sexta-feira, 7 de junho de 2024

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 2: 1

Quando começamos a perceber a plenitude da vida e das bênçãos que temos em Cristo, somos completamente absorvidos por Ele e pensamos Nele em tudo o que fazemos. Então, reconhecemos prontamente que todo o resto é “esterco”. Mas, com muita facilidade, nossos antigos motivos voltam à tona. Pouco a pouco, deixamos de estar centrados somente em Cristo. Centenas de outras coisas nos influenciam, das quais não prestávamos atenção anteriormente e que não tinham efeito sobre nós enquanto Cristo enchia nosso coração.

As pessoas dizem: “O que há de errado nisso?” Mas quando começo a fazer essa pergunta, o declínio já começou. Pode não haver nada de errado com alguma coisa, mas a pergunta mostra que não encontro mais minha satisfação completamente em Cristo. Caso contrário, eu me perguntaria: “Estou dando frutos para Cristo com isso? É isso que Ele quer que eu faça?” - Talvez as palavras se apliquem a mim: “Deixaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2: 4). Isso não se manifesta apenas em pecados graves, mas também em pequenas coisas.


Se a consciência da graça diminui, então há retrocessos na vida de fé, porque em uma vida com Deus nossos motivos devem vir Dele.


Às vezes, é dada grande importância ao comportamento, às obras e à prática. Diz-se que, no passado, a graça plena era pregada, mas agora que o declínio é evidente, a prática deve ser pregada. Mas o que deve ser enfatizado é a graça: a graça, e não o legalismo, restaura a alma. Quando o efeito da graça diminui, a consciência ainda pode estar ativa - mas o resultado é o legalismo. Mas quando a consciência se torna ativa por meio das reivindicações da graça, isso não leva ao legalismo, mas a uma prática santa em tudo. 


J. N. Darby (1800-1882)


Leitura diária da Bíblia 1 Samuel 20:24-43 . Salmo 106:32-48

Nenhum comentário:

Postar um comentário