segunda-feira, 22 de julho de 2024

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. João 14: 16, 17

O Senhor Jesus realizou a obra de redenção por nós na cruz. Isso aconteceu completamente fora de nós, enquanto a obra do Espírito Santo acontece dentro de nós. Ela começa com o novo nascimento; uma pessoa deve “nascer da água e do Espírito”. Isso significa que o Espírito Santo limpa o coração do pecador aplicando a Palavra de Deus. Ele convence do pecado e gera uma nova vida com uma natureza completamente nova (João 3: 3, 5 - 8; 1 Pedro 1: 22, 23).

 

Depois que o Senhor Jesus morreu, ressuscitou e foi glorificado, o que Ele prometeu na passagem bíblica introdutória é acrescentado: O Espírito Santo veio à Terra como o “outro consolador”. Ele habita em todos “que creram no evangelho da sua salvação”; e Ele habita na congregação (igreja). Ele é colocado ao nosso lado para cuidar de nossos assuntos; Ele nos dá a certeza de que somos filhos de Deus; e Ele é o selo divino de que pertencemos a Cristo para sempre e que um dia tomaremos posse de nossa herança celestial (1 Coríntios 3: 16; 6: 19; Romanos 8: 16; Efésios 1: 13, 14).


O Espírito Santo é a nossa força para a jornada cristã da fé. Ele nos capacita a “matar” as “ações do corpo” que brotam de nossa natureza pecaminosa e a vencer as tentações. Ele também nos capacita a produzir os nove frutos do Espírito, a saber, “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança”. Quando estamos cheios do Espírito, somos capazes de viver com o Senhor e para Ele e de servi-Lo. Essa é a verdadeira e feliz vida cristã (Romanos 8: 13; Gálatas 5: 16; 5: 22, 23; Efésios 5: 18).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 19: 25 - 43; Tito 3: 1 - 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário