Vai em paz!
O comandante do exército sírio, Naamã, foi curado da lepra pelo poder e pela graça de Deus. Quando ele obedeceu ao profeta Eliseu e se banhou sete vezes no Jordão, ficou completamente curado. Então ele reconheceu que não havia outro Deus verdadeiro em toda a terra, a não ser o Deus de Israel; Naamã agora queria servi-Lo. Ele pediu a Eliseu que lhe permitisse levar uma junta de mulas com terra de Israel para sobre ela construir um altar a Deus em sua terra natal (v. 1-17).
Mas havia laços em sua vida que preocupavam Naamã. Ele estava acostumado a acompanhar o rei da Síria ao templo do ídolo Rimom para adorá-lo. Naamã ainda acreditava que precisava continuar a exercer esse serviço devido à sua posição e pediu perdão ao Senhor por isso.
Eliseu deu a Naamã um conselho sábio (v. 19). Ele não lhe impôs um monte de regras, dizendo: “Você pode fazer isso, não pode fazer aquilo”, mas o dispensou com as palavras: “Vai em paz”. Quão úteis essas palavras devem ter sido para Naamã!
O profeta lhe disse: Não faça nada que possa prejudicar a paz do seu coração e a comunhão com Deus! Se Naamã servisse ao Deus de Israel com a fidelidade que havia prometido, Deus lhe daria clareza, sabedoria e força no momento certo para que ele pudesse tomar a decisão certa. — Para nós, crentes de hoje, vale uma palavra semelhante: “E a paz de Deus … domine [ou: decida] em vossos corações” (Colossenses 3: 15).
Leitura bíblica diária: Daniel 8: 15 - 27; Atos 2: 37 - 47
Nenhum comentário:
Postar um comentário