segunda-feira, 29 de outubro de 2018

E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, ... e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito.  Gênesis 13:10

Os crentes são "companheiros da vocação celestial". Destes, o chamado e modo de vida de Abraão é um modelo (Hebreus 3: 1, 11: 8-10). Mas quantos crentes hoje são semelhantes a Ló, sobrinho de Abraão! Ló também era um "homem justo", mas seu estilo de vida não foi moldado por fé prática. Assim, sua história é uma história muito moderna.

Ló mudou-se com Abrão. Abrão foi com Deus, Ló só foi com Abrão. Ele estava muito mais ligado a Abrão externamente do que interiormente. Assim, nós também podemos seguir outro em seu caminho de fé, sem que fosse a preocupação do nosso coração pessoal! Mais tarde, Ló até mesmo se uniu exteriormente com os homens de Sodoma, mas internamente ele atormentou "sua alma justa" (2 Pedro 2: 8).

Quando Ló estava com Abrão no Egito, ele teve uma impressão desta terra rica no Nilo. É por isso que ele mais tarde viu a fértil planície jordaniana "como a terra do Egito". Ló pôde escolher e se decidiu por esta área. Ele deu a sua escolha até mesmo um toque de piedade: parecia-lhe "como o jardim do Senhor", por que ele não deveria desfrutar da boa dádiva de Deus em tal paraíso? Mas ele esqueceu que Deus havia fechado o Paraíso após a queda do homem. Ló encontrou palavras piedosas para sua decisão - mas a verdadeira razão era que era "como a terra do Egito".

Depois que Ló se separou de Abrão, Deus disse a Abrão para atravessar a terra. "E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom" (v. 18). Manre significa: fertilidade; Hebrom significa comunhão. Lá, Abraão experimentou a comunhão com Deus e foi abençoado em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário