quarta-feira, 26 de junho de 2024

Vai comigo e verás o meu zelo para com o SENHOR. 2 Reis 10: 16

Jeú era provavelmente o melhor rei do reino do norte de Israel, mas isso não significa muita coisa. Ele havia sido incumbido por Deus de matar toda a família de Acabe. E foi isso que ele fez. Ele não apenas matou o rei Jeorão e a infame Jezabel e seus descendentes, mas também atraiu os profetas e sacerdotes do deus Baal para o seu templo para matá-los lá (2 Reis 9 e 10).


Pessoalmente, Jeú era um homem cheio de energia, coragem e zelo. Era conhecido por sua rápida condução do carro na guerra, e ninguém podia igualar seu poder de fala. Ele intimidou os príncipes de Israel de tal forma que conseguiu usurpar o reinado sem lutar. Infelizmente, as habilidades de Jeú não eram acompanhadas de humildade. Sua conversa com Jonadabe, temente a Deus, revelou grande orgulho e egoísmo. "Vai comigo e verás o meu zelo para com o SENHOR", gabou-se Jeú. Quando Deus mais tarde menciona Jonadabe e seus descendentes em louvor, é um contraste agradável com a autoglorificação de Jeú (Jeremias 35).


Pior ainda, porém, foi o fato de Jeú não ter desistido dos pecados de Jeroboão. Ele havia erradicado a adoração a Baal, mas não a adoração às imagens de Jeroboão (cf. 1 Reis 12: 26 - 33; 2 Reis 10: 28 - 33): "Jeú não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei do SENHOR".


Talvez Jeú exemplifique um tipo de cristão que é muito comum: talentoso, enérgico, zeloso e ... convencido. Que a graça de Deus nos ensine que todo talento e dom espiritual deve vir de Deus e servir apenas à Sua glória. Grande energia e zelo são muito mais motivo de humildade do que de orgulho. Deus está procurando por aqueles que querem viver de acordo com a Sua palavra de todo o coração. Se obedecêssemos de forma limitada, por exemplo, apenas nas áreas em que pudéssemos nos exaltar, sem dúvida isso seria exposto como "madeira, feno e palha" no tribunal de Cristo (1 Coríntios 3: 12).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 1: 1 - 16; Colossenses 3: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário