O Cristo ressuscitado encontra Tomé
Tomé não estava presente no círculo de discípulos quando eles se reuniram na noite do Dia da Ressurreição. Ele precisaria da companhia de seus irmãos, pois estava muito infeliz e decepcionado. Mas ele não estava com eles e, portanto, não viu seu Senhor. Ao fazer isso, ele prejudicou a si mesmo e perdeu a bênção que estava associada à presença do Senhor ressuscitado no meio dos discípulos. Esse talvez tenha sido o ponto mais baixo da vida de Tomé.
Depois disso, os outros discípulos contaram a Tomé sobre esse maravilhoso encontro e lhe asseguraram que o Senhor havia realmente ressuscitado. Mas isso parecia completamente inacreditável para Tomé.
Ele disse: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (v. 25).
E eis que o Senhor responde à incredulidade desse homem infeliz com misericórdia e amor! Ele chega uma segunda vez ao meio dos discípulos - agora Tomé também está lá. O Senhor não repreende Tomé. Ele até pede que ele faça exatamente o que havia pedido alguns dias antes, a fim de obter uma prova visível da ressurreição do Senhor.
Como ele deve ter ficado impressionado com as palavras amorosas e sérias do Senhor! Interiormente dominado, ele diz a Ele com um coração adorador: “Meu Senhor e meu Deus!” Finalmente, o discípulo cético se convenceu de que o Crucificado estava vivo diante dele.
Esse momento, quando o Ressuscitado se mostrou a ele pessoalmente, foi sem dúvida o ponto alto na vida do discípulo “incrédulo” Tomé.
Leitura diária da Bíblia: Gênesis 11: 27 - 12: 9; 2 Pedro 1: 8 - 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário