Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito
(1 Reis 12:28).
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 REIS (Leia 1 Reis 12:16-33)
Como resultado da intransigência de Roboão, dez tribos se separaram. Jeroboão se tornou o rei delas. Para os descendentes de Salomão, restaram apenas as tribos de Judá e Benjamim. Daqui por diante, acompanharemos a história de dois reis paralelamente. Até o fim do segundo livro de Reis, o reino de Israel (as dez tribos) terá a proeminência, ao passo que o segundo livro de Crônicas se ocupa do reino de Judá.
Com uma frase curta, Deus coloca um ponto final na guerra civil que estava prestes a explodir: “Eu é que fiz isto” (v. 24). Palavras breves e importantes para nós também! Existe uma dificuldade ou um obstáculo atrapalhando nossos planos? Escute cuidadosamente! Talvez ouçamos a mesma voz nos dizendo: “Eu é que fiz isto”!
Depois disso, os primeiros atos de Jeroboão são recontados. Ele fez dois bezerros de ouro (compare as palavras dele com as de Arão em Êxodo 32:4). Esses são elementos de um tipo de adoração totalmente inventada pelo homem. No entanto, a vontade própria nunca é tão repreensível quanto o é em questões relacionadas à religião. E reinado após reinado se faz referência ao pecado de Jeroboão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário