sábado, 12 de julho de 2025

Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão. Jeremias 18: 6

Vasos nas mãos de Deus


Observemos um oleiro trabalhando: ele pega um pedaço de argila, amassa-a, coloca-a no torno e dá-lhe forma. Enquanto o torno gira, uma mão pressiona a argila para dentro e dá ao vaso o volume desejado. A outra mão molda e alisa a argila por fora. De uma massa informe surge um belo objeto.


A Bíblia transfere essa imagem para a obra de Deus: Ele é o oleiro e nós, seres humanos, somos o barro. No relato da criação, está escrito: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. ... E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Gênesis 2: 7, 1: 31). Mas o belo vaso foi estragado, Jeremias descreve assim: “Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso” (Jeremias 18: 4). Observe, porém, que não é Deus o culpado pelo vaso ter estragado, mas o homem, Isso fica claro no versículo seguinte: “Mas eles dizem: Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos; e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração” (v. 12).


Mas Deus não desiste. Ele não pode simplesmente “consertar” o primeiro vaso, o homem corrompido, mas Ele forma novos vasos. As pessoas que crêem em Jesus Cristo recebem uma nova vida: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5: 17). O cristão crente é, portanto, um “novo vaso”. Ele “já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo” (Colossenses 3: 9-10). Esse novo homem é moldado para se tornar mais semelhante a Jesus, seu modelo perfeito.


Leitura diária da Bíblia: Daniel 7: 15 - 28; Atos 2: 14 - 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário