quinta-feira, 15 de março de 2012

BOM, MAS INÚTIL SEM O ESSENCIAL


E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço
(Mateus 25:11-12).

BOM, MAS INÚTIL SEM O ESSENCIAL

Na parábola das virgens, no capítulo 25 de Mateus, o Senhor Jesus indicou algo bastante sério: quando Cristo vier para levar os Seus para a glória, nem todos os que professam o cristianismo serão levados. Haverá os excluídos da bênção divina, que, neste caso, é apresentada sob a ilustração de uma cerimônia de casamento.
O destino das virgens prudentes é glorioso, ao passo que o das loucas, que possuíam a lâmpada, mas não o óleo, é horrível. Elas presumiram que nada as impediria de participar da festa de casamento. Mas se viram do lado de fora de uma porta fechada. Quão pavoroso para elas foi ouvir as palavras do Senhor: “Vos não conheço”.
Uma lâmpada sem óleo significa que o essencial está faltando. A lâmpada em si mesma é útil, mas é apenas a parte exterior. Um comportamento exteriormente cristão também é ineficaz, por mais virtuoso que seja. Se uma pessoa não nasceu de novo pela fé em Cristo, ela não possui a vida eterna. A mais admirável lâmpada de uma confissão cristã é inútil sem o óleo do Espírito Santo, ou seja, sem uma vida onde a natureza divina está presente. E é isso o que importa diante de Deus.
Felizes são os que não somente confessam a Cristo, mas os que crêem nEle e Lhe obedecem antes que a porta dos céus seja fechada para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário