domingo, 28 de outubro de 2018

Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?    Mateus 12: 3

Esta pergunta é feita pelo Senhor Jesus, aos fariseus. Eles acusaram seus discípulos de colher espigas no sábado e de terem comido os grãos. O Senhor poderia ter apontado para seus oponentes que não havia proibição explícita na lei de Deus, mas apenas em suas próprias tradições. Mas ele simplesmente pergunta a eles: "Não tendes lido ...?"

Também nós às vezes julgamos rapidamente o que os outros fazem de errado. Mas isso é sempre uma avaliação à luz de Deus? Ou às vezes também nos atinge a pergunta: "Não tendes lido ..." - Nós lemos a Bíblia do começo ao fim? Refletimos sobre o que lemos em oração e memorizamos suas principais características? Só então conhecemos o padrão pelo qual podemos medir nossas próprias vidas e o comportamento dos outros.

É muito importante que leiamos a Bíblia e também é importante aplicarmos direito, espiritualmente o que lemos. Para esclarecer a questão atual, o Senhor Jesus remete os fariseus a um relato em 1 Samuel 21: Embora Davi já tivesse sido ungido rei, ele e seus companheiros ainda estavam fugindo do rei Saul. Em uma ocasião, quando eles estavam com fome, eles comeram dos pães da casa de Deus, que era de outra forma reservada para os sacerdotes. Assim o Senhor compara e justifica as ações de seus discípulos. Aqui e em muitas outras passagens, percebemos que Davi é uma figura do Senhor Jesus, rejeitado por seu povo. Assim como Deus, então não podia mais considerar o pão como sagrado, quando a maioria do povo de Israel perseguiu o homem segundo o seu coração (Davi), Deus não poderia agora reconhecer a observância (hipócrita) do sábado, quando descartam seu amado filho.

Quão importante é que o Espírito Santo nos direcione para toda a verdade, para que possamos viver uma vida saudável de fé! (João 5: 39; 16: 13; Tito 2: 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário