Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao dito do Senhor, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o Senhor, vosso Deus
(1 Samuel 12:14).
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 SAMUEL (Leia 1 Samuel 12:1-15)
Samuel reúne o povo pela terceira vez. Ele os ajunta em Gilgal para confirmar o reinado ali. E ao mesmo tempo, entrega o ofício de juiz que havia cumprido fielmente, como o próprio povo testemunhou. Podemos comparar as palavras dele às palavras de Paulo aos anciãos de Éfeso em Atos 20:26,27,33-35. Elas não são destinadas a glorificar a pessoa que fala, mas a esclarecer os ouvintes sobre suas responsabilidades. E pela terceira vez também, Samuel faz Israel perceber o erro de terem pedido um rei. Ele enfatiza a ingratidão e a falta de confiança em Deus que o povo manifestou.
Os versículos 14 e 15 nos mostram que esse é mais um momento de teste para o povo. Sem a lei e sob a lei, no deserto e na terra, com ou sem juízes (ou sacerdotes), sempre e em todos os lugares o povo fracassou, abandonando o Senhor para seguir suas vaidades e ídolos. É como se Deus lhes dissesse: “Vocês querem um rei? Ótimo, vamos ver o que vocês farão melhor com um rei”. E, por ser tão gracioso, Ele permite mais essa nova provação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário