segunda linha, os alunos ainda olham diretamente para esse “modelo original”. Depois vem a terceira linha, onde eles olham para a anterior, para a primeira cópia; e na quarta, eles olham para a terceira. Dessa forma, quanto mais os alunos avançam na página, pior fica a caligrafia.


Os apóstolos seguiram o Senhor Jesus Cristo e O imitaram. Os primeiros “pais da igreja” seguiram os apóstolos, e a geração seguinte se orientou por esses antepassados. Dessa forma, as “transcrições” foram ficando cada vez piores com o passar do tempo.


Nosso versículo bíblico de hoje nos mostra: a melhor cópia é sempre a do original. Por isso, os destinatários da Carta aos Hebreus — e com eles também nós — são exortados a olhar diretamente para Jesus, “o autor e consumador da fé”. Os hebreus estavam rodeados por “uma grande nuvem de testemunhas”, que os encorajavam e com quem podiam aprender muito sobre a vida de fé (cf. cap. 11). Mas era importante para eles não se detiverem nos modelos humanos, mas desviar o olhar deles e fixá-lo constantemente em Cristo.


Somente Jesus é o “original, o protótipo”. Como “iniciador e consumador da fé”, Ele deu cada passo do caminho da fé dependendo de Deus e em Seu poder, e alcançou a meta. Somente Ele é nosso modelo perfeito.


Leitura bíblica diária: Isaías 33: 1 - 34: 17; Hebreus 2: 11 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário