Introdução
Leia também ; ; .
Até agora, sempre tivemos diante de nós cartas dirigidas a igrejas. A primeira carta a Timóteo é dirigida a uma única pessoa. Isso significa que você encontrará nesta carta ainda mais orientações para sua vida de fé pessoal do que em outras cartas. Você pode se identificar com Timóteo, com uma única exceção. De qualquer forma, é disso que se trata. Se você perceber que difere dele em certos aspectos, você pode corrigir isso. Portanto, nesta carta você tem um exemplo que o ajuda a viver para a glória de Deus.
Vamos primeiro dar uma olhada na pessoa a quem Paulo escreve esta carta. Quando olhamos para os “dados pessoais” de Timóteo, temos uma imagem desse jovem crente. Seu nome significa “temente a Deus” ou “honrado por Deus”.
Família
Pai: grego
Mãe: mulher judia crente ;
Avó: tinha uma fé sincera
Criado e educado na fé
Avó – mãe – Timóteo
Desde criança, ele conhecia as Escrituras cf. Joquebede – Moisés e Ana - Samuel
Conversão
Timóteo possivelmente se tornou seu “filho” espiritual durante a primeira visita de Paulo a Listra em sua primeira viagem missionária. Em sua segunda viagem missionária, Paulo volta lá e leva Timóteo, que agora é um discípulo do Senhor Jesus .
Características de sua vocação
Ele tinha um bom testemunho .
Paulo queria levá-lo consigo .
Havia profecias a seu respeito .
Paulo impôs as mãos sobre ele .
Todos os anciãos impuseram as mãos sobre ele .
Sua personalidade
Ele era jovem .
Ele era tímido ; .
Ele tinha uma boa disposição .
Agora você sabe um pouco sobre quem você tem diante de si. Assim, você pode se colocar melhor no lugar do destinatário da carta. Paulo explica claramente por que escreveu a carta: “Escrevo-te isto na esperança de ir ter contigo em breve; mas, se demorar, para que saibas como te comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” . Cito esses versículos na íntegra porque aqui você encontra a chave para entender a carta. Paulo escreveu essa carta para que Timóteo pudesse dar a orientação correta sobre o comportamento dos crentes na casa de Deus.
Essa casa de Deus, é claro, não é um edifício de pedras. A casa de Deus é composta por todos os crentes que vivem na Terra em um determinado momento. Você já foi instruído sobre a casa de Deus através da carta aos Efésios e da 1ª carta aos Coríntios . As instruções contidas nessas cartas certamente contêm dicas importantes sobre como se comportar na casa de Deus. Mas a primeira carta a Timóteo é dedicada especialmente a esse tema.
Há ainda algo muito importante que você deve saber: Timóteo é chamado de “homem de Deus” . Falarei mais sobre essa bela expressão quando chegarmos a esse ponto. Mas já agora gostaria de salientar que se trata de um título honorífico que nem todo crente recebe tão facilmente. O Espírito de Deus usa esse título apenas para um crente que, em uma época em que a maioria dos cristãos se tornou infiel, mostra quem é Deus. Timóteo era assim. Você também pode ser assim.
Paulo apresentou a Timóteo como ele deveria orientar os crentes a se comportarem. Isso não era uma tarefa fácil para Timóteo, que era um homem bastante jovem. Por isso, esta carta ao seu jovem companheiro de luta também tem um caráter encorajador. O conteúdo da carta também se aplica a nós, pois os fiéis devem se comportar em todos os momentos como Timóteo deveria apresentar. Cumprir essas regras de comportamento também não é uma tarefa fácil hoje em dia. A resistência contra elas está crescendo. Mas se você quiser viver de acordo com essas regras, esta carta o encorajará de maneira especial.
Nesse contexto, é importante destacar a diferença entre o que é dito especificamente a Timóteo e o que se aplica de maneira geral a todos os crentes. Como já foi dito, a primeira carta a Timóteo é dirigida a uma única pessoa, assim como a segunda carta e a carta a Tito. (Por isso, essas cartas também são chamadas de “cartas pastorais”). Você não pode se identificar com tudo o que é dito a eles. Os destinatários são enviados ou representantes do apóstolo, que agem em seu nome ou devem cuidar das comunidades durante sua ausência. Se examinarmos a carta mais de perto, a diferença ficará clara.
As instruções da carta são dirigidas àqueles que pertencem à igreja. A igreja é vista nesta carta como ela é segundo os pensamentos de Deus. Não se trata aqui do que o homem fez dela. O que os crentes são segundo os pensamentos de Deus determina seu comportamento no mundo, onde devem representar Deus como Salvador . Seu comportamento na casa de Deus é percebido pelas pessoas do mundo que o cercam. O homem do mundo cada vez mais desconsidera Deus como Criador. Basta pensar na teoria da evolução. Onde Deus é posto de lado como Criador, é muito importante que você represente Deus como Salvador. Esta carta lhe dá as instruções necessárias para isso.
Se você seguir essas instruções, sua vida será uma referência ao “nosso Deus Salvador”. Assim, esta carta alcançará seu objetivo em sua vida. Em sua vida no mundo, em seu relacionamento com as pessoas ao seu redor, ficará visível que você representa um Deus de amor, “que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” .
No final desta introdução, gostaria de chamar sua atenção para a palavra “piedade”. Essa palavra é característica desta carta e aparece como um fio condutor ao longo de todo o texto ; ; ; . Você ainda não encontrou essa palavra nas cartas de Paulo até agora. Ele a usa aqui pela primeira vez. “Piedade” significa “devocionalidade” e descreve uma atitude voltada para Deus, que Lhe é agradável. Onde a vida espiritual em geral está em declínio, essa piedade é ainda mais necessária e será ainda mais apreciada por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário