domingo, 13 de julho de 2025

Mas ele precisava passar por Samaria. João 4:4

Uma necessidade divina


Quem viajava de Jerusalém para a Galiléia não precisava necessariamente passar por Samaria, embora esse fosse o caminho mais curto. Judeus rigorosos, como os fariseus, costumavam evitar esse caminho. Eles preferiam fazer o desvio por Peréia, do outro lado do Jordão. Assim, evitavam os samaritanos, aos quais eram hostis por causa de sua origem e crenças religiosas.


Por que nosso Senhor precisou passar por Samaria? Porque Ele não fazia nada por conta própria, mas fazia “o que vir fazer o Pai”. E assim Ele viu em sua mente como o Pai “atrairia” muitos samaritanos para Ele, o Filho (cap. 5: 19, 20; 6: 44). Ele viu a mulher infeliz no poço de Jacó, com quem Ele começaria uma conversa. Ele viu os muitos habitantes de Samaria que, inicialmente, viriam até Ele por causa do relato da mulher, mas depois acreditariam Nele “por causa de Sua palavra”. Ele viu as “terras, que já estão brancas” e que essas pessoas ansiavam por vida e paz. Ele viu tudo isso – e foi por isso que veio. Por isso, Ele precisava passar por Samaria, assim como disse a Zaqueu: “Hoje, me convém pousar em tua casa”, com o resultado: “Hoje, veio a salvação a esta casa” (capítulo 4: 35, 39 - 42; Lucas 19: 5 - 9).


Era uma “necessidade” da dependência do Pai e, ao mesmo tempo, uma “necessidade” do amor e da misericórdia para com os homens perdidos. Ambas as coisas O impeliram a passar por Samaria. Ele precisava passar por lá para levar a “água da vida” aos sedentos. Ele precisava passar por Samaria para abrir as comportas da graça de Deus também para os samaritanos desprezados e, assim, proclamar que Ele era “verdadeiramente o Salvador do mundo” (João 4: 42).


Leitura bíblica diária: Daniel 8: 1 - 14; Atos 2: 25 - 36


Nenhum comentário:

Postar um comentário