quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir
(Mateus 5:17).

CUMPRIMENTO INTEGRAL

A vinda do Senhor Jesus a este mundo foi o evento mais maravilhoso que aconteceu na história humana. A própria criação é fantástica, os milagres do Antigo Testamento são fantásticos, mas o fato do próprio Criador ter descido e nascido em obscuridade na cidade de Belém, de uma virgem, é uma maravilha que surpreende e espanta. E muitos ainda têm a ousadia de dizer que isso é mentira.
Por que Ele deixou a glória indescritível para nascer em circunstâncias tão degradantes? Não para introduzir algo contrário ao que o Antigo Testamento havia declarado, mas, como disse no versículo acima, para cumprir a lei e os profetas. Quantas e diversificadas são as profecias diretamente relacionadas ao Senhor Jesus. Em Isaías 53:5-6 está escrito: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. Graças a Deus que Ele cumpriu essa profecia perfeitamente no Seu grande sacrifício no Calvário.
Mas como Ele cumpriu a Lei? Certamente não foi pela mera observação da Lei, mas porque a Lei exigia a morte dos que a desobedeciam. Ao invés de reforçar a pena capital sobre os culpados, o Senhor Jesus cumpriu os requisitos da Lei tomando sobre Si a pena de morte destinada a eles, recebendo em Si a sentença que os culpados mereciam. Portanto, Ele não anulou a Lei, mas a honrou, satisfazendo todas as demandas dela para que os que crêem nEle não mais estivessem sob a Lei, mas sob a graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário