quinta-feira, 30 de maio de 2013

OS VERDADEIROS DOENTES

E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes
(Mateus 9:10-12).

OS VERDADEIROS DOENTES

Mateus não nos diz em que casa o Senhor estava comendo, mas Marcos 2:15 registra que era na casa de Levi (ou seja, na do próprio Mateus); Lucas 5:29 acrescenta: “Fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa”. Mateus desejava que seus amigos ouvissem a Palavra de Deus diretamente dos lábios dAquele que conquistara seu coração. Até aquele momento, ele fora um coletor de impostos do governo romano, e por isso era odiado por seu povo. Evidentemente por ser rico, ele pôde reunir uma “multidão” de publicanos em sua casa.
Os fariseus consideravam os coletores de impostos pessoas vis e os colocavam na mesma categoria dos demais “pecadores”. Ofendidos contra o fato do Senhor estar ali com aqueles homens tão detestáveis, os fariseus não se dirigiram ao próprio Jesus, mas aos Seus discípulos.
Porém, o Senhor ouviu e lhes respondeu que quem precisava de médico eram os doentes, não os saudáveis. E que também tinha vindo para chamar os pecadores ao arrependimento e não os justos. Mas quem eram os verdadeiros pecadores? Será que eram as pessoas que os fariseus desprezavam? Não, porque a própria atitude deles demonstrava que necessitavam de um Salvador também. Mas os religiosos não conseguiam discernir a repugnante doença que os consumia – a iniqüidade do orgulho próprio – e, portanto, acreditavam firmemente que não tinham do que se arrepender.
O arrependimento é imperativo para todos nós, todos os dias de nossa vida. Se quisermos viver em liberdade, temos de nos arrepender a cada vez que pecamos, pois é a única maneira de nos livrarmos do cativeiro do pecado. Acusar os outros é um sintoma de escravidão, e a raiz disso é o orgulho.
Querido leitor, do que você precisa se arrepender hoje para ser livre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário