sábado, 27 de outubro de 2018

Fez-me habitar em lugares tenebrosos, como os que estão mortos para sempre. Cercou-me de um muro, e já não posso sair; agravou-me com grilhões de bronze. Ainda quando clamo e grito, ele não admite a minha oração.
 Lamentações 3: 6-8

Como isso é possível? Aqui está alguém que chama a Deus e não encontra resposta, sim, sob a impressão de que Deus literalmente rejeita suas orações. Deus não "ouve (sempre) as orações"? (Salmo 65: 3)

O profeta Jeremias sente atingido destrutivamente em seu coração, porque Jerusalém foi destruída e o povo levado para o cativeiro babilônico, e agora derrama em "Lamentações" todo o seu lamento. Em sua dor, ele tem a impressão de que Deus fecha seu ouvido diante dele. E ainda a sua história de vida mostra, que este homem fiel teve a aprovação de Deus como poucos.

A partir disso podemos aprender algo: nós também podemos nos sentir em grande necessidade, nossas orações não se elevam a Deus. Mas não importa o que sentimos, mas depende de Deus, que não ignora nada. Nunca devemos nos desesperar em oração; Vamos pedir a Deus para restaurar nossa confiança.


Mas por que Deus permitiu que Jeremias entrasse nessa situação? Por que o salmista Davi também se sentiu assim: "eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego"? (Salmo 22: 3). Não foi para ser lembrados de alguém maior: para o nosso Senhor, que não encontrou resposta durante o julgamento de Deus pelos nossos pecados? Que chocante para Ele, que sempre soube ser o prazer de Deus, ver bloqueado o céu acima dele nas três horas de escuridão na cruz, até a última gota da ira de Deus ser despejada a partir do cálice da ira! - Nós agradecemos a Ele por isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário