sábado, 29 de junho de 2024

E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. Lucas 22: 60, 61

O galo do vento

Todos o conhecem: o galo do vento na torre da igreja. Ele sempre gira com o vento e, portanto, indica a direção atual do vento.


O galo do vento remonta ao incidente bíblico em que Pedro nega o Senhor Jesus na noite anterior à sua morte na cruz. Após a terceira negação, o galo canta, exatamente como Jesus havia anunciado com antecedência ao seu arrogante discípulo. Podemos entender que Pedro - cercado por soldados que acabaram de capturar seu Mestre - nega sua conexão com o Senhor por medo. Quando o galo canta e o Senhor olha para ele, ele se lembra do anúncio de Jesus. Pedro percebe que falhou e chora lágrimas amargas de arrependimento. Depois que o Senhor ressuscitado o restaura e ele receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, vemos um Pedro completamente diferente no Livro de Atos: ele se levanta em Jerusalém como uma testemunha corajosa de Cristo - mesmo que isso signifique prisão e morte para ele.


O galo do vento envia uma mensagem silenciosa para nós: não devemos mudar nossa bandeira de acordo com o vento. Examinemos a nós mesmos cuidadosamente: não somos influenciados com demasiada facilidade pelo ambiente que nos cerca? E será que já não negamos nosso Senhor por medo de sermos rejeitados? Em vez disso, sigamos o exemplo de Pedro após sua restauração e testemunhemos corajosamente de nosso Salvador.


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 2: 12 - 32; Colossenses 4: 1 - 6



Nenhum comentário:

Postar um comentário