segunda-feira, 17 de junho de 2024

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos! E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139: 23, 24

Autoexame 


Durante um exame de rotina, o médico percebe alterações em meu ECG, o que torna necessários outros exames. O médico também observa certas anormalidades durante o ultrassom do coração, mas ainda não há clareza. Agora, meu coração precisa ser examinado por meio de cateterismo cardíaco para que seja possível observar o interior do coração. Agora o diagnóstico está confirmado e o tratamento adequado pode ser iniciado. 


A situação é semelhante em nosso estado espiritual. Por fora, muitas coisas ainda podem parecer perfeitas. Mas Deus olha para o nosso coração. No caso dos crentes de Éfeso, o desvio começou quando eles deixaram seu primeiro amor (Apocalipse 2: 4). Isso geralmente acontece gradualmente, de modo que nós mesmos quase não percebemos. É por isso que a oração em nosso versículo do dia é tão importante. Permitamos que Deus nos "examine, reconheça e teste"! 


Os desvios começam em segredo: com os "pensamentos e reflexões do coração". Mas o Espírito Santo, que habita em nós, revela as coisas ocultas do nosso coração por meio da Palavra de Deus: "A palavra de Deus é viva, e eficaz ... e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4: 12). 


Senhor, mostre-me o que me distrai de Ti, um caminho de problemas autoinfligidos. Faça-me perceber o que preciso condenar e mudar em minha vida! 


É essencial que nos examinemos honestamente. Nosso olho espiritual se torna mais aguçado, nossa consciência mais sensível e nossa comunhão com o Senhor mais íntima. Por último, mas não menos importante, nossa vida será mais feliz. 


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 26: 1 - 12; Filipenses 4: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário