A obra de Deus - boas obras
Em Efésios 2, Paulo começa nos mostrando o estado miserável em que estávamos antes de nossa conversão: Estávamos “mortos em nossos delitos e pecados” (v. 1). Como pessoas mortas, estávamos tão “imobilizados” que nunca poderíamos escapar do poder do diabo - certamente não por nossas próprias obras. Mas então Deus agiu em seu amor e misericórdia. Ele nos “vivificou juntamente com Cristo”, deu-nos uma nova vida, a vida da ressurreição (v. 5). Não pudemos contribuir em nada para isso; somos salvos somente pela graça. Somos uma obra feita por Deus, uma “nova criação” (2 Coríntios 5:17).
Como sua obra (ou criação), não estamos mais mortos e “imobilizados”; agora podemos levar uma vida ativa de acordo com os pensamentos de Deus, que é caracterizada por boas obras que correspondem à nossa posição celestial. Ele “nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais” (Efésios 2:6). Mesmo que ainda estejamos na Terra, nossa vida deve ser tal que corresponda à atmosfera do céu. A afirmação de que devemos “andar” nessas boas obras enfatiza que se trata de nosso estilo de vida e não apenas de ações individuais.
Deus “preparou de antemão” essas obras, o que significa que elas não se originam em nós mesmos, e certamente não em nossa velha natureza, mas podem ser rastreadas até a obra de Deus. Portanto, nós, como crentes, não podemos nos orgulhar de nossa conduta. O Espírito Santo nos conduz por um caminho em que praticamos boas obras.
O fato de Deus ter criado uma obra de sua graça a partir de antigos pecadores nos torna humildes e gratos. Portanto, nós que somos feitura dele queremos andar em boas obras para sua glória.
Leitura diária da Bíblia: Gênesis 4: 1 - 16; 1 Pedro 2: 1 - 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário