quinta-feira, 3 de julho de 2025

A esperança demorada enfraquece o coração. Provérbios 13: 12

O livro de Provérbios contém muitas palavras de sabedoria. O versículo bíblico de hoje descreve como a espera prolongada afeta o estado interior: O coração adoece, a pessoa fica desanimada e deprimida. A aflição mental pode certamente levar a reações físicas.

Encontramos um exemplo disso no próprio Jesus Cristo. O que O “angustiava” como verdadeiro homem eram os sofrimentos expiatórios na cruz, que Ele já via diante de Seus olhos interiores - sofrimentos que nunca poderemos experimentar. Sua angústia interior fez com que “o Seu suor se tornasse como grandes gotas de sangue que caíam no chão” (Marcos 14:33; Lucas 22:44). O Senhor sabe, por Sua própria experiência, o que significa o sofrimento mental e físico e, portanto, é capaz de ter “profunda compaixão” por nós Tiago 51.

Talvez sua angústia esteja se prolongando por muito tempo: uma doença, sofrimento, problemas financeiros ou dificuldades interpessoais - “Senhor, até quando?” - Seu coração ficou doente... Permita-se ser revigorado pela Palavra de Deus. Há versículos para cada situação da vida que o edificam e o ajudam a prosseguir:


“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados (2 Coríntios 4:8).


“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29:11).


"Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência" (Hebreus 10:35, 36).


Não rejeite sua confiança,

que tem um grande galardão!

Persevere, confie Nele,

Ele disse isso, essa é a prova sólida!

Nosso Senhor vem, sim, Ele volta em breve!

Ele não está longe, falta muito pouco:

Isso nos dá uma firme segurança!    P. F. Kiene


Leitura diária da Bíblia: Daniel 3: 19 - 30; Salmo 39: 7 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário